Eleições

Com “Debate na Veia”, Mitre desnuda candidatos na TV

O jornalista mineiro Fernando Mitre lança, hoje, às 19h30, na Academia Mineira de Letras, em BH, o livro “Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo”, publicado pelas editoras Letras Selvagem e Kotter Editorial. A obra, de 312 páginas, traz histórias dos embates eleitorais televisivos que o autor, como diretor de jornalismo da TV Bandeirantes, criou e acompanhou in loco, a começar pelos primeiros debates presidenciais, desde a redemocratização do país, na década de 1980. A publicação vem prefaciada pelo antropólogo Roberto DaMatta. “Aqui, o jornalista Fernando Mitre atinge na veia este palco revelando o ‘candidato’ a olho nu e em estado de graça”, diz DaMatta.

Lançamento terá debate

Como não poderia deixar de ser, a programação começa com mesa de debate com as participações do autor Fernando Mitre, o escritor Jacyntho Lins Brandão (presidente da Academia Mineira de Letras), a historiadora Heloisa Starling e o jornalista Murilo Rocha. A mediação é do também jornalista André Basbaum. A partir das 20h, haverá sessão de autógrafos e fotos.

Com entrada franca e interpretação de Libras, o encontro acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig e do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores.

Sinopse do livro

“Essa saga de produzir tais eventos cruciais numa democracia é o que você vai encontrar no texto do maior e mais experiente produtor de debates ou duelos políticos no Brasil. Aqui, o jornalista Fernando Mitre atinge na veia este palco revelando o ‘candidato’ a olho nu e em estado de graça. Fernando Mitre relembra os momentos mais emocionantes e pitorescos destes rituais pré-eleitorais. Ademais, o leitor é gratamente surpreendido em desvendar o aprendizado político do jornalista. Aqui, vale destacar a sua diamantina isenção democrática e profissional na condução dos debates, o que faz com que eu recomende esse livro aos estudantes de jornalismo. Pois ele demonstra a possibilidade tão criteriosamente relembrada por Fernando Mitre de escolher a isenção. Escolha difícil, sem dúvida, opção que neste Brasil de hoje parece impossível, mas que surge em toda a sua integridade moral nos bastidores deste livro. É onde está o coração do bom jornalismo e da democracia.” (Trecho do prefácio de Roberto DaMatta).

Sobre o autor

Fernando Mitre iniciou sua carreira no jornalismo há 60 anos, no jornal Correio de Minas. Passou pelo Diário de Minas e o semanário O Binômio. Integrou a equipe que fundou o Jornal da Tarde (SP), onde foi diretor de redação por 13 anos. Em 1989, passou a trabalhar na Rede Bandeirantes de Televisão, onde se tornou, desde 1999, diretor nacional de jornalismo.

Orion Teixeira

Posts Relacionados

CBF terceiriza solidariedade ao povo do RS

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se acovarda ao não assumir a responsabilidade de paralisar o…

1 dia atrás

Gol da insensibilidade no país no futebol

Os clubes do Rio Grande do Sul estão desobrigados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

2 dias atrás

Governo Lula não tem inteligência para tragédias

O país padece da falta de decisão com inteligência no Governo Lula diante desta catástrofe…

3 dias atrás

Coronel da PM: ‘Zema se esforça para pôr a tropa em greve’

O desabafo acima foi feito por um militar de alta patente da corporação, avaliando que…

3 dias atrás

Lula! Cadê o plano consistente de “reconstrução” do RS?

Penduricalhos sanguessugas do Orçamento, criados dentro do Senado e Câmara, e fisiologismos do Planalto drenarão…

4 dias atrás

Abu Dhabi desiste do controle da Braskem

A petroleira Adnoc, estatal de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), desistiu de assumir…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!