Defesa da democracia e das instituições marca posses em Minas

  • por | publicado: 07/01/2022 - 09:26 | atualizado: 13/01/2022 - 17:17

Enéias Xavier transmite o cargo para Larissa Amaral, foto Orion Teixeira

Um discurso afinado, em favor das instituições, do serviço público e da democracia, marcou diversas posses em Associações de classe, nesta semana, em Minas. Ao ser empossada como a primeira mulher a presidir a Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), a promotora de Justiça Larissa Rodrigues Amaral vinculou a democracia à própria classe que representa, com foco na independência do Judiciário e do Ministério Público.

“Avançaremos na pauta do fortalecimento e valorização do Ministério Público. A autonomia e independência do Ministério Público são fundamentais para que os membros possam exercer seu papel constitucional livre de qualquer tipo de ingerência. Sem Ministério Público forte e independente não há democracia”, advertiu Larissa Amaral, apostando na unidade da classe.

Parcerias em defesa de carreiras

De acordo com ela, a união será fundamental para reafirmar a força da entidade, reforçada por parcerias com outras Associações de carreiras de Estado, entre elas a Amagis.

Ao transmitir o cargo, o ex-presidente da AMMP, promotor Enéias Xavier Gomes, fez um reconhecimento da dedicação e compromisso dos associados ativos e aposentados. “Descobri também um mundo de promotores e procuradores de Justiça, muitas vezes anônimos, que fazem um trabalho maravilhoso no dia a dia, que se dedicam de corpo e alma ao trabalho, que são verdadeiros abnegados”, apontou.

O corregedor-geral, Agostinho Azevedo, o presidente do TJMG, Gilson Soares, e do TRE/MG, Marcos Lincoln, cumprimentam o novo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos, foto Tiago Parrela/AMAGIS

Fortalecimento do Judiciário

Também na Amagis (Associação dos Magistrados Mineiros), a defesa e a valorização da classe foram atreladas ao fortalecimento do próprio Judiciário e da democracia. Segundo o presidente empossado, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a desvalorização da classe não afeta somente a função de juiz. “Enfraquece o Poder Judiciário, um dos pilares da democracia, e atinge frontalmente o cidadão, sobretudo o oprimido e que depende da pronta resposta do poder técnico da República”, alertou.

Apontou ainda que as tentativas de aprovação de reformas, como a administrativa, trazem riscos para a democracia brasileira. Na Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais (Affemg), a nova presidente, Sara Costa Félix Teixeira, criticou campanhas de desconstrução do serviço público.

Sara Costa Félix toma posse na Affemg, foto site da Affemg

“Acreditamos na atividade associativa, via associações e sindicatos ou outra forma, como instrumentos imprescindíveis para a democracia. Repetindo as palavras do Professor Pedro Demo, filósofo e doutor em sociologia, “o direito de associação está na origem da própria democracia. A democracia é o resultado de gente associada””, disse ela, buscando fortalecer parcerias com outras entidades do funcionalismo público no próximo triênio.

LEIA MAIS:

Diretoria da AMMP toma posse para o biênio 2022-2024

https://amagis.com.br/posts/juiz-luiz-carlos-rezende-toma-posse-como-presidente-da-amagis

https://www.affemg.com.br/blog/sara-costa-felix-teixeira-toma-posse-como-diretora-presidente-da-affemg

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1740
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments