Kalil está decidido a não participar de debates no primeiro turno da eleição

  • por | publicado: 4/10/2020 - 13:43 | atualizado: 6/10/2020 - 01:06
Prefeito Alexandre Kalil não deve participar de debates no primeiro turno das eleições. Foto - Amira Hissa - PBH

Prefeito Alexandre Kalil não deve participar de debates no primeiro turno das eleições. Foto - Amira Hissa - PBH

Salvo uma mudança brusca no cenário, o prefeito Alexandre Kalil (PSD), candidato à reeleição à prefeitura de Belo Horizonte, não irá participar de nenhum debate no primeiro turno. Ele não foi ao debate da Band e dificilmente estará presente nos demais, por uma razão muito simples: lidera com folga a disputa, com chances até mesmo de liquidar a fatura em 15 de novembro.

O prefeito cogitou ir ao debate da Band, realizado na semana passada. Ouviu alguns assessores e políticos do seu grupo. Desistiu quando um político, que era contra sua participação, usou com ele uma metáfora, digamos, futebolística:

  • “Seu time está no final do campeonato brasileiro, com um jogo de ida e um de volta. No primeiro, seu time venceu de 6 x 0. Portanto, você vai entrar para a segunda partida com a taça praticamente na mão. Para assegurar o título, jogue na defensiva, atrase a bola ou a jogue para para escanteio, catimbe, administre o tempo.”

Na opinião desse político, com a qual Kalil concordou, o prefeito já venceu com folga o primeiro jogo, pois aparece com algo entre 55% e 58% das intenções de voto. E tem, conforme a última pesquisa Ibope, seu governo aprovado por 75% da população. Portanto, o que ele precisa fazer é administrar essa larga vantagem, sem a necessidade de entrar em bola dividida.

Kalil é imprevisível e não será surpresa se decidir aparecer em algum, ou alguns, dos próximos debates. Mas a disposição hoje, segundo pessoas próximas, é de não participar. A não ser haja alguma mexida no tabuleiro e seu favoritismo comece a ser ameaçado.

É um direito do prefeito, mas não é nada bom para o eleitor. Os debates enriquem a disputa, permitem que o cidadão compare as proposta dos candidatos e decida o que é melhor para cidade. Aliás, Alexandre Kalil, que fez o discurso do antipolítico, vai propor exatamente o quê ao eleitor para ficar mais quatro anos no poder?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments