Economia

Drummond recusou; quiseram FHC, Merval, Gil, …

CDA, Carlos, Carlos Drummond e Carlos Drummond de Andrade. Essas formas de tratamento convergem para a mesma pessoa, sempre que assunto for poesia, crônica, contos e tudo mais da literatura brasileira. Chegam ao mais ilustre filho de Itabira (MG) e maior poeta nacional.

Esta terça (31/10) é a data em que se comemora os 121 anos de seu nascimento de Drummond.

Os itabiranos, portanto, respiram poesia com mais força. Neste ano, a festividade principal é guiada pela coletânea de crônicas “A Cor de Cada Um”. Hoje é, também em homenagem ao poeta, o Dia Nacional da Poesia. A data marca o encerramento da 22ª Semana Drummondiana, aberta dia 26/10.

Entre diversos fatos sobre Drummond está uma curiosidade. Por que o poeta, autor de tantas obras não ingressou para Brasileira de Letras (ABL)? Ou seja, virou um imortal. Simples: ele não quis. Assim como ele, Sérgio Buarque de Holanda, Paulo Mendes (ver abaixo).

A postura do trio surgiu de protesto ao ingresso do então ditador Getúlio Vargas. Por um ato de imposição, o político de São Borja (RS) virou imortal.

Drummond rejeitou uma eleição do B; Chico Buarque segue

Alguns fatos marcaram também a recusa de Drummond de chegar lá em eleição arrumada, para não parecer pleito. Amigos já “imortais”, porém, fracassaram na aplicação de um jeitinho brasileiro.

O compositor, cantor, escritor e dramaturgo Chico (Francisco) Buarque de Holanda também assumiu que não se juntará aos imortais da Avenida Presidente Wilson, no Rio de Janeiro. Ele é filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pianista Maria Amélia Cesário Alvim.

Pesos político e econômico: ex-presidentes da República e TV Globo

Entretanto, há uma legião de “imortais”, mortos e vivos, que se inscreveu. No popular, levantaram a mão e pediram para entrar. Estes, portanto, lançaram mãos de editais, se inscreveram e foram para as disputas.

Há, então, a corrida do voto por voto. Em muitos casos, todavia, funcionaram influências (e pressão) do peso político. Valeram, e muito, também a importância empresarial na economia e política do país, os benefícios das logomarcas das corporações vinculadas etc.

Na posse de Merval, dois políticos de peso: o ex-presidente José Sarney (sentado, à esquerda); e, Marco Maciel, ex-vice de FHC (em pé, à direita0 – Crédito: Acervo da ABL

Nesse blocão de “imortais”, figuram os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, falecido empresário Roberto Marinho. Este, o todo poderoso e tentáculo da ditadura militar (golpe de 1964) e dono do grupo de mídia TV, Rádio e Jornal O Globo.

Na carona no peso de mídia do Grupo Globo (TV e jornal O Globo) desfilou com sucesso em pule de dez Merval Pereira (jornalista e comentarista político). Merval preside a ABL desde o ano passado.

Caronas na Rede Globo

Na sombra das novelas de sucesso da Rede Globo, a atriz (excelente) Fernanda Montenegro. E, por conta da enorme popularidade na música, o compositor e cantor Gilberto Gil (o ex-ministro da Cultura do Governo Lula.

O assunto, portanto, é árido, nada palatável, à mesa dos fãs daqueles que se candidataram à chamada Casa de Machado de Assis. Isso principalmente em relação aos inscritos nas últimas décadas.

Leia, então, nos links abaixo algumas passagens sobre Drummond e a ABL.

Nairo Alméri

Ver Comentários

  • Pois é. A mesma coisa ocorre com algumas medalhas distribuídas a ermo. É difícil para muitos se ombrear com alguns destes que foram "premiados" com estas medalhas.

Posts Relacionados

Gol da insensibilidade no país no futebol

Os clubes do Rio Grande do Sul estão desobrigados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

17 horas atrás

Governo Lula não tem inteligência para tragédias

O país padece da falta de decisão com inteligência no Governo Lula diante desta catástrofe…

2 dias atrás

Coronel da PM: ‘Zema se esforça para pôr a tropa em greve’

O desabafo acima foi feito por um militar de alta patente da corporação, avaliando que…

2 dias atrás

Lula! Cadê o plano consistente de “reconstrução” do RS?

Penduricalhos sanguessugas do Orçamento, criados dentro do Senado e Câmara, e fisiologismos do Planalto drenarão…

2 dias atrás

Abu Dhabi desiste do controle da Braskem

A petroleira Adnoc, estatal de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), desistiu de assumir…

5 dias atrás

Reposição salarial de Zema é a metade do Legislativo e Judiciário

O governador Romeu Zema (Novo) gerencia o estado como se o estado estivesse sob o…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!