8 de agosto de 2020 entrará para a história brasileira como o Dia da Vergonha Nacional - Além do Fato 8 de agosto de 2020 entrará para a história brasileira como o Dia da Vergonha Nacional - Além do Fato

8 de agosto de 2020 entrará para a história brasileira como o Dia da Vergonha Nacional

  • por | publicado: 08/08/2020 - 14:18 | atualizado: 09/08/2020 - 00:12
Presidente da República é contra isolamento social e uso de máscara para conter Covid-19.

Presidente da República é contra isolamento social e uso de máscara para conter Covid-19.

Hoje, 8 de agosto de 2020, o Brasil ultrapassa a fatídica marca de 100 mil mortes pela Covid-19. É um dia de luto. São 100 mil pais (que não estarão com seus filhos amanhã), mães, irmãos, irmãs, velhos, jovens e até crianças. São 100 mi famílias enlutadas e revoltadas, especialmente porque não precisava ser assim. E o é, em boa medida, graças ao desastre das nossas autoridades na condução da pandemia, em especial do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O presidente sempre negou a gravidade da doença, que classificou inicialmente como uma gripezinha; foi um crítico feroz das medidas de isolamento social, estimulou aglomerações, contra todas as recomendações de especialistas em saúde, resistiu em usar máscara, insistiu (e insiste ainda hoje) no uso de um medicamento contra a Covid, a cloroquina, que pesquisas mundo afora demonstraram não ter nenhuma eficácia contra o vírus.

Nas redes sociais, onde tem um exército de seguidores e também muitos lunáticos e robôs, o presidente reproduziu fake news sobre a pandemia, como o caso de um vídeo que mostrava um falso desabastecimento na Ceasa de Belo Horizonte, que teria sido provocado pela quarentena. O Instagram, que só no Brasil tem cerca de 70 milhões de usuários, chegou a marcar uma publicação de Bolsonaro como falsa, em que ele questionava o número de mortos no Ceará por doenças respiratórias.

Instagram - reprodução
Instagram – reprodução

“Vamos tocar a vida”

O presidente não entendeu (ou não quis entender) a gravidade do vírus, entrou em conflito com governadores, não conseguiu estabelecer uma política pública clara de enfrentamento da doença que pudesse orientar o país no combate à pandemia; trocou duas vezes o ministro da Saúde na pior crise sanitária vivida pelo Brasil. Três meses atrás colocou interinamente no ministério um general que não entende absolutamente nada de saúde – e que está lá até hoje

E o que diz o nosso presidente sobre as 100 mil mortes de brasileiros pela Covid-19? “Vamos tocar a vida, tocar a vida e buscar uma maneira de se safar desse problema”. A principal receita do presidente para se safar do problema, que é usar cloroquina, infelizmente, não vai funcionar. E o que aflige é que atingimos esse número absurdo de 100 mil óbitos e não há ainda claros sinais de contenção da doença.

Aqui em Minas, segundo o último dado divulgado pelo consórcio de veículos de comunicação que monitora os números de casos da doença, as mortes pela Covid vêm aumentando. Mas lá atrás, de forma irresponsável, na opinião de imunologistas, o nosso governador, Romeu Zema, recomendou ao coronavírus que ele deveria “viajar” pelo Estado. Sugestão parece que acatada, visto que hoje, dos 853 municípios mineiros, poucos ainda não foram afetados.

Desolador é ouvir especialistas dizerem que esse número de 100 mil mortes pela Covid-19 no Brasil pode dobrar até novembro. Ainda que estejam completamente errados, infelizmente milhares de brasileiros ainda vão morrer infectados pelo coronavírus. A luz no fim do túnel, que seria uma vacina, na melhor das hipóteses, só estará disponível em dezembro, ainda assim para uma pequena parte da população.

Como a incompetência de boa parte de nossas autoridades para enfrentar a pandemia – à frente o presidente da República – está mais do que evidente, não parece haver outra alternativa, para as pessoas que não integram o grupo dos negacionistas, do que continuar fazendo sua parte; que nada mais é do que seguir as orientações dos especialistas em saúde.

A outra saída (que não exclui a primeira), para os que acreditam na Providência Divina, é rezar. Oremos, pois!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
30 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wellington Souza

Não é atoa que o nome dele é Messias! Tudo cai em seus ombros!! O funk correndo solto nas favelas desde o início da pandemia, mas a culpa é dele. A corrupção correndo solta em todos os níveis ( exceto no governo Bolsonaro), mas a culpa é dele! A pandemia matando em todos os países, inclusive os desenvolvidos, mas a culpa é dele! É presidente, se vc ressuscitar não me estranhará!!

Ricardo Rocha

Perfeito comentário, a elite caviar põe nas costas do presidente uma bronca que não é dele. É fácil culpar alguém, esse hipocrita do Kalil pôs a culpa na população e não fez leito , é fácil assim. Coisa de esquerdopata doente!!

Ma

Hipocrisia e sua falta de bom senso.

Ma

q falta faz uma a uma nação uma educação de qualidade e acesso a tds. O resultado disto e a criação de cidadãos e uma sociedade incapaz de um pensamento e senso crítico de situações absurdas, inaceitáveis humanamente falando, perda de civilidade e alheio ao sofrimento do outro.
Em que planeta, país vc habita pra destilar tanta ignorância!! e menos doloroso ignorar o óbvio do q aceita verdades né !! pq verdades nos incomodam, nos tiram da nossa zona de conforto. Será q os depósitos feitos na conta da primeira dama e outros fatos faz vc pensar só um pouquinho !!!

Wellington Souza

Vc é advogado (a)? Tá fazendo réplicas em todos os comentários. Eu creio que não, pq tem muitos erros de português. Eu não sou cego pelo presidente e nem pelo momento atual, ao contrário da grande maioria dos brasileiros, que estão pondo a culpa tão somente nele.

Ma

Se alguém quiser conhecer o verdadeiro Messias, Jesus e sua história e só olhar pra este Jair q vc cegamente elegeu. Sabe pq!! pq ele faz justamente o oposto do que Jesus fez e suas histórias de vidas são bem distintas!!

walter jose da silva

Esse colunista está morando onde? Culpar o presidente pelas mortes é o cúmulo. São Paulo é o estado com maior número de mortes e o palhaço lá é contra o presidente. Está valendo alguma coisa ele mandar fechar tudo?

Ma

Qual foi o último livro q vc leu!! ata só vê futebol, frequenta bares , toma tds , não recicla, não acredita em aquecimento global, destruição da Amazônia , desrespeita e agride gênero feminino e acredita em papai Noel né !!

Natal Vieira Natal

Esse mandatário que chegou ao poder a custo zero por decisão do povo brasileiro que não aguentava mais o comunismo. Agora mostra-se um despreparado que faz joguete com os filhoszinhos barbudos e bandidos. Prometeu ser diferente, hoje negocia o mandato pelo bel brazer com a galera da “Farda” Em 2022 temos que novamente eleger outro. Decepcionante.

Laércio Silva Porto

Natal. Eu votei nessa desgraça para não votar no ladrão 9 dedos. Mas a emenda ficou pior que o soneto!

João Helton Barbosa

É ser muito hipócrita e partidário creditar esse resultado nefasto ao governo federal. Ou muita má-fé mesmo. É por essas e outras que a imprensa brasileira está perdendo a credibilidade….

Marcos

O gado muge. Baba ovo de miliciano ignorante, vulgo bozo Nero.

Marcos

Só um bosalmino para se chamar de bom cidadão. Vc é mais maluco que o bozo doido. Seu discurso é para enganar trouxa e eu não faço parte do gado . Não levo a sério seguidor do falso mito acéfalo bozo Nero.

Pobre povo brasileiro, recentemente tivemos dois impeachments, Collor e Dilma por crimes de responsabilidade fiscal, roubaram o povo Brasileiro, mas foram julgados e parte foi devolvida, infelizmente chegamos a marca de cem mil vidas roubadas pela COVID devido a falta de interesse do presidente Bolsonaro em resguardar o maior tesouro de uma nação! O povo que ele representa e não pintamos a cara, nem a máscara nos resguardando na dor da própria perda.

Marcos

Bom cidadão seguidor do miliciano falso mito acéfalo bozo Nero. Só sendo muito maluco para levar a sério um psicopata ignorante como o bozo doido.

disqus_oGghY57k7i

Até parece que o Bolsonaro foi quem trouxe o virus pro Brasil. Se o povão não fosse tão ignorante e descuidado, a fala de nosso Bolsonaro não teria causado problemas… O povão adora um ajuntamento e agora põe a culpa no Presidente… Vai tampar o sol com a peneira, vai…!

Ma

Este vírus está expondo a ignomínia da humanidade e expondo mentiras quase verdadeiras!! Milhares choram as perdas , são desamparados, desrespeitados , ignorados por um bando de Aiatolás que por incompetência de berço se resguardam no sobrenatural pra combater uma epidemia que somente requer uso de máscaras , distanciamento social, educação da população, programas de apoio financeiro e uma boas dose coerência. Acho bom Jair ir saindo de cena. Alguém ae sabe se o Queiroz tb tem conta na Suíça com nome Bolsonaro!!

Giancarlo Maron

Realmente a CULPA ñ é do Presidente. Afinal ele ficou de fora, andando de jet ski, a cavalo, clube de gtiros, passenado de moto, helicoptero,bajulando seus bajualdores, insentivando agromerações, negando auxilio, até água a indigenas. Trouxe o virus dos EUA, pegou o med da lixeira dos EUA. E ficou lutando pra proteger suas familicias, e seus crimes. Deu aula de burrice e crueldade. A é culpa são dos Governadores e prefeitos qua assumiram o risco pra si, tentaram impedi que sua população siga o terrorista do planalto. Mas foram em vão, sem chances contra este genocida! Culpa tambem da imprensa, por exibir os crimes desta milicia perigosa. E daí se flavio entrou na plitica com 35mil e um carro pouplar, 5 anos depois tem 7milhões, e 8 imoveis, assim com sua mãe quando casada com seu o pai, comprou 14 sendo 6 em dinheiro vivo, e daí se queiroz? E daí se flavio e carlos mandaram matar meriele e adriano? Afinal ela atrapalhava seu negocio de caridade em fazer condominios par miliciano com dinheiro públuco, é social, bandido também é gente, e daí ele ñ é coveiro. Então a culpa ñ é dele, é da população tembem, a gente colhe o que planta, temos o governo que merecemos.

disqus_oGghY57k7i

Então vota no lula e na dilma, seu trouxa. Eles roubaram muito e tá tudo depositado fora do Brasil… dinheiro seu e vc nem sabe…

Giancarlo Maron

É sempre a mesma ladainha suas! Por isso eu disse que temos um governo que merece, alem deste roubar a 30 anos, sem ter nunca trabalhando, até expulso por terrorismo do exercito ele foi. Ainda comete crimes mais barbaros, são feche de milicias, traficos de armas, drogas, e assassinatos! faz as contas dos valores da raxadinhas pra ve que roouba mais? PT é mero batedor de carteira em vista deles. E tem os outros crimes, alias já já irão anular uma condenação do seu ex heroi o MORO, oo juiz parcial, amiguinho do AECIO! Faltou vc me enviar pra venezuela. mas são vcs que deviam ir, afinal ñ querem fechar o congresso, supremo, militares com este idiota miliciano no poder? Alem de fechar a GLOBO. Pois bem foi exatamente o que aconteceu na venezuela, Maduro fez td isso, então bozominios é que deveriam ir pra lá!

Giancarlo Maron

Seu dinheiro deve ter pago os 9milhões de reais da multa do militar que pegou 6 anos de prisão e 2 mil euros, por levar droga no avião presidencial. Seu dinheiro pagou os imoves desta familia e as mensalidades dos filhinhos do flavio.

Lauar

Esse Cara que escreve esse monte de merda só pode ser mesmo um cego ou um militante demente esquerdista. Todos nós sabemos que quem ditou as diretrizes de combate ao Corona Vírus foi os prefeitos e governadores que se transformaram em ditadores pelo STf e adoraram essa experiência.
Se tem alguém culpado nisso ai, com certeza são esses que ditaram as regras, ou seja, STF, Prefeitos e Governadores com o conluio do Mandeta … Para de falar asneira lunático..

Lauar

A maior bobagem que o mundo todo fez, foi seguir a OMS , ai , se foderam. Aqui no Brasil, os idiotas seguiram essa OMS, a Globolixo e os políticos ladrões, que adoraram esse vírus e o querem por muitos e muitos anos por aqui. .

Gê Bonfim

“Ainda bem que a natureza criou esse vírus” (Lula/2020)

Gerson Mafra

Gostaria de saber do falso jornalista, porque o presidente é o culpado pelas mortes. Foi os governantes dos países que criaram o vírus? Tem que ser muito ignorante ou esquerdista pra escrever tanta merda !

José Osvaldo Santos Lima

Vergonha é esse seu manifesto esdrúxulo alinhado com essa mídia esquerdista e incompetente.

Wagner de Araujo

Mentira! A culpa é do stf (em minúsculo mesmo). Jornalista esquerdista, tudo sabe disso e joga nas costas do Jair Bolsonaro.
#bolsonarotemrazao

Gustavo Cruz

Primeiro, a doença não é culpa do atual governo é um problema mundial e pegou todas as nações de surpresa, se fosse Haddad, Marina, etc falaria a mesma coisa, segundo, virou palanque para TODOS os políticos, terceiro, TODOS ERRARAM no planejamento,quarto, EU não acredito nestes números pois vivemos em um país CORRUPTO infelizmente, onde defunto vota,quinto, o governo atual tentou equilibrar a situação da doença e economia e muitos DA ESQUERDA criticaram agora mudaram o discurso pois viram a realidade, sexto, Deus abençoe as famílias mas a vida continua e muitos morreram de outras doenças ou vítimas da criminalidade e ninguém lembra então deixem de hipocrisia e para encerrar a culpa maior é de quem passou no governo nos últimos 27 anos (idade do SUS) e nada fizeram pela saúde, a conta chegou ninguém pediu desculpas ao cidadão pela péssima gestão, agora querem fazer em 3 meses?me poupe.

Marcos

Bosalmino vc já se filiou ao partido aliança para o o povo lá de casa vulgo partido do miliciano bozo quina. Ele está esperando por vc no curral eleitoral da milícia, vc vai concorrer a uma rachadinha.

José Eduardo Botelho

Brasileiro infelismente é um povo desenformado. No futebol surfa na onda dos comentaristas q sempre são favoráveis aos Times Grandões as vezes como torcedores, bem distante das verdades, realidade. Na politica mesmo jeito. Quase toda imprensa surfa na onda esquerdista comunista, mete a lenha 24 horas por dia no Presidente Bolsonaro, de tanto malhar, o povo surfa nessa onda. Se buscarem as verdades verão q é verso do averso do q a imprensa carniça fala. Qdo do Covid-19 o Supremo Tribunal Determinou: Presidente da Republica bota o binheiro, os Governadores e Prefeitos Administra a situação. Ai vem a imprensa carniça joga as mortes no colo, na responssabilidade do Bolsonaro. Pergunto Eu é honesto isso? Logico q não. O Presidente n monitorisa o povo das cidades. Esse serviço cabe os Prefeitos c supervisão dos Governadores. Copiou ai distraido otário q surfa nas mentiras da imprensa. Acho q nprecisa dezenhar pa vc entender.