O trabalho de suporte técnico no enfrentamento às consequências das chuvas em Minas Gerais será ampliado. O objetivo é alcançar um maior número de cidades que estão em situação de calamidade pública ou de emergência.
A informação foi confirmada pelo presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio. Ao lado do governador Romeu Zema, no hangar do aeroporto da Pampulha, em BH, eles acompanharam o embarque dos cinco voluntários do Crea-MG para Ipatinga, no Vale do Aço. A equipe, que conta com engenheiros e geólogos, vai reforçar as ações de vistoria de imóveis, dando suporte às equipes da Defesa Civil Estadual.
Marcos Gervásio avaliou que a ampliação dessa ação tem o objetivo de minimizar os danos causados pelas chuvas, contribuindo para o restabelecimento da normalidade e a segurança dos moradores das regiões afetadas. “São os nossos profissionais aqui, mais uma vez, colaborando com Minas Gerais, e não só em Ipatinga, mas também em outras cidades de Minas. Além desse trabalho emergencial, vamos trabalhar também de forma preventiva e isso é muito importante para garantir o bem-estar da nossa população’’, afirmou.
Parceria fortalecida
O Coordenador da Defesa Civil do estado de Minas Gerais, Coronel Paulo Rezende, reforçou a importância desse trabalho permanente. “A força-tarefa montada com o Crea agora vem de uma relação anterior, mas que será fortalecida, inclusive, com equipes permanentes nas regionais de Defesa Civil, para que a gente possa dar prosseguimento nesse trabalho não só nesse período chuvoso, mas também preventivamente”, ressaltou.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, Minas tem mais de 60 municípios afetados pelas chuvas, 3.270 desalojados e 354 desabrigados no atual período chuvoso, iniciado em 22 de setembro e vai até 31 de março. Até o momento, segundo o órgão, 26 pessoas já morreram em decorrência dos temporais que atingem o estado.
Cadastro de voluntários
Os profissionais registrados no Crea-MG interessados em integrar a força-tarefa devem enviar e-mail para presidencia@crea-mg.org.br, informando nome completo, área de atuação, telefone e disponibilidade. A partir dos cadastros, será formado um banco de dados, e os profissionais serão encaminhados às cidades indicadas pela Defesa Civil Estadual.
O Crea-MG coordenará a logística e fornecerá suporte técnico, em parceria com a Defesa Civil local e estadual, além de pagar uma ajuda de custo de locomoção, alimentação e estadia para esses profissionais voluntários.
Engenheiros em campo
O engenheiro de minas e de segurança do trabalho Jeffiter Oliveira, a geóloga Priscila Diniz e o engenheiro geólogo Gabriel Alvez já estão em Ipatinga para reforçar as ações de vistoria de imóveis. Eles se uniram aos engenheiros civis Theilon dos Santos Silva e Neubert Marcos de Oliveira, que já atuam na cidade. A missão é identificar riscos estruturais em edificações afetadas por alagamentos e deslizamentos de terra, assegurando a segurança da população. Jeffiter Oliveira destacou a importância do trabalho. “É gratificante poder contribuir em um momento como esse. Nosso foco é avaliar as condições das estruturas afetadas e oferecer suporte técnico para garantir a segurança da população”, afirmou.
(*) com informações da Ascom/Crea-MG
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.