Edson Mateus (SindifiscoMG) e Sara Félix (Affemg), foto Orion Teixeira
Com salários de R$ 25 mil, o concurso para auditor fiscal na Secretaria da Fazenda de Minas vai cobrir as vagas de 431 auditores fiscais que irão se aposentar até o final deste ano. Ou seja, a convocação dos aprovados no certame deverá ser imediata. Após 17 anos sem concurso, a média de idade dessa secretaria é de 58 anos, uma das mais altas do Estado. Atualmente, a Secretaria de Fazenda conta com apenas cerca de 1.000 auditores fiscais na ativa.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos precisam ter curso superior completo em qualquer formação. A expectativa é de que haverá grande mobilização dos chamados concurseiros, entre eles servidores de outras áreas da própria secretaria, como gestores fazendários, técnicos e analistas.
A realização do certame foi uma reivindicação da Associação dos Funcionários Fiscais de Minas e do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual. “Mais fiscais representam melhoria na arrecadação e mais recursos para a saúde, educação e a segurança”, apontou a presidente da Affemg, Sara Costa Félix Teixeira.
“Essa função é exclusiva de auditores fiscais e não poderá ser terceirizada. Por isso, as provas terão nível de exigência em tributação e tecnologia da informação”, adiantou o presidente do Sindifisco MG, Edson Mateus. Confira os níveis de exigências e o perfil para auditor fiscal na entrevista exclusiva concedida por eles ao Site ALÉM DO FATO.
O concurso público para o cargo da carreira de Auditor Fiscal da Receita Estadual (AFRE) será realizado mediante a aplicação de duas provas escritas objetivas, com 130 (cento e trinta) questões, e uma prova escrita discursiva, com 4 (quatro) questões, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Será respeitado o percentual de 10% (dez por cento), ou 45 vagas, para candidatos(as) com deficiências, como define a Lei nº 11.867, de 28 de julho de 1995, e o Decreto Estadual nº 42.257, de 15 de janeiro de 2002. As inscrições estarão abertas no período de 23 de agosto de 2022 a 29 de setembro de 2022.
Edson Mateus e Sara Félix concedem entrevista ao jornalista Orion Teixeira
LEIA MAIS: Zema abre concurso para 431 auditores fiscais com salário de R$ 25 mil
Com o voto da ministra mineira, de Montes Claros (Norte de Minas), Carmen Lúcia, o…
Um dia após a oitava visita do presidente Lula a Minas, em BH, o presidente…
O ministro Luiz Fux, por diversas vezes, aparece como ponto fora da curva no blocão…
Minas lidera o país em número de cooperativas. Hoje, são 800, com crescimento de 21,7%…
O Clube Militar, do Rio de Janeiro, principal reduto no país dos generais de pijama (reserva) do…
Na cúpula virtual do bloco do Brics (integrantes no final do post), na segunda (08/09),…