Anvisa segue ciência, derrota negacionistas e Dória marca ponto contra Bolsonaro

Governador João Dória ao lado da primeira brasileira vacinada contra a Covid-19. Foto - Governo de SP

Governador João Dória ao lado da primeira brasileira vacinada contra a Covid-19. Foto - Governo de SP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez o que era esperado: seguiu a ciência e aprovou o uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford contra a Covid-19. Derrota para os negacionistas, presidente Jair Bolsonaro entre eles, que têm feito campanha sistemática contra a vacinação, em especial contra a desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, a Coronavac.

É uma ótima notícia, mas a incompetência do governo impediu que o país garantisse uma quantidade razoável de imunizantes para começar logo a vacinação, a única alternativa para livrar o país da desgraça do coronavírus, que já matou mais de 209 mil pessoas.

Bolsonaro disse alto e bom som que o governo não compraria a vacina chinesa, desautorizou o seu ministro da saúde, que havia anunciado a compra, e, mais recentemente, chegou a desdenhar da eficácia de 50,4% da Coronavac. Mas teve que enfiar a viola no saco, engolir seco e aceitar: a vacina chinesa é a única disponível no Brasil.

Lamentável que a vacina, um problema de saúde pública num dos países mais afetados pela pandemia, tenha se transformado em guerra política, à frente o presidente Jair Bolsonaro e o governador paulista João Dória, que controla o Butantan, o instituto que vai produzir a vacina no Brasil.

No horizonte de ambos, a disputa presidencial de 2022. Mas enquanto Bolsonaro foi contra o isolamento social, o uso de máscara, um crítico feroz do fechamento do comércio para evitar o contágio, estimulou as aglomerações e criticou as vacinas, especialmente a chinesa, Dória decidiu apostar na ciência.

O paulista soube aproveitar a oportunidade e deixou tudo preparado para mostrar ao Brasil o início da vacinação no seu Estado. Dez minutos após a aprovação pela Anvisa da Coronavac e da vacina de Oxford, Dória não perdeu tempo: é dele a foto ao lado da primeira brasileira a ser vacinada em solo pátrio contra a Covid-19, a enfermeira Mônica Calazans.

Na guerra entre o governador e o presidente em torno da vacina, ponto para João Dória.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcus Carneiro de Vasconcelos

Boa Noite. A reportagem está errada. Essa enfermeira foi vacinada ano passado, ela é do grupo de testes da “Sinovac/Butantã”. Comforme site G1 (https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticias/2020/12/24/voluntarios-brasileiros-em-teste-de-vacinas-esperam-salvar-vidas-e-ser-lembrados-por-gesto-de-amor.ghtml). Isso demonstra uma repetida utilização da doença para promoção de um grupo político, aliado à midia.

Múcio Guimarães

O pretenso link leva exatamente para onde está indo o governo Bolsonaro: lugar nenhum.

Marcelo Cal

Que mídia mané? A media do SBT, Record e RedeTV?

lukas

Dentro do grupo de testes tem quem faz parte do placebo como a mulher que tomou a vacina, logo ela não foi ‘vacinada’ como dito no comentário.

WEBBER!! jogando verdades

E O DÓRIA PICARETA SE PROMOVENDO NA DOENÇA,

MAS QUERIA IR PRA MIAMI ,TOMAR A VACINA DOS AMERICANOS.

O QUE ELE TEM FEITO POR SP? NADA

DÓRIA E O MAIOR PICARETA DA POLITICAGEM, É UM APRENDIZ DO AÉCIO.

A

Marcelo Cal

Bom eh o Bozo né….kkkkk negacionista que eh bom….

WEBBER!! jogando verdades

negacionista e a palavra do momento, para os apoiadores de corrupção.

Joe Zim

Vc é um atleticano nojento, mas nessa vou concordar com vc.

lukas

Se não fosse o Doria junto do seu desnecessário e tradicional marketing nas suas ações, nem vacina pronta pra aplicação teria no Brasil, o governo federal foi e é algo bastante incompetente na gestão pra lidar com a pandemia.

Rodrigo Ferreira

Doria é um picareta e oportunista!!! Esta destruindo a economia de São Paulo, jaja vai pedir ajuda para o Governo Federal.

lukas

Não duvido que ele seja um picareta e realmente acho que seja, o caso aqui é que o picareta foi o único que conseguiu de fato vacina no país, todos os outros políticos não tiveram competência nem pra isso.

WEBBER!! jogando verdades

ESSA VACINA É O PRENUNCIO DO APOCALIPSE ,

DÓRIA É O DIABO EM PESSOA, CARA DE BOM MOÇO, CALMO, OPORTUNISTA
NA HORA H, O ESPETO VAI ARDER NO LOMBOS DE VCS.