Economia

Parceria Boeing-Embraer pode acabar hoje, à meia-noite

Acordo de fusão da Embraer-Boeing, um negócio de US$ 4,2 bilhões fracassou. Motivos: pendências não foram solucionadas, pela empresa brasileira, de um lado. De outro lado, fracassos modelo super jato comercial Boeing 737 MAX (queda de duas aeronaves) e os gastos que a norte-americana, decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Isso é que informa, desde o final da tarde, a revista Veja . Mas contraria, em parte, todos demais noticiários, que esclarecem que o prazo da Embraer vai até à meia-noite desta sexta (24/04). A Agência Reuters, por exemplo, fala em negociação para dilatação do prazo.

Trump pressionou Boeing

Pelo acordo, ao final de 15 meses, seria ratificado o acordo de criação de uma joint venture, com 80% de capital da Boeing. A nova empresa estaria voltada para aviação comercial: aviões regionais e comerciais de grande porte. As fontes citadas pela revista asseguram que a empresa dos Estados Unidos tem caixa de US$ 25 bilhões, mas insuficientes para fazer frente às exigências. Haveria, ainda, pressões contrárias do presidente dos EUA, Donald Trump.

Ao contrário das dos demais veículos de comunicação brasileiros e a da Reuters, a Veja não cita dois aspectos: Embraer ainda não teria solucionado certas dependências nem a negociação para dilatação do prazo. Hoje, as ações da Embraer caíram 11% na Bolsa (B3 – Brasil, Bolsa, Balcão). Mas o fato foi atribuído às reações com saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça, do Governo Bolsonaro

Nairo Alméri

Ver Comentários

    • Exato; se não houver associação privada e mais o déficite do Coronavírus aliado a gigantesca retração na aviação, quebra já. E não há o já super combalido Tesouro Nacional , para socorrer. Cofres Publicos sempre em déficite, agravado pelo Coronavírus. E quem quer avião civil hoje em dia ?

      • A Embraer está concorrendo com a Airbus AE (Airbus+Bombardier) num mercado muito agressivo. Se não compor uma joint venture com uma outra empresa de porte no ramo, estimo que o projeto KC-390 não terá sucesso. É uma pena.

Posts Relacionados

Abu Dhabi desiste do controle da Braskem

A petroleira Adnoc, estatal de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), desistiu de assumir…

2 dias atrás

Reposição salarial de Zema é a metade do Legislativo e Judiciário

O governador Romeu Zema (Novo) gerencia o estado como se o estado estivesse sob o…

6 dias atrás

Cummins mantém projeção de queda em 2024

A Cummins, Inc., de Columbus (Indiana, EUA), líder global em segmento de motores, encerrou o…

6 dias atrás

CSN avança para dobrar produção de cimento

O Grupo CSN Companhia Siderúrgica Nacional) avança nas tratativas para dobrar sua capacidade de produção…

6 dias atrás

Dia do Trabalho, empregos e impostos

Independente dos fatos, na última quadra do Século XX, que deram origem (ver adiante) ao…

7 dias atrás

Tramonte racha a direita e a iguala à esquerda em BH

O anúncio do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) de que está pré-candidato a prefeito de…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!