Grandes grupos do atacado adotam estratégias de varejo. O Grupo Daimler, por exemplo, anunciou nesta quarta (08/01), que a Mercedes-Benz do Brasil terá atuação descentralizada em três segmentos. Assim sendo, ficarão agrupados ônibus e caminhões, vans e automóveis e, isolado, o banco.
“Principal objetivo dessa mudança é aproximar empresas dos clientes, ganhar agilidade com estruturas dedicadas, além de posicionar a Companhia para uma nova era da mobilidade”, justifica o comunicado da montadora. A marca salienta, portanto, que, em linha com sua “estratégia mundial”, passa a atuar no Brasil com “três empresas legalmente independentes”.
- Mercedes-Benz do Brasil – Caminhões e ônibus com unidades em São Bernardo do Campo, Campinas e o Campo de Provas de veículos comerciais em Iracemápolis, em São Paulo, e, Juiz de Fora, em Minas Gerais. Essa unidade, portanto, será a maior e reunirá 10 mil funcionários.
- Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil – Automóveis e Vans. A divisão receberá funcionários administrativos de São Bernardo do Campo e Campinas, vinculados aos negócios de automóveis e vans, pessoal da fábrica de automóveis de Iracemápolis. Terá ao redor de 650 empregados.
- Banco Mercedes-Benz do Brasil – Financiamentos, seguros e soluções de mobilidade. O banco emprega ao redor de 300 pessoas.
“O principal motivo dessa mudança, que está acontecendo com o Grupo Daimler em todo mundo, é estar mais próximos dos nossos clientes e focados em atender às suas necessidades específicas, além de melhor posicionar as nossas empresas para enfrentar uma nova era da indústria automotiva”. Essa diretriz foi interpretada pelo presidente-diretor da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, em trecho da nota da montadora. O executivo continuará à frente como líder das operações de Caminhões e Ônibus.
Comunicado: Grupo Daimler tem nova estrutura corporativa no Brasil
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.