Economia

BMG coloca Ana Karina Dias no comando executivo

O Banco BMG anunciou, nesta segunda (09/12), mexida no comando. Contudo, a família controladora, Pentagna Guimarães, trocará cadeiras sem perda do poder. O banqueiro Ricardo Annes Guimarães (da família) assumirá a presidência do Conselho. A atual presidente do Conselho, Ana Karina Bortoni Dias, assumirá a presidência da Diretoria Executiva. Ricardo é do Conselho.

Mas, para implementar essa dança das cadeiras, os acionistas aprovarão a criação de novas nomenclaturas para os cargos da cúpula. O cargo da Ana Karina Dias mudará de “Diretor Executivo Geral” para “Diretor Presidente”. O atual diretor executivo geral, Marco Antônio Antunes, passará à função de diretor executivo vice-presidente.

BMG realça “cultura digital” de Ana

De acordo com o jornal “Valor Econômico”, Ana Karina Dias é bacharel em Química. Mas, fez carreira fora da engenharia, como na consultora na McKinsey, a partir de 2000, atingindo status de sócia. “Conheceu a família Pentagna Guimarães no início do ano passado (2018), convidada a liderar um projeto de profissionalização da instituição financeira”, completou o jornal.

O comunicado do BMG, por sua vez, acrescenta que a futura presidente fez carreira em consultoria na área bancária. Ana Karina Dias tem especialização no “desenvolvimento e implementação de programas de governança corporativa, governança familiar e transformações, incluindo cultura digital”.

Ex-diretora do BNDES no conselho

No portfólio da McKinsey, Ana Karina Dias era apresentada como tendo “experiência profunda em jornadas de alta liderança empresarial”.

O comunicado assinado por seu diretor de Relações com Investidores do BMG, Flávio Pentagna Guimarães Neto, apresenta, porém, uma condicionante para a reorganização: “(i) eleição da Sra. Ana Karina Bortoni Dias para o cargo de Diretora Presidente do Banco, que será oportunamente submetida ao Conselho de Administração do Banco e está sujeita à aprovação da nova nomenclatura do cargo de “Diretor Executivo Geral” para “Diretor Presidente”, alteração esta de nomenclatura que será submetida à aprovação dos acionistas do Banco” (sic). Mas, isso é mera formalidade, pois, na prática, quem decide é a família Pentagna Guimarães.

O banco implementará outras mudanças no banco dos Pentgna Guimarães: Eliane Aleixo Lustosa, eleita membro independente do Conselho, em substituição à Olga Colpo. Elaine é economista e foi diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no período 2016-2019. Olga Colpo foi alçada à vice-presidência do Conselho.

#BMG #AnaKarinaBortoniDias #BancoBMG #BNDES

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Janja, a mosca na sopa (2026) do Lula

A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…

2 dias atrás

A foto do G20 é o de menos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…

2 dias atrás

Generais do GSI novamente não sabiam…

O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…

7 dias atrás

Banqueiro dono do Galo demorou

Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…

1 semana atrás

Embraer reduzirá 10% nas entregas

A montadora brasileira Embraer S.A. refez sua projeção de entrega de aeronaves para este exercício.…

1 semana atrás

Lula: Bolsonaro seria mais fácil de ser batido em 2026

Em Minas e no Brasil, houve muito barulho por nada, da direita à esquerda, após…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!