Telefonema inútil de Biden para Lula - Além do Fato Telefonema inútil de Biden para Lula - Além do Fato

Telefonema inútil de Biden para Lula

  • por | publicado: 31/07/2024 - 15:27 | atualizado: 02/08/2024 - 21:49

Imagem ilustrativa de encontro, em fevereiro de 2023, quando Biden recebeu Lula na Casa Branca - Credito: Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil

O experiente embaixador Rubens Barbosa, antes mesmo de Biden ligar o petista, resumiu a “armadilha” criada pelo Governo o PT sobre a Venezuela.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), ao ser massacrado em debate com o opositor e antecessor Donald Trump (Republicano), teve o fator idade (81) colocada na berlinda. O petista Luiz Inácio Lula da Silva (78) proclamou, de pronto, que não aceitaria comparativos.

Biden, por consequência, teve questionada capacidade para presidir a maior potência do planeta por novo período. Isso ocupou setores da política e economia.

As especulações do fator idade de Biden perturbaram em cheio o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT). O chefe da Casa Branca, em ato seguinte, caiu da candidatura à reeleição diante de novos tropeços.

Lula é pré-candidato dele próprio à reeleição, em 2026. E, então, colocou o Planalto e todas as assessorias de imprensa e órgãos do Executivo e de parlamentares aliados no Congresso em única missão: sepultar o tema do etarismo. Até que conseguiu alguns momentos de sossego.

E vieram as eleições, domingo (28/07, na Venezuela. Com enorme antecedência o mundo sabia que seriam manipuladas e fraudadas pelo ditador Nicolás Maduro. Este é amigo de Lula.

Aconteceu pior que o imaginado. Maduro se autoproclamou reeleito, contrariando todas as pesquisas, que davam vitória à oposição. O tirano passou por cima da contagem de votos do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE).

O CNE, manipulado por Maduro, também não aceitaria uma vitória da oposição. E proclamou o ditador vitorioso, mas sem exibir as atas das urnas.

Para Lula, tudo normal na ditadura do amigo Maduro

Lula, desde domingo, intercala posturas desastrosas. E seguiu no modo covarde com a parte da Venezuela que luta pelo retorno da democracia. Somente ontem (30/07) quebrou o silêncio. O fez, todavia, pela pior via. Mas, sem surpresa.

O presidente do Brasil declarou que tudo foi absolutamente “normal” nas eleições conduzidas pelo amigo tirano. Fechou, portanto, olhos e ouvidos para os protestos de ruas, as prisões determinadas peplo chavista. A repressão às manifestações de rua causou mais de dez mortes nas.

O Governo do Brasil mandou para “fiscalizar” o pleito na Venezuela o ex-chanceler Celso Amorim. Este, porém, é outro velho amigo de Maduro. O enviado segue por lá, pois, exclusivamente para dourar a pílula moldada pela banda de ultrarradicais do PT.

Conversa de Biden não incomoda mais ninguém

E veio a conversa, por telefone, entre Lula e Biden… Nessa sala vazia, a pergunta que não quer calar: serviu para o quê? Com um tradutor no meio do caminho, foi expediente descartável entre dois ultrapassados para o mundo atual.

Dias atrás, Biden aceitou a situação de incapaz para conduzir a maior potência democrática do planeta por mais tempo. O próprio partido pediu para ele limpar as gavetas na Casa Branca. Ou seja, com ele, os EUA não movem mais o eixo da política global.

Lula, por sua vez, não consegue conviver com as democracias. Segue, então, à risca primeiro mandamento do PT para diplomacia: ser aliado às ditaduras. Não representa, por fim, esperanças aos anseios de liberdade do povo vizinho.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

TÍTULO ORIGINAL: Telefone inútil entre Biden e Lula

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments