Localiza na bica para assumir 100% do capital da Unidas

  • por | publicado: 6/12/2021 - 10:59 | atualizado: 7/12/2021 - 09:59

A fusão unirá as maiores marcas de locação de veículos do país - Imagem: Reprodução das Logos de Divulgação

A Localiza a Renta a Car S.A. caminha para atos finais no processo da incorporação a Companhia de Locação das Américas (Locamérica). Esta, por sua vez, proprietária integral da Unidas S.A., maior locador de frotas corporativas de veículos do país.

Essa fusão foi definida pelas partes em setembro de 2020, e provado, por acionistas da Localiza, dois meses depois. Portanto, o porte das companhias davam visibilidade, na época, a um negócio da ordem de R$ 50 bilhões. A incorporadora, de usa parte, é a maior locadora de automóveis e comerciais leves da América do Sul.

Localiza ainda dependente do Cade

Em janeiro deste ano, portanto, a fusão entrou na agenda das análises no Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade). Mas, ó órgão federal decidiu, em novembro, prorrogar por mais 90 dias. Assim sendo, o prazo dilatado até 06 de janeiro de 2022.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

100% das ações irão para Localiza

Entretanto, o rito da burocracia, não impede definições preliminares entre as partes envolvidas. Assim, na próxima quinta (09/12), por exemplo, os debenturistas titulares 1ª e 2ªemissões séries da 12ª emissão pública da Unidas farão AGE histórica.

A companhia tem 100% do capital em poder da Locamérica. A AGE tem em pauta examinar, discutir e deliberar a prévia autorização de “incorporação da totalidade das ações de emissão da Companhia Locação das Américas”.

Locamérica encerra negociações em Bolsa

Mas, outro item relevante é a proposta da “conversão do registro de companhia aberta da Garantidora da categoria “A” para “B” bem como para a sua deslistagem da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão”.

Ou seja, cancelamento da negociação com ações na Bolsa. Pela Instrução Nº 480 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), companhias do grupo B não podem ter ações e outros papéis, como debêntures, por exemplo, conversíveis em ações. Portanto, abre-se caminho para o fim do código LCAM3 no pregão da B3.

Cabe lembrar que, no mês passado (03/11), os acionistas da Locamérica realizaram AGE com itens significativos. Entre estes, por exemplo, a aprovação de abertura do 5º Programa de Recompra de Ações da Companhia, até o limite de 4% do capital social.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments