Hans Rausing, criador da embalagem Tetra Pak e um dos notáveis empresários suecos da segunda metade do século XX, morreu ontem (30), aos 93 anos, na Inglaterra, informou a FP. Ele deu sequência, com sucesso, ao negócio das embalagens de papelão para alimentos prontos iniciado pelo pai, Ruben Rausing. O pai começou os negócios da família em 1929, com uma fábrica para embalagens no sul da Suécia.
A marca Tetra Pak virou líder no segmento no mundo inteiro. “Hans Rausing tinha uma força excepcional e, até o fim, um compromisso com o empreendedorismo na Suécia e em todo o mundo”, informou a família no comunicado da sua morte.
Hans nasceu em 1926.
Junto com o pai, foi pioneiro nas embalagens de papelão no formato tetraedro, conhecida como a “pirâmide triangular”. Vem daí a marca do seu produto, Tetra Pak (1951), que logo ocupou espaços, até então, dominados pelas embalagens de vidro, principalmente as garrafas para leite.
Conhecido como “rei das embalagens”, Hans ocupou todos os postos no grupo, passando por diretor-geral e presidente. Em 1983, com a morte do pai, os filhos assumiram o grupo. Nessa mesma década, a empresa foi transferida para Inglaterra, numa fuga da carga fiscal da Suécia. Ficou competitiva que tem negócios fabris em 165 países.
A fortuna da família é avaliada em US$ 12 bilhões.
No Brasil, a Tetra Pak chegou em 1957. “A Tetra Pak Brasil é a segunda maior operação do Grupo Tetra Pak em volume de vendas e faturamento, atrás somente da subsidiária na China”, informa site do grupo.
A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…
O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…
Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…
A montadora brasileira Embraer S.A. refez sua projeção de entrega de aeronaves para este exercício.…
Em Minas e no Brasil, houve muito barulho por nada, da direita à esquerda, após…