De olho na reeleição, Bolsonaro monta roteiro para inaugurar obras de Lula e Dilma

  • por | publicado: 30/08/2020 - 10:29
Presidente inaugura trecho das obras de transposição do rio São Francisco, no Ceará. Foto - Isac Nóbrega-PR

Presidente inaugura trecho das obras de transposição do rio São Francisco, no Ceará. Foto - Isac Nóbrega-PR

de olho na eleição de 2022, o presidente Jair Bolsonaro vai inaugurar um conjunto de obras de infraestrutura que foram, na sua grande maioria, iniciadas nos governos dos petistas Lula e Dilma Rousseff. É o que revela a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, na sua edição de hoje.

Conforme a publicação, no cronograma das 33 obras a serem inauguradas até o final do ano, 25 delas foram iniciadas pelos petistas, duas começaram a ser executadas no governo do presidente Michel Temer (MDB) e apenas seis saíram do papel na gestão de Bolsonaro.

Pelo levantamento feito pelo jornal, 18 das obras são do setor rodoviário. Mas, dessas, apenas uma foi inteiramente conduzida pelo Ministério da Infraestrutura de Bolsonaro – a construção da ponte sobre o rio Paranaíba, na BR-235, entre as cidades de Santa Filomena, no Piauí, e alto Paranaíba, no Maranhão. As outras 17 integraram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi criado em 2007 na gestão de Lula.

“Nenhum programa novo”

O presidente tem tratado essas obras como realizações de seu governo e a intenção é viajar pelo menos duas vezes por semana para cumprir esse cronograma de inauguração. Isso apesar da pandemia do coronavírus, que já infectou quase 3 milhões de brasileiros e matou mais de 120 mil em aproximadamente seis meses.

Com as inaugurações, o presidente tenta aproveitar a onda de popularidade que conseguiu com o auxílio emergencial de R$ 600 que foi oferecido a milhões de brasileiros por conta da pandemia. Mas, conforme o jornal, a agenda de inaugurações de Bolsonaro está provocando críticas de alguns governadores.

É o caso do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). “Não há obras iniciadas por ele. Nenhum programa novo. Ele só está visitando obras alheias e mudando nome de programas já existentes”, criticou o governador em entrevista à Folha de S. Paulo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Presidente Bolsonaro fazendo diferente dos antecessores, que abandonam
as obras iniciadas por governantes anteriores deixando um elefante
branco para a população e desperdício do dinheiro público. VAI
BOLSONARO! 2022 TAMO JUNTO.

joao paulo

Impressionante como os colunistas expressam sua opinião pessoal e não profissional. As obras foram iniciadas por um governo que ficou 16 anos no poder e não foram entregues. O governo atual está entregando essas obras com 2 anos no poder. Queria o quê? Esperar outro governo petista para entregar as obras? Lembrando que o PT optou por bancar obras em vários países em detrimento de obras no Brasil. O atual governo deu dinheiro ou obras para outros países? Alguma obra atual é superfaturada? Alguma empresa de construção civil que atua com o governo atual está recebendo propina? O PT fez muitas coisas boas pelo país mas fez muitas coisas ruins também, quase 100 bilhões pra copa do mundo e olimpíadas. Onde está o legado??? A maior obra do governo pt, transposição do sao Francisco foi prometida para ser entregue em 2012, nunca foi concluída, foi mal feita, com vários trechos já danificados e com o valor atual de mais de 12 bilhoes sendo que a estimativa inicial eram em.torno de 6 bilhoes. Que tal olharmos para todos os pontos positivos e negativos de cada governo? Se forem corretos e imparciais terão um publico muito maior. Muito setores de comunicação não gostam do governo porque este governo tirou verbas públicas da mídia. Simples. Acabou a mamata. O que vocês ganham defendendo o governo que mais roubou do país? Vocês enaltecem um bandido condenado.

Joaozinho Lages

Brilhante seu comentário. Simples Assim.

Artur

Quem teve a primeira ideia da transposição do rio são francisco foi Dom Pedro II. O Lula e a Dilma quando inauguravam os trechos inacabados também estavam errados e foram criticados pelo colunista, né? Não? Uai que estranho…

Heber Siman

Matéria fake, mídia lamentável. A única obra dos PTralhas foi montar o maior esquema corrupto do mundo, liderado pelo molusco psicopata. Os campeões nacionais privilegiados não para realizar obras, mas para repassar dinheiro para a gang. Obsolutamente asquerosos!!!!

Joe Zim

Se são obras do molusco e da anta, porque eles não inauguraram então? Colunista mentiroso!!!! Lava sua cara, pilantra!

Five Stars

O colunista ta enganado, entao favor corrigir a materia, pois as obras de lula e dilma estao em cuba, venezuela, nicaragua, africa e todas foram completadas. O povo ja acordou faz tempo jornalzinho

Julio MV

Foram iniciadas nos governos anteriores e nunca seriam inauguradas. Aí vem um cara sério e consegue concluir todas e ele ainda é chamado de incompetente. Essa não cola mais, o povo caiu na real, está faltando o que para vocês também trabalharem em prol do nosso Brasil ?

Julio MV

Qual o nome desse indivíduo que escreveu esta matéria ? Será que ele se esconde ? Sei lá.

Joe Zim

Oh “da Redação”: Quem é você afinal? Isso sim é um robô ?

Joe Zim

Oh “da Redação”: Quem é você afinal? Isso sim é um robô ?

webber!! 100 % GALOO

calma colunista vermelho , muita calma, dilma e lula, estavam inaugurando pontes na argentina, portos em cuba, com o nosso dinheiro, vc deve ter saudade desta epoca, pois deveria receber um pao com mortadela de comissao.

José Donizete Machado

Se continuar assim e se desligar de seus filhos, poderá ser reeleito.

José Donizete Machado

“É o que revela a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo…”
Depois esse jornal quer tratamento vip do presidente. Ora, vá plantar batatas.

CELSO CARDOSO

O título da matéria é suspeito e tendencioso. O certo deveria ser: “Bolsonaro corre para inaugurar obras iniciadas por lula e dilma e não concluídas”. Iniciadas, paradas, falta de verba, novos cálculos financeiros, novos aportes de dinheiro do povo, nova interrupção e por aí afora…

CELSO CARDOSO

O título da matéria é suspeito e tendencioso. O certo deveria ser: “Bolsonaro corre para inaugurar obras iniciadas por lula e dilma e não concluídas”. Iniciadas, paradas, falta de verba, novos cálculos financeiros, novos aportes de dinheiro do povo, nova interrupção e por aí afora..