Oscar da gestão: Band premia cidades que mais progrediram Oscar da gestão: Band premia cidades que mais progrediram

Oscar da gestão: Band premia cidades que mais progrediram

  • por | publicado: 19/06/2024 - 07:39 | atualizado: 18/06/2024 - 19:59

O evento reunirá prefeitos mineiros de todas as regiões do Estado, foto Júnia Garrido/Band Minas

Valorizar e reconhecer ações desenvolvidas por prefeitos que desempenham iniciativas de transformação da realidade das cidades brasileiras. Essa é a proposta do prêmio Band Cidades Excelentes – Edição Especial Evolução, que, nesta quarta edição, vai avaliar o desempenho das iniciativas implementadas pelos gestores municipais. Serão premiados aqueles que apresentarem o melhor crescimento dos últimos quatro anos em Minas, desde o lançamento do prêmio em 2021.

O evento de premiação Regional Minas Gerais acontece nesta quarta-feira, 19 de junho, às 19h, na Câmara dos Dirigentes Lojistas de BH, com transmissão ao vivo na @TVBandMinas no Youtube. O Prêmio Band Cidades Excelentes é considerado o Oscar da gestão pública.

Pontuação para ser excelente

Em parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, o objetivo é transformar a realidade das 5.570 cidades brasileiras. O instrumento empregado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data para reunir as informações públicas mais atualizadas. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados em uma única nota final. A cidade que recebe mais de 80 pontos é considerada excelente.

Novo desafio

Realizada neste ano de eleições municipais, essa edição chega com mais desafios para os administradores. Uma novidade é que o IGMA passa a contar com 72 indicadores distribuídos pelos seis pilares do chamado ciclo virtuoso de desenvolvimento humano. São eles: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar, que ganhou cinco novos indicadores, entre eles, desnutrição infantil e mortalidade por 1.000 habitantes.

Luciano Dias e Elisangela Colodeti apresentam a edição estadual do prêmio, foto Júnia Garrido

Categoria por habitante

Nesta etapa estadual, os municípios são separados em três categorias de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil e acima de 100 mil habitantes. Além dos campeões por pilar, haverá o grande vencedor em cada grupo populacional, o prêmio IGMA, totalizando 21 prêmios distribuídos.

Em julho, as cidades eleitas na primeira fase em casa estado disputam o prêmio nacional no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Na ocasião, serão anunciadas as melhores performances nos seis pilares e no IGMA. Dessa vez, serão cinco divisões populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes e acima de 500 mil habitantes e capitais.

Os dados do Índice de Gestão Municipal Aquila, que contam com auditoria externa da empresa BDO Brasil, podem ser acessados por qualquer cidadão que queira acompanhar o progresso da região onde mora.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments