CSN confirma interesse na Samarco; Vale e BHP refutam

  • por | publicado: 22/06/2022 - 14:42 | atualizado: 23/06/2022 - 12:46

Entrada do complexo da Mina Germano, da Samarco, em Mariana (MG) - Foto: Samarco/Divulgação

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em comunicado desta quarta (22/06), confirmou a contratação de “assessoria financeira” com vistas à possibilidade de investir na Samarco Mineração. Controlada pela Vale S/A e anglo-australiana BHP Billiton, a Samarco tem extração de minério de ferro concentrada em Mariana (MG).

O comunicado da CSN partiu de consulta da B3 (Brasil. Bolsa. Balcão), em função de publicação, na véspera, do jornal Valor Econômico. O jornal titulou assim sua matéria: “CSN prepara um plano para ficar com a Samarco”.

A nota da CSN, entretanto, não avança. Reprisa que esse interesse é de conhecimento público e que, portanto, “sempre avalia oportunidades”. E, então, a assessoria contratada avalia “alternativas” em eventual oferta da Samarco pelos controladores. Veja AQUI a nota da siderúrgica.

Entretanto, nas cartas postas em público, a Vale e a BHP negaram, na segunda (20/06), qualquer alienação de ativos da Samarco. O desmentido, noticiado pela Agência Reuters, veio, portanto, como resposta àquela especulação na imprensa, cuja fonte foi atribuída à própria CSN.

A Samarco teve suas atividades paralisadas por mais de cinco anos, por conta da tragédia em 05 novembro de 2015, que causou 19 mortes, em Mariana (MG). Ocorreu rompimento de barragem de rejeitos de minério de ferro na Mina Germano. De lá para cá, a companhia destina recursos próprios e dos acionistas às indenizações determinadas pela Justiça.

Matérias Relacionadas:

BHP e Vale rejeitam interesse da CSN na Samarco e dizem que a empresa não está à venda

Samarco – investimentos de R$ 1,2 bilhão em 2022

Tragédia em Mariana: sistema controverso já indenizou quase 60 mil

Vale faz 80 anos de muito sucesso (e tragédias)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments