Bolsonaro é denunciado por crimes contra humanidade e genocídio de povos indígenas

  • por | publicado: 28/11/2019 - 08:28
O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado por crimes contra a humanidade e genocídio de povos indígenas. Foto - Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado por crimes contra a humanidade e genocídio de povos indígenas. Foto - Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado no Tribunal Penal Internacional (TPI) por “crimes contra a humanidade” e “incitação ao genocídio de povos indígenas” no Brasil, informa a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. A denúncia foi feita pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns) e pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos.

A denúncia, que é assinada pelo ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, também presidente da Comissão Arns, e por outros advogados de renome nacional, diz que o presidente Bolsonaro incitou violência contra populações indígenas e tradicionais, além de ter enfraquecido a fiscalização e foi omisso na resposta a crimes ambientais na Amazônia.

José Carlos Dias explicou, como informa a Folha de S.Paulo, que aqui no Brasil não encontrou um caminho eficiente para fazer a denúncia. Indo para o tribunal internacional, assinalou, “esperamos estimular as forças internas do Brasil para apurarem essas questões”.

A corte vai avaliar se vai investigar as denúncias feitas contra o presidente Jair Bolsonaro.

O Tribunal Internacional Penal (TPI), que tem sede em Haia, na Holanda, é uma corte permanente e independente, do qual fazem parte 106 países (Brasil, inclusive), que julga pessoas acusadas de crimes graves, como genocídio, contra a humanidade e crimes de guerra.

O Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (CADHu), que também assina a denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro, é uma articulação de profissionais que procura promover os direitos humanos em ações estratégicas de grande impacto. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments