Agressão de deputados a deputada negra é repudiada por 7 entidades

  • por | publicado: 14/06/2021 - 08:00 | atualizado: 15/06/2021 - 22:45

Andréia de Jesus, coronel Sandro e Bruno Engler, fotos Sarah Torre/ALMG e ALMG

Sete entidades ligadas aos direitos humanos repudiaram a agressão de dois deputados bolsonaristas a deputada negra na Assembleia Legislativa de Minas. Os deputados coronel Sandro (PSL) e Bruno Engler (PRTB) abandonaram o decoro parlamentar e atacaram a deputada Andréia de Jesus (PSOL) de maneira racista e misógina.

Foram manifestações feitas em tom grosseiro como fazem costumeiramente, mas nunca com agressividade contra uma mulher e negra. A deputada divulgou nota de repúdio aos ataques na qual considerou “sexistas” os ataques a ela.

As agressões ocorreram após Andréia se pronunciar contra a morte da jovem Kathlen Romeu, de 24 anos, grávida, que ocorreu durante operação policial no Rio de Janeiro. Ela solicitou um minuto de silêncio e ainda criticou o genocídio histórico, em Minas e no país, contra negros, em especial os mais jovens e moradores de periferia.

Confira a carta de entidades ligadas aos direitos humanos

Intolerável! Condutas fascistas em uma democracia são intoleráveis!

A expressão fascismo tem sido utilizada de forma generalizada ultimamente. O episódio lamentável protagonizado pelos deputados da extrema direita, coronel Sandro (PSL) e Bruno Engler (PRTB) ajuda a entender o fascismo e delimitá-lo conceitualmente.

O fascismo foi um movimento histórico de violência e ódio que surgiu na Itália. Entretanto sua conformação política e suas ações fizeram com que a expressão fosse adotada para designar movimentos semelhante por todo o mundo. Embora o nazismo tenha uma conformação histórica própria, alguns estudiosos o têm classificado como uma das formas históricas de um fascismo em sentido lato.

As práticas fascistas são violentas, racistas, homofóbicas, machistas; anti-liberais, anti-socialistas, anti-operariado, anti-democráticas, contra a vida. É impossível o diálogo com um fascista, pelo fato deste ter ultrapassado a linha que separa a razão da paixão. Trazemos aqui uma breve referência ao pensamento de Lacan quando este fala das três paixões humanas: o amor, o ódio e a ignorância. Quando a paixão impera perdemos a razão, nosso corpo se altera, a química do nosso corpo se modifica, nos impedindo de pensar com equilíbrio. O fascismo é o espaço do que alguns estudiosos da teoria Lacaniana chamam de “ignoródio”. A cegueira gerada pelo ódio e pela paixão ignorante.

O horroroso episódio protagonizado pelos dois deputados pode ser inserido dentro do conceito amplo de “fascismo”. Estão ali presentes o ódio, a reação irracional, preconceituosa, racista, machista, por fim, o “ignoródio”, uma vez que não há tudo isso sem a presença de uma brutal ignorância.

Podemos acrescentar ainda um outro fator que acompanha o fascismo: o mal no seu mais puro estado. Partindo de Santo Agostinho, o mal é ausência. O que vimos na manifestação dos dois deputados é “ausência”. Ausência de bondade, ausência de empatia; ausência de inteligência; ausência de conhecimento; ausência de amor; ausência de respeito. Enfim, o completo vazio.

Deputada Andreia de Jesus. Estamos do seu lado. Estamos do lado da bondade, do respeito, estamos do lado da luta, lutando contra a violência, o racismo, o machismo e todas as formas de opressão e de comportamentos fascistas.

Não toleraremos a presença do fascismo na sociedade brasileira”.

Assinam: Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz de Belo Horizonte

Academia de Juristas Católicos e Humanistas da Arquidiocese de Belo Horizonte

NESP – Núcleo de Estudos Sociopolítico da PUC Minas

Centro Franciscano de Defesa de Direitos – BH

Coletivo Arquidiocesano de Fé e Política – BH

Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia

Articulação Comboniana de Direitos Humanos

Coletivo faz ato de desagravo à deputada

O Coletivo de Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e entidades de defesa dos Diretos Humanos, de defesa dos Direitos das Mulheres, de combate à violência contra a mulher, de defesa da igualdade racial, de combate ao racismo e à violência política contra a mulher vão se reunir na escadaria da Assembleia no FORÇA ANDRÉIA, um ato de apoio à deputa Andréia de Jesus (PSOL). O ato acontecerá no próximo dia 15, às 13 horas.

Por entender que os referidos deputados procederam de maneira desproporcional, agressiva, machista, misógina, preconceituosa; que, no ambiente parlamentar, não cabe manifestação de ódio; que os deputados responderam a um momento de dor da deputada com palavras que a feriram ainda mais, a sociedade civil, organizada em entidades de defesa da vida, da democracia e de promoção da solidariedade vão se juntar em um ato necessário nesse momento de que, não bastando o choro do Brasil pelos mortos pela Covid-19, a população negra chora a dor de ver suas filhas e filhos, irmãs e irmãos, pais e mães sucumbirem a ações desastrosas de ações policiais.

LEIA MAIS: Câmara avalia suspender deputado bolsonarista para não afrontar STF

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Antonio Lopes Barcelos

Esse Jornalista(?) Orion Teixeira, ao publicar essa manifestação militante comete um comentário facista, sexista e racista. Você, que deve ser da família dona do jornal , demonstra sua raiva e ódio por um governo. Esse pseudo jornalista é militante da esquerda e durante 16 anos se locupletou, direta ou indiretamente, de um governo corruPTo e genocida que construiu estádios superfaturados em detrimento de hospitais.

Enio Gouvea

trecho retirado da reportagem: “É impossível o diálogo com um fascista, pelo fato deste ter ultrapassado a linha que separa a razão da paixão. “

Marcelo Gomes

cabe um processo dos deputados ao jornalista que escreveu essa péssima matéria. só assim vão aprender

Carlos Alves

Os deputados reagiram s fala da Deputada que se referiu a PMMG como sendo genocida. Ela praticou ofensas e atacou a maior e mais respeitada instituição de segurança do país. Quem fala o que quer ouve o que não quer!

Franc Werk

só lixo assinam o manifesto comunista de extrema esquerda

Franc Werk

nazismo é de esquerda assim como comunismo e ambos são horiveis e criminosos são os que os defendem

Marcos

Vai estudar analfa.

Franc Werk

vá estudar analfa…

Marcos

As duas formas estão corretas. Um ignorante tentando se safar da ignorância.

Nostradamus

Fascista! Getúlio Vargas, graças a Lula, é o nosso Herói da Democracia e da Liberdade. E o que ele fez para constar no Panteão da Pátria, em Brasília? Deu um golpe em 1930, fechando o Congresso. Em 1937, fechou o Congresso novamente só que dessa vez suprimindo a Liberdade. Ele se apropriou de um documento fascista – Carta del Lavoro – de Mussolini e o incluiu tanto na Constituição de 1937 como na CLT. O trabalho do nosso tirano só foi fazer a tradução do italiano para o português. Finalmente, ele como filo fascista, mandou tropas brasileiras para combater o nazi fascismo na Europa. Um ditador combatendo outras ditaduras. Eu quero que o Orion Teixeira me explique por que Vargas é o nosso Herói da Pátria da Democracia e da Liberdade?

Leandro Moreira

Aaaaaaaaaa agora tudo é racismo e descriminação, povo chato do caralho, ficam o tempo todo se fazendo de vítima, eles acham que o mundo inteiro é obrigado a concordar com eles, tnc

mari diniz

Que reportagem tendenciosa,parcial e fora de contexto. Fico meses sem acessar este “jornal”, e me arrependo sempre quando entro. Falta total de ética, profissionalismo. O que a falta do dinheiro público não faz! Sempre viram horrores acontecendo, mas nunca falaram nada. Aff…

vagner gomes de sousa

De fato aquela deputada demonstra ser desinformada quanto ao trabalho policial. Além de se fazer vítima,pois em nenhum momento a raça ou a cor de pele foi condicionada ao fato dela não demonstrar a falta de conhecimento do serviço policial.

Pipusqüack Fujão

Quem comenta matéria de política ou é corno ou é puta

Marcos

Dois políticos de quinta categoria. O coronel, pela idade, deveria ser mais respeitoso. O pós adolescente importado do Paraná, porque Minas Gerais não conseguiria produzir tal lixo, é digno de tratamento psiquiátrico.