De olho na eleição presidencial, Dória contra-ataca Bolsonaro

  • por | publicado: 21/08/2019 - 07:58
Presidente Bolsonaro é alvo de críticas do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), um provável adversário em 2022. Foto - Valter Campanato-Agência Brasil

Presidente Bolsonaro é alvo de críticas do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), um provável adversário em 2022. Foto - Valter Campanato-Agência Brasil

Pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2022, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), disparou sua metralhadora contra o presidente Jair Bolsonaro, em entrevista ao jornalista Josias de Souza, colunista do UOL. Uma das críticas foi sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

“Eu jamais nomearia meu filho nem ninguém da minha família para nenhuma função pública, ainda mais numa circunstância de uma embaixada que é a mais importante embaixada brasileira no exterior”, afirmou o governador paulista.

Anteontem, por decisão do presidente Bolsonaro, soube-se que Dória usou recursos do BNDES, cerca de R$ 44 milhões, a juro subsidiado, para financiar a compra de um avião da Embraer, que os bolsonaristas já estão chamando de “bolsa jatinho”. Os empréstimos beneficiaram também artistas e empresários, como Luciano Huck, Cláudia Leitte e os irmãos Joesley e Wesley Batista, da JBS.

Dória foi além. Disse que o radicalismo do presidente da República em relação ao meio ambiente está prejudicando a imagem do Brasil no exterior e pode provocar prejuízos ao agronegócio brasileiro na Comunidade Europeia. O governador acha até mesmo que as posições do presidente colocam em risco o acordo Mercosul-União Europeia, assinado recentemente.

Certamente para provocar, Dória dá um conselho a Bolsonaro: “Tenha capacidade de dialogar, de compreender, de entender. E fazer desse diálogo uma bandeira importante para o seu governo”. Qual arma o presidente usará para dar o troco ao governador paulista?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments