Economia

Copasa tem capacidade financeira; Copanor leva bomba

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa MG) obteve aprovação em seu “Processo de Comprovação de Capacidade Econômico-Financeira” junto à Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae-MG). Conforme comunicou à Bolsa de Valores, a decisão (“pareceres técnicos”) atende às exigências da legislação federal, tanto na 1ª fase (indicadores econômico-financeiro) quanto na 2ª (estudos de viabilidade e plano de captação de recursos).

Conforme a súmula da “Decisão Arsea-/GAB Nº 094/2022”, a Diretoria Colegiada se manifestou de forma unânime. Entretanto, o parecer, de 16/03, traz “ressalvanegativa relevante para estatal controlada pelo Governo de Minas Gerais (ver abaixo).

Copasa deve anuência dos municípios

A aprovação (pareceres técnicos) da estatal atende, então, etapas da legislação federal em duas fases: 1ª, dos indicadores econômico-financeiros, e, na 2ª, estudos de viabilidade e o plano de captação de recursos.

Mas a Copasa ficou devendo os “termos de anuência aos aditivos de inclusão de metas de universalização” nos serviços para os municípios que atende. A Diretoria Colegiada da Arsea-MG, portanto, colocou a ressalva: “o grupo de municípios listados abaixo (189) não apresentaram termo de anuência conforme disposto no inciso I e I do art. 11 do Decreto Federal 10.710/2021 (sic)”. Tanto de uma parte quanto da outra, a exigência deveria ser atendida até a conclusão dos pareceres técnicos.

A Copasa, portanto, apresentou metas de universalização dos serviços para parte do seu mercado, 396 municípios.

Matéria Relacionada:

Copasa na Justiça contra multa por cobrança indevida

No comunicado, o diretor Financeiro e de Relações com Mercado, Carlos Augusto Botrel Berto, informa que irá recorrer contra a agência. A estatal, então, tem prazo de sete dias úteis a contar do dia 17/03 para tal. Está listada no pregão da Bolsa (B3 – Brasil. Bolsa. Balcão) desde 2006.

Copanor não demonstrou capacidade

Mas, se fez maia festa para si própria, a Copasa nada disse à Bolsa de Valores quanto à sua subsidiária Copasa – Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A (Copanor). Esta levou bomba da Diretoria Colegiada da Arsea-MG na sua avaliação de Econômico-Financeira. “… decidimos, por unanimidade, pela não comprovação da capacidade econômico-financeira da Copanor”, subscreveram os três diretores da agência.

Copanor é subsidiária integral da Copasa – Crédito: Reprodução/ Facebook

A Copanor foi criada em 2007, num pacote com outras duas empresas: Copasa Águas Minerais de Minas e Copasa Serviços de Irrigação.

O Governo de Minas Gerais passou, então, à Copanor compromissos de levar água e esgotamento a municípios e localidades no mercado mais carente, no aspecto social, de Minas Gerais: principalmente nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus.

Copasa deixou moeda podre na Copanor

Numa leitura da política voltada para atrair investidores em Bolsa, pode-se afirmar que a Copanor veio para limpar as ações da holding Copasa na Bolsa. No jargão das instituições financeiras e dos corretores, portanto, retirar “moeda podre”, refugada nos negócios, da carteira dos bons ativos atrativos.

Tamanho dos mercados e plano 2018-22

Juntas, Copasa e Copanor ligam com águia potável 11,400 milhões de consumidores. E, na parte do esgotamento sanitário, 8,120 milhões (2020). Veja AQUI qual era o “Plano Plurianual de Negócios da Copasa (consolidado) 2018 a 2022”.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Samba do IOF doido

Depois de repetir mais uma etapa da missão internacional do Partido dos Trabalhadores (PT), de…

10 horas atrás

“Temos um problema em Minas”, diz Lula sobre Pacheco

Ante a indefinição e pouco desejo de seu pré-candidato a governador, o presidente Lula (PT)…

16 horas atrás

Menos arábica, mais conilon

Com geadas ainda pouco impactantes (na média histórica) em áreas cafeeiras, o café vai bombando…

1 dia atrás

Sabesp mantém meta dos R$ 260 bi

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) segue com plano de metas da…

4 dias atrás

Alinhamento de Lula tirou contrato da Embraer

A política do Governo Lula, marcada por instabilidade fiscal (destaque para novela do IOF e…

5 dias atrás

Veja quais partidos têm chances de eleger o próximo presidente

Quatro partidos ou agremiações partidárias irão eleger o próximo presidente da República e o maior…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!