CPI no Senado pressiona Bolsonaro e DataFolha aponta favoritismo de Lula - Além do Fato CPI no Senado pressiona Bolsonaro e DataFolha aponta favoritismo de Lula - Além do Fato

CPI no Senado pressiona Bolsonaro e DataFolha aponta favoritismo de Lula

Segundo Datafolha, presidente Bolsonaro teria hoje 23% das intenções de voto, contra 55% de Luís Inácio Lula da Silva

Segundo Datafolha, Jair Bolsonaro teria hoje 23% das intenções de voto na disputa pela Presidência, contra 55% de Luís Inácio Lula da Silva

Pressionado pela CPI da Covid no Senado, que tenta apurar responsabilidades pela morte de mais de 425 mil brasileiros durante a pandemia, o Palácio do Planalto recebeu uma péssima notícia. Pesquisa do Instituto Datafolha mostra que se a eleição fosse hoje, o petista Luís Inácio Lula da Silva daria um banho nos adversários, inclusive no presidente Jair Bolsonaro.

O levantamento mostra que se a eleição fosse hoje, o petista teria, no primeiro turno, 41% das intenções de voto, contra 23% de Bolsonaro, uma diferença de 18 pontos percentuais. Todos os adversários de Lula, somados, teriam 47% dos votos.

Na hipótese de um segundo turno entre o presidente e Lula, o petista venceria com uma larga vantagem: 55% a 32%, uma diferença de 23 pontos percentuais. Bolsonaro também perderia se seu adversário no segundo turno fosse Ciro Gomes (PDT): 48% para o pedetista, contra 36% para o presidente.

A posição de Bolsonaro só melhora um pouco se seu adversário no segundo turno for o governador de São Paulo, o tucano João Dória. Embora tecnicamente empatados, o tucano aparece à frente do presidente, com 40% das intenções de voto, contra 39% para Bolsonaro.

Retrato do momento

É preciso ressalvar que a pesquisa é apenas um retrato do momento. Embora Lula tenha recuperado seus direitos políticos, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar que a 13ª Vara Federal de Curitiba não era competente para julgar os processos do petista, sua candidatura ainda não está posta – embora pareça cada vez mais provável.

Porém, com a CPI no seu cangote, com o número de mortos pela Covid aumentando dia a dia, com as vacinas que demoraram a chegar, desemprego crescente e um oponente de peso no cenário para 2022, Jair Bolsonaro terá que colocar as barbas de molho.

O levantamento do Datafolha foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Antonio Lopes Barcelos

E alguém acredita em pesquisa da DataFolha???? Tanta a Folha, Estadão, Correio Braziliense, O Estado de Minas, UOL e UAI deixaram de ser isentos e imparciais e DECLARADAMENTE viraram apoiadores e militantes da esquerda. Vocês se tornaram a escória da humanidade defendendo assassinos, criminosos e corruPTos. Por isso a necessidade do voto auditável, para combater a corrupção no sistema político e da imprensa (kkkkk)

mauricio oliveira

ok. Então você diz que Folha, Estadão, Correio Braziliense, Estado de Minas, UOL, UAI, sem falar no Grupo Globo, CNN, etc, todos são esquerdistas e querem prejudicar o presidente, foi isso que eu entendi, amigo? Qual o meio de comunicação confiável então? Jovem Pan? SBT? RedeTv? Blogs e youtubers de extrema-direita? Véio da Havan? O que me autoriza a confiar neles e não na verdade que salta todo dia aos nossos olhos? Tenha paciência, meu caro…

Luiz Antonio Lopes Barcelos

Óbvio. Perderam as verbas de publicidade. A DataFolha errou TODAS as previsões em 2018. Não foi 1 nem 2! Errou TODAS. E você vem me dizer que o trabalho deles é sério? Papai Noel não existe