Com teto, Moro vai se lançar a presidente, mas quer mesmo o Senado

  • por | publicado: 07/10/2021 - 17:28 | atualizado: 13/10/2021 - 23:49
Ex-ministro Moro vem acumulando derrotas no Judiciário, Poder que ele serviu por 20 anos. Foto - Lula Marques

Ex-ministro Sérgio Moro está inseguro, foto - Lula Marques

Apontado na pesquisa do instituto mineiro Quaest como novidade da 3ª via, o ex-ministro de Bolsonaro e ex-juiz federal Sérgio Moro vai se lançar pré-candidato a presidente nos próximos dias. Nessa pesquisa, o ex-presidente Lula (PT) vence em todos os cenários e, em um segundo turno, bateria Moro (sem partido), que chegaria a 26%. Esse seria um dos melhores desempenhos dos rivais de Lula na terceira via presidencial, fora da polarização com Bolsonaro.

Ainda assim, Sérgio Moro está reavaliando seu futuro político, pois, no momento, está buscando mais proteção do que riscos. Por isso, quer mesmo disputar o Senado, onde teria eleição mais fácil e teria oito anos de estabilidade. Quer então aproveitar a mídia espontânea que terá com o lançamento de seu livro sobre a Lava Jato e sua visão do governo Bolsonaro e a candidatura a presidente. Depois dessa onda, deverá reavaliar e negociar com algum partido a filiação para disputar vaga de senador, provavelmente, pelo Paraná, seu estado.

Motivos para a hesitação

Arrependido de ter deixado a magistratura, para se aventurar na política, Moro teme ser perseguido por Bolsonaro ao entrar na disputa presidencial. Além do que, o desempenho positivo de Lula nas pesquisas traz riscos de derrotas e de exposição e contraponto à sua atuação como juiz parcial. Sua parcialidade foi constatada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo no qual condenou Lula à prisão.

Além disso, Moro teria um teto na disputa eleitoral. Caso seja bem-sucedido e passe para um eventual segundo turno contra Lula, não teria para onde crescer. Por quê? Porque o eleitorado bolsonarista dificilmente votaria nele, muito menos em Lula. Ou seja, engrossaria os votos nulos. Essa também seria uma das razões para que o petista considere Moro como o melhor adversário que poderia ter, caso vá para o segundo turno, como apontam as pesquisas.

Cenários da pesquisa

A pesquisa Quaest/Genial foi divulgada na terça (5) depois de ouvir 2.048 pessoas entre 30 de setembro e 3 de outubro. As intenções de voto em Lula variam entre 43% e 46% no 1º turno – no 2º, o ex-presidente superar venceria qualquer adversário. O petista teria 45%, seguido por Jair Bolsonaro, com 26%. Ciro Gomes marca 11%.

No 2º turno, Lula venceria Bolsonaro (53% a 29%), Ciro (49% a 26%), Sergio Moro (52% a 26%), Luiza Trajano (54% a 17%), João Doria (54% a 16%), Eduardo Leite (55% a 15%) e Rodrigo Pacheco (56% a 14%). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

LEIA MAIS: Ex-juiz Sérgio Moro vai acumulando derrotas no Poder Judiciário

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments