Categories: Economia

Morte da garota Ágatha pode desidratar ainda mais projeto anticrime de Moro

A tragédia da última sexta-feira no Rio de Janeiro, que resultou na morte da menina Ágatha Vitória Sales Félix, de apenas 8 anos de idade, promete desidratar ainda mais o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro, que já foi bastante desfigurado. Congressistas dão como certa que a próxima derrota do ministro será a derrubada do chamado “excludente de ilicitude”.

De acordo com relatos de moradores que presenciaram o momento dos tiros, uma equipe de policiais abriu fogo contra uma moto e não teria havido confronto. E que o tiro que atingiu a menina partiu da polícia. Ágatha foi atingida por um tiro nas costas quando estava dentro de uma kombi que trafegava pela Fazendinha, no Complexo do Alemão (RJ)

Se estivesse em vigor o tal “excludente de ilicitude”, o responsável (ou responsáveis), pela morte da garota não receberia nenhum tipo de punição. Isso porque esse item prevê que se o policial matar alguém e alegar que agiu sob “escusável medo, surpresa ou violenta emoção”, ele não sofrerá nenhum tipo de penalização.

Licença para matar

Um levantamento feito pelo G1 nos 27 estados da federação, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado em abril, mostrou que em 2018 foram registradas 6.160 mortes por policiais, um aumento de 18% em relação ao ano anterior.

De acordo com Bruno Paes Manso, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, quando a sociedade e as instituições flexibilizam o controle sobre a violência policial, uma parte do efetivo aproveita essa licença para matar para defender seus próprios interesses pessoais e financeiros

E de acordo com especialistas em segurança pública, o “excludente de ilicitude” nada mais é do que uma permissão para que policiais possam matar. A maioria no Congresso estaria, portanto, disposta a colocar mais um freio nessa insensatez.

Relacionadas

Bolsonaro esvazia Moro e diz que pacote anticrime não é prioridade

Moro cogita deixar Ministério da Justiça para ser secretário de João Dória

Ricardo Campos

Ver Comentários

  • Primeiro a matéria diz que a PM é suspeita de ter matado a criança... depois no outro paragrafo simplesmente confirma, e ainda diz que quem apoia esta medida do Moro é insensato... ou seja reportagem MAL feita e TENDENCIOSA...
    mais um repórter da turma do #ele não
    Fazendo sensacionalismo com a morte de uma criança... jornalismo no fundo do poço mesmo....

  • Kkkk essa imprensa!!! Já julgaram a polícia e votaram o projeto do moro. Isso é que é fazer palanque em cima de caixão. Lamentável, imprensa lixo!

  • nada haver. A mídia tenta de tudo, mas passa vergonha. Só a ala analfabeta funcional acredita nisso. A bancada da bala domina a CCJ e lá todos os pontos vão voltar e a aprovação total do pacote é certa

    • O idiota escreve "nada haver" e tem coragem de chamar os outros de analfabetos. PQP viu, parece até que votou no Bolsonaro, de tão burro.

      • Pior que o erro de grafia é a demência de pensamento. Animal vc vai ter que estudar muito pra sonhar em me chamar de idiota.

        • Você escreve o seu próprio nome em letra minúscula. Ninguém é mais idiota do que isso. To achando que és eleitor do Bolsonaro, viu... burrinho assim, é bem capaz...

  • A MIDIA SE ESQUECEU DE QUE O ESTADO DO ES SOFREU COM A GREVE DA PM HA 2 ANOS...NAO PODIA IR NEM NA PADARIA...VIROU RESIDENT EVIL NA VIDA REAL...POPULACAO PRESA DENTRO DE CASA 10 DIAS SEGUIDOS...DEPOIS AS FORÇAS DE SEGURANÇA NAO VALEM NADA PRA MIDIA ESQUERDOPATA...

  • É incrível como a imprensa esquerdista adora montar numa tragédia. Engraçado que, para o garoto Rhuan, nem uma linha.

Posts Relacionados

Imprensa viu o tributo de Lula ao amigo. E só

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), na última sexta (26/04), até…

6 horas atrás

AGU tenta em vão melar o acordo da dívida de Minas

Órgão do governo federal, a Advocacia-Geral da União foi e é contra a prorrogação dos…

3 dias atrás

Pacote do Pacheco é inconsistente; calote

A alternativa do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aliviar a dívida pública de Minas Gerais…

5 dias atrás

Fundação Renova passa por transição e muda comando em maio

A partir de 2 de maio, Camilo de Lelis Farace assume a presidência da Fundação…

5 dias atrás

Secretário da Fazenda é acusado de agredir a segurança jurídica

Diante da crise pela qual passa a Secretaria da Fazenda de Minas, a Febrafite manifestou…

6 dias atrás

Projeto de Pacheco reduz dívida de Minas de R$160 bi a R$ 40 bi

Após a decisão do ministro do STF, Nunes Marques, de conceder 90 dias dos 180…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!