Auditores fiscais debatem a transição e impasses na reforma tributária Auditores fiscais debatem a transição e impasses na reforma tributária

Auditores fiscais debatem a transição e impasses na reforma tributária

  • por | publicado: 20/09/2023 - 06:45 | atualizado: 19/09/2023 - 23:59

Edson Mateus (SindifiscoMG) e Sara Félix (Affemg) coordenam o seminário, foto Orion Teixeira

A Affemg o Sindifisco-MG realizam o 2º Seminário Mineiro de auditores fiscais para refletir sobre a tensão numa realidade em mudança. Ou seja, a transição entre aquilo que já não existe, como conhecemos, e a expectativa do novo, o que ainda chegará: a administração tributária e o auditor fiscal pós-Reforma.

O evento será oportunidade para a troca de experiências, reflexão e conhecimento que será realizada hoje e amanhã, quando é celebrado também o dia do auditor fiscal. Os debates acontecerão no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, no centro de BH.

Auditores Fiscais de diferentes gerações estarão juntos, durante esses dois dias, e poderão dialogar com especialistas e autoridades sobre as transformações contemporâneas. Além disso, como elas afetam a fiscalização hoje e nas próximas décadas.

Representante do Ministério da Fazenda

Nesta quarta (20), o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, fará a palestra “Como construir o compartilhamento dos processos na nova Administração Tributária?”.

Ainda hoje, serão debatidas as prerrogativas do auditor fiscal no pós-Reforma e como a Secretaria Estadual de Fazenda de Minas Gerais tem se posicionado politicamente sobre a proposta. Mais tarde, serão abordados os pontos mais sensíveis da proposta em tramitação, estratégias para uma colaboração efetiva entre as administrações tributárias e como a reforma se coaduna com os objetivos da República previstos no artigo 3º da Constituição Federal.

Amanhã, serão abordados os desafios da lógica de organização do Conselho Federativo do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), do ponto de vista da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e da academia, e como a Administração Tributária Mineira tem se preparado para responder ao novo desenho da Reforma Tributária.

Inteligência artificial

A parte da tarde será reservada a debates sobre como a Inteligência Artificial pode ressignificar o papel do auditor fiscal e como alinhar as mudanças decorrentes da Reforma Tributária às premissas da OCDE para a administração tributária.

A palestra magna e de encerramento do evento será proferida pelo professor associado da FGV Direito SP José Garcez Ghirardi, cujo foco é “A tensão entre o que já não existe e o que ainda não existe: a Administração Tributária e o Auditor Fiscal pós-Reforma”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments