Hans Rausing, criador da Tetra Pak, morre aos 93 anos

  • por | publicado: 31/08/2019 - 13:44

Hans Rausing (foto de 2008) assumiu o comando da Tetra Pak em 1983, com a morte do pai. Ficou conhecido no mundo como o "rei das embalagens" - Foto: Redes Sociais/Google

Hans Rausing, criador da embalagem Tetra Pak e um dos notáveis empresários suecos da segunda metade do século XX, morreu ontem (30), aos 93 anos, na Inglaterra, informou a FP. Ele deu sequência, com sucesso, ao negócio das embalagens de papelão para alimentos prontos iniciado pelo pai, Ruben Rausing. O pai começou os negócios da família em 1929, com uma fábrica para embalagens no sul da Suécia.

A marca Tetra Pak virou líder no segmento no mundo inteiro. “Hans Rausing tinha uma força excepcional e, até o fim, um compromisso com o empreendedorismo na Suécia e em todo o mundo”, informou a família no comunicado da sua morte.

Hans nasceu em 1926.

Junto com o pai, foi pioneiro nas embalagens de papelão no formato tetraedro, conhecida como a “pirâmide triangular”. Vem daí a marca do seu produto, Tetra Pak (1951), que logo ocupou espaços, até então, dominados pelas embalagens de vidro, principalmente as garrafas para leite.

Conhecido como “rei das embalagens”, Hans ocupou todos os postos no grupo, passando por diretor-geral e presidente. Em 1983, com a morte do pai, os filhos assumiram o grupo. Nessa mesma década, a empresa foi transferida para Inglaterra, numa fuga da carga fiscal da Suécia. Ficou competitiva que tem negócios fabris em 165 países.

A fortuna da família é avaliada em US$ 12 bilhões.

Tetra Pak Brasil ocupa a segunda posição em vendas do Grupo Tetra Pak, atrás da China. A marca está no Brasil desde 1957. – Foto: Reprodução/Site Tetra Pak

No Brasil, a Tetra Pak chegou em 1957. “A Tetra Pak Brasil é a segunda maior operação do Grupo Tetra Pak em volume de vendas e faturamento, atrás somente da subsidiária na China”, informa site do grupo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
871
Categorias:
Economia