Política

Comércio lança pauta de reivindicações e cobra apoio de candidatos

Em torno de pauta para a melhoria do ambiente de negócios na capital mineira, a Câmara de Dirigentes Lojistas de BH e parceiros lançaram a plataforma Eleições 2022 – O Comércio em Ação. A ideia é mobilizar empresários do setor de comércio e serviços e apresentar as propostas aos candidatos aos cargos de deputado federal e estadual, especialmente.

Por meio do portal www.eleicoes2022.cdlbh.com.br, os candidatos e candidatas que disputam cargos públicos poderão assinar a Carta de Compromisso, firmando voluntariamente apoio às pautas do setor.

No início de agosto, as entidades participantes definiram uma agenda de temas e diretrizes para alavancar o comércio e serviços. Foram elencadas como pautas prioritárias para o segmento, a desburocratização, o desenvolvimento econômico, o fomento à inovação e as melhorias ao ambiente de negócios.

Retomada do crescimento

As entidades avaliam que o momento é oportuno para colocar os temas importantes para o setor na agenda pública e, assim, impulsionar a retomada do crescimento, do investimento e do emprego.

“Para continuarmos avançando na recuperação da economia, é preciso trabalhar próximo do Legislativo e Executivo. Temos de construir um ambiente de negócios favorável, principalmente para as micro e pequenas empresas, que são as que mais geram empregos em nosso Estado, com legislações e processos mais simples, mais amigável ao empreendedorismo. Esse ambiente estimula a todos: aos empresários e trabalhadores”, disse o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Tamanho da máquina

Para o presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel, o projeto reforça a necessidade de união das entidades do setor produtivo em prol das pautas prioritárias. “Precisamos nos manter unidos em busca de melhorar o ambiente de negócios do nosso estado e do país, com menos burocracia para se empreender. Precisamos lutar para diminuir o tamanho da máquina pública e os privilégios de poucos para que a renda seja melhor distribuída na sociedade e, assim, o comércio volte a ser pujante”, destaca.

“O setor produtivo, especialmente o comércio, do qual somos representantes, e o poder público, tanto o Executivo quanto o Legislativo, precisam caminhar na mesma direção. Por tudo aquilo que representa, como essencial no dia a dia das pessoas e na geração de emprego e renda, o setor supermercadista merece a atenção quanto a temas como a desburocratização da sua atuação, a simplificação tributária e menos encargos para contratação de pessoas”, avalia o presidente do Conselho Diretor da Amis, Alexandre Poni.

Entidades parceiras

Além da CDL/BH, também participam da iniciativa, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Sindicato e Associação Panificação e Confeitaria de Minas Gerais. E mais, a Associação Mineira de Supermercados e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais. Estão ainda no projeto, a Associação Comercial do Barro Preto, Associação dos Comerciantes do Hipercentro de BH, Associação do Comércio de Materiais de Construção de Minas Gerais. Também assinam, a Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau, Mercado Central e Sindicato dos Barbeiros e Cabeleireiros e Institutos de Beleza e Similares.

Orion Teixeira

Posts Relacionados

Grêmio ataca pouco caso da CBF para o tamanho da tragédia

O Grêmio, de Porto Alegre (RS), criticou a inarredável postura de insensibilidade da Confederação Brasileira…

8 horas atrás

Ministro do STF e Haddad passam pito em Zema pela dívida

Pela 2ª vez consecutiva, o ministro Nunes Marques (STF) passou um pito no governador Zema…

9 horas atrás

Despreparado, Governo Lula recebe ONG Cadena

O Brasil recebe ajuda da ONG internacional Cadena, especializada em ações em áreas de tragédias.…

12 horas atrás

CBF terceiriza solidariedade ao povo do RS

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se acovarda ao não assumir a responsabilidade de paralisar o…

2 dias atrás

Gol da insensibilidade no país no futebol

Os clubes do Rio Grande do Sul estão desobrigados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

3 dias atrás

Governo Lula não tem inteligência para tragédias

O país padece da falta de decisão com inteligência no Governo Lula diante desta catástrofe…

4 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!