Webinar discute transparência e corrupção na pandemia, reprodução site IDCT
Em parceria com o ALÉM DO FATO, o Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT) promoveu, na segunda (20), o webinar “Transparência em Tempos de Covid-19: Ações Anticorrupção Diante da Pandemia”. O objetivo foi fomentar o debate e apresentar possíveis soluções para o enfrentamento da corrupção na administração pública. A mediação foi do jornalista político do ALÉM DO FATO, Orion Teixeira.
O webinar foi transmitido pelo IDCT TV, canal da instituição no Youtube, ao vivo, e teve a duração de 1 hora e 40 minutos. Os participantes, que se inscreveram no evento e preencheram a lista de presença, vão receber a certificação em conjunto com a Escola da Advocacia Geral da União (AGU). Na pauta: transparência no acesso às informações de interesse público e dados abertos. E mais, a importância das articulações nas várias esferas de governo em prol da população e a falta de uma liderança nacional.
Participaram, Gustavo Nassif, presidente do IDCT; Fernanda Campagnucci, diretora executiva da Open Knowledge Brasil (OKBR). E ainda, Nicole Verilo, gerente de apoio da Transparência Internacional – Brasil (TI-Brasil) e Edmar Camata, secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo.
Desde o início da pandemia, causada pela Covid-19, a OKBR e TI – Brasil promovem rankings para medir o nível de transparência dos estados e municípios. A iniciativa é uma relação direta com as informações sobre despesas ocasionadas pelas contratações emergenciais, advindas pela pandemia. O Espírito Santo, por meio da Secretaria, lidera o ranking, sendo considerado o estado com maior índice de transparência e informação dos gastos públicos.
No evento, Edmar Camata relatou os desafios e as conquistas trilhadas pelo Estado. Ele aproveitou a oportunidade para apresentar o “Painel de Contratos Emergenciais” com dados sobre gastos realizados para o enfrentamento da Convi-19. A iniciativa pretende contar com informações não só sobre valores empenhados, mas também liquidados e pagos.
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), não surpreendeu. Impôs sigilo máximo e…
Pode ser um bom negócio para quem vive disso, mas um estado, ainda que se…
No saldo dos escândalos políticos e financeiros, novembro criou mais um calcanhar de aquiles para…
Antes de encontrar o candidato, ou candidata, a governador(a) de Minas para fortalecer seu palanque…
A Goldman Sachs & Co. LLC (Goldman Sachs Group) encolheu de modo significativo do capital…
O Governo Lula trata a política do país em patamares típicos de país susbesenvovido, tirando…