A General Motors (GM), via holding General Motors Company (GMC), fará, nesta terça (02/08), duas ofertas de Notas (títulos sem garantias) no total de US$ 2,250 bilhões. Os recursos líquidos serão destinados ao financiamento e/ou refinanciamento de um ou mais “Projetos Elegíveis”, novos ou em curso, com foco no “Transporte Limpo”. Mas, poderão ser aplicados em financiamentos parciais ou totais.
Deduzidas os descontos e comissões de subscrição e as despesas da oferta, a GM estima a captação líquida de US$ 2,24 bilhões.
No comunicado de segunda (01/08), divulgado em Detroit (EUA), a GM esclarece que a emissão de US$ 1 bilhão, vencerá em 15 de outubro de 2029, com um agregado de 5,400%. A oferta de valor maior, de US$ 1,250 bilhão, vencerá em 15 de outubro de 2032, com agregado de 5,600%.
As notas, com valor de US$ 2 mil, entretanto, não serão listadas em Bolsa. A companhia espera que a liquidação das Nota ocorra nesta terça, ou no máximo três após a oferta (D+3).
A holding listou aos investidores como elegíveis os projetos de:
A GM esclarece ainda que os projetos serão enquadrados em uma ou mais das categorias definidas: Pesquisa e Desenvolvimento (P,D&I), Instalações e infraestrutura e Operações. Mas, isso seguirá critérios do “ciclo de vida da Solução de Transporte Limpo”:
A avaliação e seleção dos projetos serão subordinados ao Conselho de Financiamento Sustentável. Do Conselho participam as áreas de Tesouraria, Sustentabilidade, Controladoria, Finanças e Desenvolvimento de Produto, Relações com Investidores e Jurídico.
O comunicado dá pinceladas em fases da GMC. Aborda, por exemplo, a incorporação a uma nova corporação do Estado de Delaware, no processo de falência e recuperação, em 2009.
O Grupo GMC, no mundo, monta e comercializa carros, caminhões, crossovers e peças de automóveis. É gerido em duas divisões automotivas: GM North America (GMNA) e GM International (GMI).
O mercado da América do Norte é atendido pela GMNA com as marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC. A GMI, então, se ocupa de clientes fora daquele continente com negócios na Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC e Holden.
Mas, além daquelas divisões, a companhia norte-americana se posiciona em outros mercados, notadamente da China, de forma acionária em empresas. Nesses negócios, portanto, estão as marcas Baojun, Buick, Cadillac, Chevrolet e Wuling.
O custo e endividamento da captação serão, porém, exclusivos da holding GMG. “As Notas serão obrigações exclusivamente da General Motors Company e não de qualquer de nossas subsidiárias, e nenhuma de nossas subsidiárias garantirá as Notas”. É o que assegura a companhia logo na abertura do item sobre “Riscos Relacionados às Notas” do comunicado.
Sobre seu endividamento, a GM comunicou: “Em 30 de junho de 2022, tínhamos passivos consolidados totais de aproximadamente US$ 185,1 bilhões (incluindo endividamento consolidado de aproximadamente US$ 110,4 bilhões), dos quais US$ 15,7 bilhões representam o valor principal agregado do endividamento da General Motors Company (somente controladora)…”
Matérias Relacionadas à “incorporação” e à postura da companhia no auge da Covid-19:
A Capital World Investors (CWI), administradora norte-americana de ativos, encolheu a participação na Equatorial S.A,…
A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…
O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…
Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…
A montadora brasileira Embraer S.A. refez sua projeção de entrega de aeronaves para este exercício.…