Gardênia tem 50 dias para evitar decretação de falência

  • por | publicado: 19/11/2020 - 14:19

ANTT informou ao MPF inúmeras dificuldades da Expresso Gardênia para entrega das passagens gratuitas - Foto: Facebook/Divulgação

A Expresso Gardênia Ltda entrou em recuperação judicial no dia 10/11. Mas, a contar daquela data, tem 60 dias para apresentar à Justiça Empresarial seu plano de recuperação. O prazo, agora de 50 dias, portanto, está na liminar favorável dada pela 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte.

Portanto, a empresa, com dívidas de R$ 53,023 milhões (R$ 53.023.771,32) está sob proteção liminar contra pedidos de falência pelos credores. O amparo buscado pela empresa está no Processo 5134329-51.2020.8.13.0024.

Gardênia, fundada em1964, é uma das maiores nos mercados de Minas Gerais e São Paulo. A transportadora alega que acumula prejuízos em função das concorrências do transporte clandestino em seus mercados e dos “aplicativos”. “(…) situação que foi agravada pela mudança de hábito dos consumidores, que passaram a usar com mais intensidade os meios de transportes via aplicativos”.

A empresa, que terá 180 dias para aprovar o plano de recuperação junto aos credores. Portanto, nesse período, ficam suspensas as ações judiciais de falência contra a empresa. Mas, se, no prazo de 60 dias, a Gardênia não apresentar o plano de recuperação, a Justiça decreta a falência. Além disso, os não há prorrogação nos prazos.

Gardênia figurou como 19ª empresa do país no setor rodoviário no país da publicação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2019. O ranking considerou resultados do balanço patrimonial de 2018. Entre estes, comparou receita operacional líquida, de R$ 97,084 milhões (+1,52% que 2017), patrimônio líquido, R$ 93,472 milhões, e prejuízo líquido de R$ 7,275 milhões. A liquidez corrente era 0,74, ou seja, para cada R$ 1,00 de receita, devia R$ 0,74.

A empresa relata que chegou a empregar 1.500 pessoas e operar frota de 400 coletivos. Isso além dos serviços de cargas.

Gardênia vendeu linhas

A Gardênia opera por mais de 150 cidades em MG e SP. Por conta das dificuldades, recorreu a bancos, além de vender algumas linhas. Além disso, no começo do ano, se desfez de rotas Sul de Minas para a Venetur, Max Tur e Expresso Inconfidentes. Buscava, portanto, alternativas de capitalização.

“Aduziu que apesar de todas as dificuldades, a empresa é plenamente viável, razão pela qual pleiteou o processamento de sua recuperação judicial, com vistas à apresentação do respectivo plano e sua concessão, para, assim, tornar viável o pagamento de todos os credores”, consta no despacho do juiz Adilon Cláver de Resende.

Portanto, estão suspensos todos protestos anteriores. “Pleiteou, liminarmente, o deferimento da tutela de urgência de natureza cautelar para que seja deferida a retirada de quaisquer apontamentos em face das empresas nos cartórios de protesto e órgãos de proteção ao crédito, bem como abstenção em relação a futuros protestos”, está na liminar.

O advogado Dídimo Inocêncio de Paula. será o administrador do processo da Gardênia. Ele é o principal dono do escritório Inocêncio de Paula Sociedade de Advogados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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Dênisson Britto

Com transporte clandestino pra todo lado, grupos de carona e agora esses aplicativos, poucas empresas vão sobreviver! Pessoal tá correndo de ônibus, passagens caras e pouca qualidade.

José Carlos

Dênisson, clandestino é foda, não pode ver uma ponte que quer cair de cima dela.

Marcelo Cal

Essa empresa sempre foi ruim, os ônibus velhos, quebram no meio do percurso, limpeza meia boca, e passagem caríssima….já era ruim mesmo antes dos aplicativos.

Usei bastante o trajeto sul de MG x BH e nunca gostei…sempre senti falta de um concorrente fazendo o mesmo trajeto, mas não pode ter concorrência, é um monopólio protegido por lei de concessão (ridículo né)…e ainda alegam prejuízo rsrs piada.

Que bom que agora tem concorrência.

Henricando

Empresa mal administrada em que o proprietário não se preocupou na modernização da gestão, parou no tempo e ainda enfrenta briga/cisão em processo de separação familiar. Os usuários já estavam prevendo esse fim. Que venha uma empresa substituta de porte e que atenda as necessidades dos usuários.

Marcelo Cal

Tem que ser uma empresa grande pra cá no sul de MG com vários horários disponíveis, pq a gardênia tem uns horários ridículos.

José Carlos

Henricando, que não seja a SARITUR, pelo amor de Deus! Pode ser a Pássaro Verde ou a RIODOCE.

João Marcos Nogueira Pereira

Que quebre! Ônibus sem manutenção, passagens caras (por exemplo, a passagem de BH a Poços, 465 km de distância é mais cara que a passagem BH-SP, que fica a 595 km de distância) e horários péssimos. Viajei pela última vez por esta empresa em 2006 e foi tão ruim que prometi a mim mesmo que nunca mais viajaria por ela. E tenho mantido a promessa desde então. Na ocasião, mandei um e-mail para a empresa apontando as falhas do serviço e nunca obtive resposta.

José Carlos

João Marcos, a passagem é cara por causa do nosso governo que rebenta as empresas com o icms, o interno para passagem de onibus intemunicipal é de 36% e o interestadual é 18%, por isso a passagem de bh x sp ou bh x rj é mais barata. Por um acaso vc ja viu quanto de ICMS pagamos na conta de luz?