Concurso vai cobrir aposentadoria de 431 auditores fiscais em Minas Concurso vai cobrir aposentadoria de 431 auditores fiscais em Minas

Concurso vai cobrir aposentadoria de 431 auditores fiscais em Minas

  • por | publicado: 12/07/2022 - 19:11 | atualizado: 21/07/2022 - 17:39

Edson Mateus (SindifiscoMG) e Sara Félix (Affemg), foto Orion Teixeira

Com salários de R$ 25 mil, o concurso para auditor fiscal na Secretaria da Fazenda de Minas vai cobrir as vagas de 431 auditores fiscais que irão se aposentar até o final deste ano. Ou seja, a convocação dos aprovados no certame deverá ser imediata. Após 17 anos sem concurso, a média de idade dessa secretaria é de 58 anos, uma das mais altas do Estado. Atualmente, a Secretaria de Fazenda conta com apenas cerca de 1.000 auditores fiscais na ativa.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos precisam ter curso superior completo em qualquer formação. A expectativa é de que haverá grande mobilização dos chamados concurseiros, entre eles servidores de outras áreas da própria secretaria, como gestores fazendários, técnicos e analistas.

A realização do certame foi uma reivindicação da Associação dos Funcionários Fiscais de Minas e do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual. “Mais fiscais representam melhoria na arrecadação e mais recursos para a saúde, educação e a segurança”, apontou a presidente da Affemg, Sara Costa Félix Teixeira.

Função não pode ser terceirizada

“Essa função é exclusiva de auditores fiscais e não poderá ser terceirizada. Por isso, as provas terão nível de exigência em tributação e tecnologia da informação”, adiantou o presidente do Sindifisco MG, Edson Mateus. Confira os níveis de exigências e o perfil para auditor fiscal na entrevista exclusiva concedida por eles ao Site ALÉM DO FATO.

O concurso público para o cargo da carreira de Auditor Fiscal da Receita Estadual (AFRE) será realizado mediante a aplicação de duas provas escritas objetivas, com 130 (cento e trinta) questões, e uma prova escrita discursiva, com 4 (quatro) questões, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Será respeitado o percentual de 10% (dez por cento), ou 45 vagas, para candidatos(as) com deficiências, como define a Lei nº 11.867, de 28 de julho de 1995, e o Decreto Estadual nº 42.257, de 15 de janeiro de 2002. As inscrições estarão abertas no período de 23 de agosto de 2022 a 29 de setembro de 2022.

Edson Mateus e Sara Félix concedem entrevista ao jornalista Orion Teixeira

LEIA MAIS: Zema abre concurso para 431 auditores fiscais com salário de R$ 25 mil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments