Política

Bolsonaro é denunciado por crimes contra humanidade e genocídio de povos indígenas

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado no Tribunal Penal Internacional (TPI) por “crimes contra a humanidade” e “incitação ao genocídio de povos indígenas” no Brasil, informa a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. A denúncia foi feita pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns) e pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos.

A denúncia, que é assinada pelo ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, também presidente da Comissão Arns, e por outros advogados de renome nacional, diz que o presidente Bolsonaro incitou violência contra populações indígenas e tradicionais, além de ter enfraquecido a fiscalização e foi omisso na resposta a crimes ambientais na Amazônia.

José Carlos Dias explicou, como informa a Folha de S.Paulo, que aqui no Brasil não encontrou um caminho eficiente para fazer a denúncia. Indo para o tribunal internacional, assinalou, “esperamos estimular as forças internas do Brasil para apurarem essas questões”.

A corte vai avaliar se vai investigar as denúncias feitas contra o presidente Jair Bolsonaro.

O Tribunal Internacional Penal (TPI), que tem sede em Haia, na Holanda, é uma corte permanente e independente, do qual fazem parte 106 países (Brasil, inclusive), que julga pessoas acusadas de crimes graves, como genocídio, contra a humanidade e crimes de guerra.

O Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (CADHu), que também assina a denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro, é uma articulação de profissionais que procura promover os direitos humanos em ações estratégicas de grande impacto. 

Editor

Ver Comentários

  • Não tendo o que fazer mesmo. A prática diabólica da esquerda continua acusando os outros do que eles são. A esquerda é capaz de tudo, como restou provado nos incêndios da Amazônia em que colocavam fogo pra conseguir dinheiro dos outros. Querem que a roubalheira volte pra continuarem se enriquecendo. Continuem cavando suas merecidas vagas no inferno.

    • Inclusive com você... ah, já está! Dólar a quase 5 reais, aumento da gasolina, gás, desmatamento, trabalhos aos domingos, proteção da lei para matar em manifestações... vai vendo... #foraBolsonaro

      • Por enquanto, já melhorou muito. E vai melhorar mais. E o meliante assassino tomou mais uma pra dentro...doce vingança!

      • Pois eu estou satisfeito com o governo até aqui,depois de 13 anos de roubalheira e destruição das famílias em detrimento as minorias, sem contar com a alta escalada da violência, Bolsonaro está se saindo bem, colocando a esquerda junto com os direitos humanos e OAB no seu devido lugar, coadjuvantes !

  • Isso é a petezada procurando chifre me cabeça de mula. Aliás de chifre o filho do molusco 09 dedos entende bem né corninho vermelho

    • Vou lembrar que o PT não está mais no poder. Vira o disco. Vai ficar até 2022 justificando que foi o PT? PQP pra você... leia a matéria novamente se é que você sabe ler.

  • Essa esquerda não tem o que fazer a não ser o que não presta, além de destruir o nosso Brasil financeiramente e moralmente, fica atanazando quem quer trabalhar em favor da humanidade. Cadeia para essa esquerda suja e imunda!

    • Quem disse que são da esquerda!? Não sabe ler? Esse é o grande problema, bolsominions analfabetos.... ahhahaha

      • Cambada querendo aparecer... Por quê não denunciaram Lula e a quadrilha do PT durante os 16 anos que ficaram assaltando a nação? Isso sim foi um crime contra os brasileiros, sem falar nas dezenas de milhões de desempregados que a Dilmanta deixou... Agora que estão fora do poder fazem de tudo para tentar derrubar Bolsonaro....

  • A esquerda se supera a cada dia, quando você acha que não conseguem descer nível eles descem. Crime contra a humanidade é a própria esquerda apoiando bandido, apoiando corrupção, apoiando invasões de propriedade privada.

  • Sem sentido. Tem gente que não tem nada para fazer mesmo. Até agora, estes doutores não apresentaram nenhuma critica construtiva. Dor de cotovelo.

Posts Relacionados

Pacote do Pacheco é inconsistente; calote

A alternativa do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aliviar a dívida pública de Minas Gerais…

1 dia atrás

Fundação Renova passa por transição e muda comando em maio

A partir de 2 de maio, Camilo de Lelis Farace assume a presidência da Fundação…

1 dia atrás

Secretário da Fazenda é acusado de agredir a segurança jurídica

Diante da crise pela qual passa a Secretaria da Fazenda de Minas, a Febrafite manifestou…

2 dias atrás

Projeto de Pacheco reduz dívida de Minas de R$160 bi a R$ 40 bi

Após a decisão do ministro do STF, Nunes Marques, de conceder 90 dias dos 180…

4 dias atrás

Caso Daniel Alves inspira bares de BH no combate à violência contra mulher

A maioria dos 4.136 estabelecimentos de BH já pode aderir ao Protocolo Quebre o Silêncio,…

4 dias atrás

Indignação dedicada ao Zema e o jabá dos juízes

A banda boa da sociedade cultural brasileira comemorou, nesta semana, o alcance da união de…

7 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!