O preço do litro da gasolina comum em postos de derivados de petróleo, no Centro e da Zona Sul de Belo Horizonte, chegou a exibir queda na média para R$ 4,40, na virada setembro/outubro. Em alguns postos, para níveis de R$ 4,37.
O movimento, entretanto, não foi por bondade dos empresários do setor, eternos vilões tops da inflação em cadeia. Ocorreu, portanto, como consequência da intervenção direta do Governo Federal na cobrança do ICMS. Comprou brigas com os Estados. Mesmo depois de divulgada (25/10) a base do cálculo do imposto, ainda seguem outras frentes de divergências.
A ação do Planalto, portanto, atingiu diretamente os valores nas refinarias. Em três meses, até 1º de setembro, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) estimou queda superior a 19%. Dessa forma, o litro da gasolina despencou, então, a R$ 3,28, contra um pico de R$ 4,06, no início da segunda quinzena de junho.
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Mas, a partir da segunda quinzena deste mês, os proprietários dos pontos de revenda de combustíveis reagiram às quedas. E, como sempre, sem pudor em suas relações com consumidores, retomaram a curva das altas.
No domingo (30/10) das eleições, por exemplo, postos nas regiões citadas da capital mineira revendiam em duas faixas de preços cartelizados: R$ 4,80 e R$ 4,89. Na Avenida do Contorno, próximo ao Colégio Estadual Central, R$ 4,79, o menor valor na região do bairro de Lourdes, mas dentro da margem de tabela combinada.
O Índice de Preços Ticket Log (IPTL), divulgado pela Ticket Log, nesta segunda (31/10), aponta que outubro se despede, então, com a gasolina mais barata, em média, 1,67%, e preço de R$ 5,24 o litro.
Entretanto, foram fortes os sinais de altas. E esse movimento mais acima em estados do Nordeste, região que foi a chave no segundo turno das eleições. Ticket apontou alta de 4,82%, e valor médio de R$ 5,42 o litro.
O site da Ticket Log mostra o IPTL atualizado (30/10) para “média nacional de preço” dos combustíveis no varejo nos seguintes patamares:
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