Governador Romeu Zema (esq.), presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (centro), e o governador do Pará, Hélder Barbalho (dir.). Foto - Guilherme Dardanhan/ALMB
Governadores de Estado reunidos em Brasília vão divulgar hoje, no final da tarde, uma carta em que, além de temas como reforma da previdência e reforma tributária, vão tratar também da Lei Kandir. Hoje pela manhã, os governadores presentes assistiram uma apresentação do presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), que fez um histórico sobre a lei, desde sua criação, em 1996, e os prejuízos que ela causou aos estados exportadores, em especial Minas Gerais.
Presente ao encontro, o governador Romeu Zema (NOVO) apresentou o presidente da Assembleia e pediu que o tema fosse explicado por ele aos colegas. De acordo com Agostinho, os governadores vão começar a se organizar para compor uma comissão especial que vai buscar, juntamente com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um acordo com a União para que os estados sejam ressarcidos dos prejuízos que tiveram com a lei.
Somente Mina Gerais reinvindica o pagamento R$ 135 bilhões, com a sugestão de que o pagamento seja feito em 60 anos. Desse montante, os municípios têm direito a 25%, o equivalente a R$ 33 bilhões. A Carta dos Governadores será encaminhada aos presidentes da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP).
A Martin Lockheed realizará nova recompra de ações do capital. Desta vez, o Conselho de…
O futuro do senador Rodrigo Pacheco (PSD), se vai para o STF ou para a…
De olho na fatura do fundo partidário, os partidos políticos irão investir pra valer no…
A escassez de profissionais levou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais…
Defensor convicto do municipalismo, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de…
Todos cobram uma definição do senador Rodrigo Pacheco (PSD), se será ou não candidato a…