10 mil assinam manifesto contra ato de Zema que vetou centro a autista 10 mil assinam manifesto contra ato de Zema que vetou centro a autista

10 mil assinam manifesto contra ato de Zema que vetou centro autista

  • por | publicado: 26/05/2023 - 19:09 | atualizado: 07/06/2023 - 07:37

Zema vetou projeto de Cristiano que cria centro para autistas em Minas, fotos Gil Leonardi/ImprensaMG e William Dias/ALMG

Cerca de 10 mil assinaturas compõem um abaixo-assinado pela derrubada do veto do governador Romeu Zema (Novo) à criação de Centros de Referência para o Autismo em Minas. No mês passado, exatamente no abril azul destinado pela ONU à conscientização do autismo, Zema vetou a emenda que garantia essa prioridade. Por meio dela, seriam criados centros de referência regionais de atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Plano Plurianual de Ação Governamental.

O mês de abril foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas como forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao TEA. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo sofrem do transtorno.

Perplexidade até entre aliados

A decisão do governador causou perplexidade até mesmo entre deputados aliados, já que boa parte deles tem projetos que, de uma forma ou de outra, defendem essa causa.

Em resposta à decisão do governador, o deputado autor da proposta Cristiano Silveira (PT) divulgou, em suas redes sociais, abaixo-assinado manifestando seu repúdio. Pediu ainda ajuda dos mineiros e mineiras para sensibilizar os deputados a derrubarem o veto. Até quarta (23), sete dias depois, quase 9 mil pessoas de diversas regiões do estado e do país já tinham assinado o documento. A divulgação do abaixo-assinado continua, com número crescente de assinaturas.

Derrota iminente

No dia 12 de abril, o Legislativo mineiro aprovou, por unanimidade, o projeto de lei 2.818/2020, que propõe a criação do serviço especializado. Ainda nesta semana, o governo reconheceu o deslize do governador, que alegou razões técnicas incompreensíveis para o veto. E mais, percebeu que sairia derrotado, que seu veto iria ser derrubado. Diante disso, em encontro com deputados governistas, o secretário de Governo, Igor Eto, teria autorizado os aliados a derrubarem o veto, de acordo com a deputada Nayara Rocha (PP). “Ele nos autorizou a derrubar o veto”, anunciou a deputada. Essa é a tendência hoje na Assembleia, que começou nesta semana a apreciar esse e outros vetos do governador.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
816
Categorias:
Política
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments