Cúpulas das forças de segurança de MG dão como certo que terão aumento de 42% - Além do Fato Cúpulas das forças de segurança de MG dão como certo que terão aumento de 42% - Além do Fato

Cúpulas das forças de segurança de MG dão como certo que terão aumento de 42%

Expectativa das forças de segurança é que o governador Romeu Zema sancione projeto que concede aos servidores da área aumento de 42%. Foto - Pedro Gontijo-Agência Minas

Expectativa das forças de segurança é que o governador Romeu Zema sancione projeto que concede aos servidores da área aumento de 42%. Foto - Pedro Gontijo-Agência Minas

Apesar das fortes pressões sobre o governador Romeu Zema (Novo), que vêm da direção do seu partido, de partidos aliados, como o DEM, de entidades de classe, como Fiemg, governadores de outros estados e da equipe econômica do ministro Paulo Guedes, as cúpulas das polícias Civil e Militar dão como certo que as forças de segurança do Estado terão aumento de 42%.

Proposta nesse sentido foi aprovada pela Assembleia Legislativa antes do Carnaval e só aguarda a sanção do governador Zema. “Esse índice de 42% foi negociado e proposto pelo próprio governador. Não há nenhuma razão para duvidar que ele não vai sancionar o aumento”, disse ao Além do Fato um graduado integrante dessas forças de segurança. O impacto do aumento, escalonado em três anos, até 2022, será de R$ 9 bilhões.

Outros reajustes deverão ser vetados

Se os servidores da segurança estão certos de que terão seus salários corrigidos, tudo indica que o aumento para as demais categorias do funcionalismo será vetado pelo governador. É o caso dos professores e servidores da saúde, que também foram contemplados com correções salariais pelos deputados por meio de emenda apresentada ao projeto original do Executivo.

Caso esses aumentos também sejam sancionados pelo governador, hipótese pouco provável, o governo terá um custo extra na folha de pagamento de cerca de R$ 20 bilhões.

Prejuízos políticos para Zema

Por outro lado, a sanção do projeto, se confirmada, vai representar grandes prejuízos políticos para o governador Zema. Há, por exemplo, o risco de que ele seja expulso do Novo, uma vez que o aumento fere um dos pilares do partido, que é o ajuste fiscal. A direção da legenda já recomendou, em nota que tornou pública, que o projeto seja vetado, conforme informou em primeira mão o ALÉM DO FATO no dia 19 de fevereiro. Veja aqui.

Mas o grande temor de um número expressivo de agentes políticos país afora é que o gesto de Zema abra a porteira (e onde passa um boi, passa uma boiada) e estimule policiais de outros estados a pressionar, de armas em punho, por reajustes salarias. O caso do Ceará, onde a polícia está amotinada, não é único. Há temores de que situação semelhante possa ocorrer no Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Paraná e Paraíba.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giosérluiz

Acredito eu se os governantes respeitarem seus policiais, com salários dignos, não serão cobrados em espécie alguma… ok

Gerson Silva

Cobrados ou achacados?

José da Silva

Cara, deixa de ser chato. Está em todos os comentários metendo o pau nos policiais por pura inveja. Quem está ali o merece pelo esforço para tal .CONSELHO ÚTIL = agarra no livros em vez de ficar nos botecos da vida e vá estudar bastante para passar nos concursos, porra.

Marcelo Gomes

Mas ninguém tem dúvida disso. Seria walk dead em MG. Qualquer um civilizado sabe que isso seria o fim do Governo

Allyson XtreMe

O que é combinado não sai caro….. é uma situação complicada, mas ficar mais de 5 anos sem reajuste também é…. recomposição da inflação ajuda bastante essas famílias.

Gerson Silva

Olha, ajuda bastante essas famílias. Então, vamos ajudar todas as famílias meu caro, principalmente, aquelas que carregam o estado nas costas: as famílias dos pagadores de impostos.

João Batista Arantes Silva

Não converse fiado camarada. Nenhuma outra categoria está sem reajuste salarial há 5 anos. Só os servidores militares de Minas estão assim, e para piorar ainda tiveram a contribuição da previdência aumentada. 42% se resume apenas à recomposição salarial de 5 anos que não tiveram. Vc não passou e nem está passando por isso, por isso não converse sobre o que vc não sabe. Deixe de dor de cotovelo e tentar passar num concurso público, mas para isto tem que estudar. Fica a dica!

João Batista Arantes Silva

E se vc paga impostos, nós pagamos muito mais que vc.

CIDADAO DE BEM

OS POLICIAIS MERECEM É 100% DE AUMENTO.. ZEMA VAI SANCIONAR

Dourado Brasilis

Zema pode dar aumento e tchau pra reeleição tbm. Mentiroso, enganador. LRF pra quem n acossa o Estado. Fosse no regime militar queria ver essa zona.

Gerson Silva

Fez a m&rd@ agora trata de limpá-la, se tiver coragem e carácter. O estado está quebrado, o funcionalismo já recebe parcelado, não pagou nem o 13º para algumas categorias e quer aumentar, ainda, mais o rombo? Se continuar com essa irresponsabilidade, certamente, comerá o pão que o diabo amassou pois, nem pra pagar esse aumento vai ter dinheiro. É pagar pra ver.

lukas

O erro maior nesse caso foi da Assembleia Legislativa que aprovou isso, foi de uma irresponsabilidade e falta de senso enorme, pois eles também sabem da crise que vive o Estado, mas se o Zema aprovar passa a impressão de fraco perante a população e outras categorias.

Stoychinaya

As pessoas comentam a conclusão sem terem acompanhado a estoria. Desde o primeiro dia de governo O SINDPOL MG e outros sindicatos, bem como deputados vem negociando. O que ajudaria a diminuir o custo com salários na segurança e nos outros poderes seria acabar com o cara já entrar ganhando muito, ou seja carreira única, subida lenta , merecida e gradual.

PANELEIRO ARREPENDIDO

Respeito a polícia, sem ela não poderíamos nem sair na rua. Há muitos policiais ruins, mas a polícia de Minas é uma das melhores. Merecem ganhar bem. Porém, professor tb merece. Os garis tb merecem.