Bolsonaro é denunciado por crimes contra humanidade e genocídio de povos indígenas

  • por | publicado: 28/11/2019 - 08:28
O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado por crimes contra a humanidade e genocídio de povos indígenas. Foto - Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado por crimes contra a humanidade e genocídio de povos indígenas. Foto - Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado no Tribunal Penal Internacional (TPI) por “crimes contra a humanidade” e “incitação ao genocídio de povos indígenas” no Brasil, informa a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. A denúncia foi feita pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns) e pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos.

A denúncia, que é assinada pelo ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, também presidente da Comissão Arns, e por outros advogados de renome nacional, diz que o presidente Bolsonaro incitou violência contra populações indígenas e tradicionais, além de ter enfraquecido a fiscalização e foi omisso na resposta a crimes ambientais na Amazônia.

José Carlos Dias explicou, como informa a Folha de S.Paulo, que aqui no Brasil não encontrou um caminho eficiente para fazer a denúncia. Indo para o tribunal internacional, assinalou, “esperamos estimular as forças internas do Brasil para apurarem essas questões”.

A corte vai avaliar se vai investigar as denúncias feitas contra o presidente Jair Bolsonaro.

O Tribunal Internacional Penal (TPI), que tem sede em Haia, na Holanda, é uma corte permanente e independente, do qual fazem parte 106 países (Brasil, inclusive), que julga pessoas acusadas de crimes graves, como genocídio, contra a humanidade e crimes de guerra.

O Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (CADHu), que também assina a denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro, é uma articulação de profissionais que procura promover os direitos humanos em ações estratégicas de grande impacto. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
35 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Charles Azevedo

Bolsonaro tinha que arrebentar com esses advogados ligados aos direitos humanos !

guilherme oliveira

Inclusive com você… ah, já está! Dólar a quase 5 reais, aumento da gasolina, gás, desmatamento, trabalhos aos domingos, proteção da lei para matar em manifestações… vai vendo… #foraBolsonaro

Celso Daniel

Por enquanto, já melhorou muito. E vai melhorar mais. E o meliante assassino tomou mais uma pra dentro…doce vingança!

Charles Azevedo

Pois eu estou satisfeito com o governo até aqui,depois de 13 anos de roubalheira e destruição das famílias em detrimento as minorias, sem contar com a alta escalada da violência, Bolsonaro está se saindo bem, colocando a esquerda junto com os direitos humanos e OAB no seu devido lugar, coadjuvantes !

paulo nobre

Quem vai arrebentar é ele agora ficou muito diferente.

PAULO FIALHO

Isso é a petezada procurando chifre me cabeça de mula. Aliás de chifre o filho do molusco 09 dedos entende bem né corninho vermelho

guilherme oliveira

Vou lembrar que o PT não está mais no poder. Vira o disco. Vai ficar até 2022 justificando que foi o PT? PQP pra você… leia a matéria novamente se é que você sabe ler.

Celso Daniel

E nem vai voltar mais. E o mortadela vai ter que trocar o disco…chupa jegue!

Marcelo Fã do Moro

O termo “canalhas” está ficando muito fraco para definir a esquerda.

guilherme oliveira

Miliciano te lembra algo? Queiroz? Laranjal? Agora só faltava essa, político de estimação e ainda mais esse tal de Bolsonazo.

Celso Daniel

Não tomou seu remedinho, hoje, asno? Pega o Queiroz e casa com ele, filhote de larápio!

paulo nobre

agora ele vai se foder direita nazista e nojenta ! Com o safado maior este Moro! Pior e igual ao Hitler! tenho nojo de voces! Muito C4 no seu rabo!

Marcia

Verdade
. A Lingua Portuguesa está amena para expressão para esta gentalha.

Wagner Mattarazo

Marcelo Fã do Moro – Dá o cu a ele!

Ester Carneiro

Parabéns aos envolvidos! Alguma coisa precisa ser feita para deter essa criatura!

Leocádio Pedro Santos

Essa esquerda não tem o que fazer a não ser o que não presta, além de destruir o nosso Brasil financeiramente e moralmente, fica atanazando quem quer trabalhar em favor da humanidade. Cadeia para essa esquerda suja e imunda!

guilherme oliveira

Quem disse que são da esquerda!? Não sabe ler? Esse é o grande problema, bolsominions analfabetos…. ahhahaha

Celso Daniel

Não são, jegue?

paulo nobre

jumentos

Felipe Antunes

Cambada querendo aparecer… Por quê não denunciaram Lula e a quadrilha do PT durante os 16 anos que ficaram assaltando a nação? Isso sim foi um crime contra os brasileiros, sem falar nas dezenas de milhões de desempregados que a Dilmanta deixou… Agora que estão fora do poder fazem de tudo para tentar derrubar Bolsonaro….

Ivam Henriques

A esquerda se supera a cada dia, quando você acha que não conseguem descer nível eles descem. Crime contra a humanidade é a própria esquerda apoiando bandido, apoiando corrupção, apoiando invasões de propriedade privada.

Marcia

E o Lula não incida nada né. Gente que dificuldade. Que gente safada. Não são patriotas. Querem o ‘bem bom’

Vitor

Não tendo o que fazer mesmo. A prática diabólica da esquerda continua acusando os outros do que eles são. A esquerda é capaz de tudo, como restou provado nos incêndios da Amazônia em que colocavam fogo pra conseguir dinheiro dos outros. Querem que a roubalheira volte pra continuarem se enriquecendo. Continuem cavando suas merecidas vagas no inferno.

EDSON

Sem sentido. Tem gente que não tem nada para fazer mesmo. Até agora, estes doutores não apresentaram nenhuma critica construtiva. Dor de cotovelo.

Jose Carlos Prado Alves

Como podem ser tão ridículos pessoas supostamente tão gabaritadas!

Edilson Mendes Guimarães

Vamos lá! No Tribunal Internacional, as coisas costumam ser diferentes! Lembrem-se do “Carniceiro dos Balcãs” cuja a índole e os atos se assemelhavam aos desta besta?

Ivam Henriques

Os tribunais internacionais são como o TRF-4, altamente eficientes. Condenam bandido mesmo, não são como o STF, conivente.

Hamilton Noronha

Só rindo mesmo. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Essa risada serve também para o editor desse Além do Fato. Dar importância a uma notícia como essa.

jeepeer

Há há há; a esquerda bota ongueiros pra queimar a amazonia com indio e tudo, e bolsonaro que é o malvadão.

JOSE GOMES MENDONÇA

Isso é mais um golpe dos inimigos vagabundos que deixam Bolsonaro em paz.
Vão todos pros quintos dos infernos. O Presidente sobreviverá sempre.

Marcia

Temos que lutar pelo BRASIL. Nossa que dificuldade! Não é pelo Bolsonaro é por um Brasil menos corrupto, menos injusto…..Espero viver para ver um Brasil mais ético.

JOSE GOMES MENDONÇA

Direitos Humanos é uma bandalheira. Não é sério. É de quem dá mais.

Adson Rosario

Folha de São Paulo, Monica Bérgamo, Comissão de Direitos “dos Manos”….. parei de ler….

ivan junior

O expurgo do lixo esquerdista que se apossou do Brasil é como um exorcismo. O demonio saiu do corpo do Brasil (eleição de Bolsonaro), mas ele ainda irá estrebuchar muito para voltar. MAS COM A GRAÇA DE DEUS NÃO VOLTARÁ JAMAIS, POIS NOSSA BANDEIRA NUNCA SERÁ VERMELHA.

Cristhensen

Os perdedores e ladrões sempre querendo um 2° turno, agora a apoiados pela “limpa” igreja Católica.
??????????????