A MRS Logística reformará o Estatuto Social, incluindo extensões às operações em logística. Aliás, um dos novos integrantes do Conselho de Administração, conforme Edital da AGE para o próximo 08 de dezembro, têm forte atuação na área.
Serão dois novos conselheiros. Um deles, João Mário Lourenço Filho, é o atual diretor de Logística da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ele responde diretamente pelo gerenciamento e operação da logística de cimentos e siderurgia (aços planos, longos e distribuição), conforme consta no Edital da AGE.
O outro, Miguel Angel Homes Camejo, natural da Venezuela, é diretor vice-presidente Comercial da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas – mandato até 2027). Integrou a diretiria da Ternium Colombia (controladora da Usiminas). Na Ternium, foi gerente Comercial e Gerente-Geral para Região Andina (Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Panamá).
CSN (18,74% do capital total) e Usiminas (11,20%) são controladoras da MRS.
Logística de forma ampla
A reforma do Estatuto, proposta pela Administração, demonstra claramente que a MRS busca novos negócios. O Art 2º, no Objeto da companhia, por exemplo, a mudança do item “b” inclui o modal rodoviário: “b) explorar serviços de carga, descarga, armazenagem e transbordo nas estações, pátios e terrenos, com acesso ferroviário ou rodoviário, existentes na faixa de domínio e em outras áreas de atuação da Companhia”. Antes estava assim: “explorar serviços de carga, descarga, armazenagem e transbordo nas estações, pátios e terrenos existentes na faixa de domínio das linhas ferroviárias objeto da concessão;”.
A justificativa para a alteração é “contemplar atividades compatíveis e correlatas ao seu negócio principal e adaptar a redação à realidade atual”. E que isso considerá a existência de “estações pátios e terenos em outras áreas de atuação da Companhia, que não se limitam à faixa de domínio da ferrovia”.
MRS inclui reparos para terceiros
A empresa incluirá complemento no item “g”, que trata da execução de “outras atividades” em sua infraestrututra e uso de ativos e tecnologias. Contemplará, portanto, o “serviço de reparo, pintura, recuperação e manutenção para terceiros”.
Para esta abertura, os motivos são: “A Companhia realizava, de forma pontual, algumas atividades associadas à prestação de serviço de transporte ferroviário de cargas, que entende estarem incluídas em seu objeto social, e pretende realizá-las de forma frequente. Por esse motivo, surgiu a necessidade de alterar o objeto social da Companhia para incluir expressamente as referidas atividades.
Acesse AQUI as mudanças no Estatuto.
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