Desmobilização do eleitor afeta rivais de Kalil na campanha

João Vitor, Áurea Carolina, Rodrigo Paiva e Nilmário Miranda, fotos Luiz Santana/ALMG, Vinicius Loures/Câmara, Facebook de Paiva e Cobertura Utópica/site PTMG

Além da influência da gestão do prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), sobre a campanha eleitoral, a desmobilização do eleitorado também desfavorece os rivais dele. O desinteresse pode até ser medido, quando se verifica o alto índice daqueles que dizem não saber em que irão votar na pesquisa espontânea, ou 45,4%. O dado é do instituto Paraná Pesquisas, na sondagem realizada entre os dias 20 e 23 de outubro e registrada no TSE sob nº MG 05471/2020.

Última chance após o feriado

A expectativa é que, após o feriado de finados (2/11), haja maior envolvimento do eleitor a duas semanas da votação em 15 de novembro. A previsão foi feita pelo diretor da Paraná Pesquisas , Murilo Hidalgo, durante o programa Entrevista Coletiva da TV Band Minas no sábado (24).

O segundo colocado nas pesquisas, João Vitor Xavier, por conta do maior tempo de TV, conseguiu crescer um pouco e se desgarrar dos demais. Sua campanha, no entanto, cometeu alguns erros, como, por exemplo, ter tirado do ar, Inexplicavelmente, a peça mais forte que tinha como alvo a ganância das mineradoras. Com ela, havia mostrado outro perfil do candidato, não só de oposição ao prefeito, mas combativo e desafiador dos poderosos.

O baixo crescimento dele e de outros concorrentes tem sido insuficiente para levar a disputa para o segundo turno, já que a soma das intenções de todos os rivais de Kalil não chega a 25%. Na avaliação estimulada, de acordo com a Paraná Pesquisas, quando são apresentados os nomes dos candidatos, o índice dos que não sabem cai para 5,7%, enquanto 11,2% optaram pelo voto nulo ou branco. Nessa, Kalil tem 59,5%, e é seguido por João Vitor Xavier (Cidadania), com 8%, e Áurea Carolina (PSOL), com 4,6%.

Rejeição na via centro-direita

Áurea Carolina está sofrendo do aumento do nível de conhecimento. Quanto mais fica conhecida, seu perfil de esquerda esbarra na resistência do eleitorado de centro direita e direita. Nilmário Miranda (PT) amarga o desgaste e massacre recentes que seu partido sofreu da grande mídia e de setores do sistema de justiça.

Os demais candidatos atingiram a seguinte pontuação: Bruno Engler (PRTB), com 3,9%; Nilmário Miranda (PT), 2,5%; Rodrigo Paiva (Novo), 2%; Professor Wendel (Solidariedade), 1%; Luísa Barreto (PSDB), 0,5%, e Marcelo Souza e Silva (Patriota), com 0,4%. E mais, Cabo Xavier (PMB), Lafayette Andrada (Republicanos), Marília Domingues (PCO), Wadson Ribeiro (PCdoB) e Wanderson Rocha (PSTU) alcançaram, cada, 0,1% das intenções de votos.

Padrinhos não funcionam

O candidato do Novo, Rodrigo Paiva, perdeu a oportunidade de vincular seu projeto ao do governador Romeu Zema, do mesmo partido. Ainda não teve sucesso nesse formato. Bruno Engler (PRTB) conta apenas com a vinculação à família Bolsonaro e com as redes sociais, mas foi engessado pelo próprio partido com briga interna.

Marcelo Souza Silva, presidente licenciado da CDL/BH, não conseguiu atrair para sua candidatura a insatisfação do comércio e do empresariado com o atual prefeito. Os demais não encontraram meios de alcançar o eleitorado apesar dos esforços feitos.

LEIA MAIS: Pesquisas confirmam: prefeito bem avaliado deverá ser reeleito

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
FRANK MACHADO (FRANK DRUIMAINI

KALIL JÁ GANHOU. O RESTO É LIXO. E O PIOR É OS CANDIDATOS A VEREADOR, MEU DEUS. O QUE É AQUILO…..????

Jr

Mano, não sou de BH, mas se fosse votaria no kalil de olhos fechados, o resto é lixo como vc mesmo disse, no mais vc tá reclamando de barriga cheia, sou do RJ e vc ficaria apavorado se visse o naipe dos candidatos a vereador daqui

FRANK MACHADO (FRANK DRUIMAINI

O RIO É O ESTADO MAIS KRENT
DO BRASIL. TERRA DE EDIR, CRIVELA E MALAFAIA. AS FAVELAS SÃO TODAS KRENTZ. ATÉ
O TRAFICANTE É KRENT, CONVERTIDO E BATIZADO NA CADEIA. TODOS UNGIDOS NO AMOR DE
JESUS. ERA PRA ESTAR UM PARAÍSO, POIS TODOS LEEM A PALAVRA DIARIAMENTE., ….KKK.O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Jr

hahahahahahahaha terra de charlatões, não é por nada que já esta sendo conhecido nacionalmente como Hell de janeiro

FRANK MACHADO (FRANK DRUIMAINI

A PASTORADA LOCAL ODEIA O KALIL. ELE DEU APOIO AO CARNAVAL, E A CIDADE, QUE MORRIA NO PERÍODO, AGORA REÚNE 5 MILHÕES DE JOVENS. ISSO FOI PÉSSIMO PARA O PLANO DELES DE “EXPANSÃO” E DOMINAÇÃO DA CAPITAL.

TENTARAM DE TUDO PRA BARRAR O CARNAVAL.

Marcio Cardoso

A Cidade está morrendo é agora!!!! Sem comércio, sem lazer, sem a alegria do comércio noturno, sem empregos… todos enganados por um vigarista, mentiroso que se diz religioso ou esportista quando melhor convém; ainda bem que não moro mais aí…. terra de analfabetos políticos!!! aliás, políticos por aí sempre foram jogadores, desde o tempo de Dirceu Lopes & cia!!!!

FRANK MACHADO (FRANK DRUIMAINI

SÓ 3 GRUPOS DE CRIATURAS NÃO GOSTAM DO KALIL:

1 – O GADO DE BOLSONARO, O MANDRIÃO AMIGO DE MILICIANOS CARIOCAS, E COMPRADOR DE 14 IMÓVEIS EM 10 ANOS, 5 EM DINHEIRO VIVO.

2 – KRENTZ DE SEITAS VÁRIAS, JÁ QUE KALIL RESSUSCITOU
BH, TRAZENDO 5 MILHÕES DE PESSOAS PRO CARNAVAL, MAS BH ERA UMA CIDADE MORTA
NESTA ÉPOCA, MAS ERA IDEAL PRA ELES ESPALHAREM SUAS DOUTRINAS E TOMAREM O
PODER.

3- MARIAS RAIVOSÍSSIMAS, REVOLTADÍSSIMAS,E 10
CONSOLADAS E QUE IDENTIFICAM MUITO O KALIL COMO GALO.

Jr

Não mora mais em BH, mas foi morar em uma cidade que esta perto de se transformar no RJ se não tomar cuidado como vc mesmo disse em outro comentário, ou seja, vc saiu de BH para morar em uma cidade que pode se tornar um novo RJ, só por curiosidade que cidade vc mora atualmente?

Marcio Cardoso

Eu não disse isso; disse apenas que falava de BH em outro tópico. A cidade que moro hoje é pacata, perto de BH, mas sem as falcatruas políticas daí!!!

Marcio Cardoso

Ainda estou falando de uma Cidade… que caminha nessa direção… se não se cuidar!!!!

Claudio Euzebio

GANHOU DE QUEM PEDERASTA,
IGUAL A PUTA DA DILMA QUE JA ESTAVA ELEITA PRO SENADO, E JUMENTO
E O ZEMA QUE ESTAVA EM TERCEIRO;.

Marcio Cardoso

Hehehe!!! Como tem analfabeto político nessa terra!!! Kallil ganha e BH perde, se ferra com suas mentiras!!!!

FRANK MACHADO (FRANK DRUIMAINI

KALIL JÁ GANHOU. O RESTO É LIXO. E O PIOR É OS CANDIDATOS A VEREADOR, MEU DEUS. O QUE É AQUILO…..????

Marcio Cardoso

Eta povo analfabeto político!!! Se Kallil acabou com o Comércio, fingiu que combateu a COVID, com apoio de medições de alambrados e de temperatura corporal, não vote nele!!! É ser muito burro. O homem gozou os religiosos, o comerciante, o povo em geral e ainda vai ganhar??? Vote em qualquer um, por exemplo um do mesmo partido do Governador… pode ser que dê certo!!! Aghora, votar nesse cara?????

FRANK MACHADO (FRANK DRUIMAINI

SÓ 3 GRUPOS DE CRIATURAS NÃO GOSTAM DO KALIL:

1 – O GADO DE BOLSONARO, O MANDRIÃO AMIGO DE
MILICIANOS CARIOCAS, E COMPRADOR DE 14 IMÓVEIS EM 10 ANOS, 5 EM DINHEIRO VIVO.

2 – KRENTZ DE SEITAS VÁRIAS, JÁ QUE KALIL RESSUSCITOU
BH, TRAZENDO 5 MILHÕES DE PESSOAS PRO CARNAVAL, MAS BH ERA UMA CIDADE MORTA
NESTA ÉPOCA, MAS ERA IDEAL PRA ELES ESPALHAREM SUAS DOUTRINAS E TOMAREM O
PODER.

3- MARIAS RAIVOSÍSSIMAS, REVOLTADÍSSIMAS,E 10
CONSOLADAS E QUE IDENTIFICAM MUITO O KALIL COMO GALO.

Marcio Cardoso

Nem distingue Política de Esporte… analfabeto político… e fanático esportivo…