Cartilha Geração Distribuída da Cemig - Foto: Reprodução Cemig
O Governo Zema não conseguiu romper barreiras e executar compromisso de campanha, de privatizar o Grupo Cemig. Então, mexe pelas beiradas. A holding Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig Holding) fará AGE na segunda (19/10). Na pauta: “aprovação e autorização para celebração do Protocolo de Incorporação e Justificação com Cemig Geração Distribuída S.A. – Cemig GD”. Mas, em mesma proposta, está embutida “a consequente extinção da incorporada“.
A empresa a ser extinta atua promissor mercado da geração para consumo local. São unidades de minigeração a partir de fontes renováveis – centrais fotovoltaicas (UFV – usinas solares) e eólicas.
A Usina Solar do Mineirão, em Belo Horizonte, é a mais popular UFV construída pela estatal mineira. Suas placas FV foram, portanto, instaladas sobre a cobertura do estádio. Ela opera desde a Copa de 2014. A holding mineira controla também usinas eólicas.
A AGE apreciará, ainda, “ratificação da nomeação dos três peritos contadores” que avaliaram o patrimônio líquido da Cemig GD. E, por fim, a aprovação do laudo do PL avaliado. Ou seja, está tudo pronto.
Chama atenção, nesse processo de extinção da subsidiária, o fato de que, em junho, o Governo Zema fez enorme marketing com ela. Isso, dentro do mercado de geração alternativa.
Na oportunidade, foram abordados investimentos de R$ 6 bilhões em distribuição pela estatal. Mereceu destaque a região Norte de Minas em função incidência solar, portanto, favorável aos projetos das UFVs.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é presidido pelo ministro Luiz Edson Fachin, também presidente…
Quando surgiam sinais de diálogo na guerra entre os presidentes Lula e Davi Alcolumbre (Senado)…
Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 24 horas,…
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), não surpreendeu. Impôs sigilo máximo e…
Pode ser um bom negócio para quem vive disso, mas um estado, ainda que se…
No saldo dos escândalos políticos e financeiros, novembro criou mais um calcanhar de aquiles para…
Ver Comentários
Excelente! Menos um cabide de empregos fantasmas!