Lula envolve Senai com arma de guerra química - Além do Fato Lula envolve Senai com arma de guerra química - Além do Fato

Lula envolve Senai com arma de guerra química

  • por | publicado: 05/04/2023 - 11:02 | atualizado: 06/04/2023 - 14:46

Imagem ilustrativa da área do Centro Tecnológico do Exército - CTEx, no Rio de Janeiro. Essa unidade é parte em parcerias com Senai - Foto: EB/Divulgação

O Comando do Exército (Ministério da Defesa) chamou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para ser certificador de vários itens de armas de uso militar. Entre estas, por exemplo, “Espargidor/Spray-Agente Ativo Guerra Química”. O contrato, com vigência a partir desta quarta (05/04), não estipula prazo de validade. Pelo Exército, a responsabilidade é da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), subordinada ao Comando Logístico.

O “escopo” do contrato elaborado pelo Exército, envolve, por exemplo: fuzil, carabina, metralhadora, granada, projeteis e blindagem balística. Veja todos itens na reprodução.

Na prática, portanto, o Senai assume “funções de Organismo de Certificação Designado – OCD”. O Exército apresenta como responsável pelo contrato o general de brigada Washington Rocha Triani.

Reprodução do “escopo” elaborado pelo Comando do Exército

O “Escopo de Acreditação” do Senai, no Exército, é de 16/11/2022. Portanto, quinze dias após as eleições vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Era, então, final do conturbado Governo Bolsonaro.

Entretanto, passou a valer no Governo Lula. A primeira publicação ocorreu ontem (04/04), com a identificação ATO DFPC/C EX Nº 1, DE 30 DE MARÇO DE 2023. Entretanto, por “incorreção do original”, de acordo com o Ministério da Defesa, precisou da republicação nesta data.

O contrato pode ser denunciado unilateralmente. Mas, com comunicado prévio de, pelo menos, 90 dias.

MATÉRIA RELACIONADA:

TCU vai investigar compras de R$ 20 bilhões das Forças Armadas nos EUA

Com Senai Cimatec, na Bahia

Está é a segunda incursão de destaque que o Exército faz dentro das estruturas do Senai, um dos órgãos do Sistema S.

Exatamente há dois anos, em abril de 2021, o Comando do Exército desembarcou no Campus Integrado Manufatura e Tecnologia (Cimatec), em Salvador (BA). Este, é o principal centro acadêmico de ensino de nível superior do Senai, vinculado à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Relembre AQUI.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments