Como já havia sido noticiado aqui no Além do Fato, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que estuda a possibilidade de retirar a segurança pública do ministério de Sérgio Moro.
Ministro com melhor avaliação do governo e bem mais popular que o próprio presidente, Moro é pré-candidato à Presidência da República em 2022 e, portanto, um potencial adversário de Bolsonaro. O melhor a se fazer, portanto, é reduzir seu raio de atuação.
Chamou também a atenção a forma como o presidente anunciou a possibilidade de recriação do Ministério da Segurança Pública. Bolsonaro se reuniu no Palácio do Planalto com os secretários estaduais de segurança pública, mas o responsável pela área no governo federal, que é o ministro Moro, não foi convidado para o encontro.
Outro detalhe: o presidente fez questão de dar publicidade ao encontro com os secretários estaduais, que levaram a ele um pedido para a recriação da pasta da Segurança Pública. Portanto, caso a área volte a ter status de ministério, Bolsonaro vai dizer que estará simplesmente atendendo uma demanda de todos os estados.
Conversa pra boi dormir. O presidente já vinha avaliando essa possibilidade, especialmente depois que Moro tentou capitalizar os bons índices de redução da violência no país no ano de 2019. O objetivo principal é cortar as asas do seu potencial adversário, cuja desenvoltura está incomodando os bolsonaristas.
Insatisfeito com o gesto do presidente, o ministro Moro teria mandado um recado ao Palácio do Planalto: sai do governo se perder o controle sobre a segurança pública. A ver.
Leia também:
Popularidade de Moro desagrada Bolsonaro e seu ministério corre risco de ser esvaziado
Moro termina primeiro ano de governo como principal adversário de Bolsonaro
A Capital World Investors (CWI), administradora norte-americana de ativos, encolheu a participação na Equatorial S.A,…
A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…
O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…
Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…
A montadora brasileira Embraer S.A. refez sua projeção de entrega de aeronaves para este exercício.…
Ver Comentários
FAKE