Samarco doará material a profissionais de saúde

  • por | publicado: 2/04/2020 - 22:29 | atualizado: 3/04/2020 - 02:08

A Samarco informa que comprará produtos listados no Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Covid-19 – Foto: Reprodução/Ministério da Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde

A Samarco (Vale/BHP Billinton) informa que vai comprar R$ 1 milhão em kits com produtos e equipamentos para profissionais de saúde e doá-los às prefeituras. O material, conforme página web da empresa, será destinado aos profissionais que atuam na contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Serão beneficiados municípios onde a empresa atua, em Minas Gerais (complexo da Mina Germano) e no Espírito Santo (complexo de Ubu).

Os kits integram o conjunto de produtos listados no Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Covid-19. A Samarco entregará, entre outros, luva de procedimento látex, máscara cirúrgica descartável e N95, óculos de proteção individual transparente, touca cirúrgica, capote descartável, sabonete antisséptico, álcool gel 70%, álcool desinfetante 70%, além de termômetro com infravermelho e teste rápido para a Covid-19.

A mineradora deixa claro que os equipamentos serão adquiridos por ela. Alerta, porém, que poderá ocorrer variações de forma a tender o Plano de Contingência de cada município.

Restrições nas áreas da Samarco

A Samarco afirma, na mesma nota, que adotou uma série de medidas de segurança em saúde voltadas para seus empregados. Portanto, que, indiretamente, contribuiu para evitar disseminação do vírus onde atua. Destacou que reduziu em 60% a presença de funcionários nas dependências da empresa: profissionais das atividades essenciais presenciais estão em sistema de escala e, os demais, no regime home office.

Desde 17 de março, o site da Samarco informa que restringiu a presença de visitantes em suas unidades. Além disso, tinha interrompido as viagens nacionais e internacionais dos funcionários.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.