Efeito Coronavírus piora avaliação de Bolsonaro, apontam 2 pesquisas

Em queda: quatro institutos apontam perda de avaliação, foto Marcos Corrêa/PR

Para 41% dos brasileiros, o Brasil está piorando, segundo a pesquisa digital feita pela empresa Quaest Consultoria e Pesquisa entre os dias 19 e 23 de março. A medição foi feita por duas vezes em um mesmo mês em função do impacto avassalador da chegada da epidemia do coronavírus. De 3 de março, que era de 38%, até o dia 19, a avaliação do brasileiro foi afetada. Para outros 29% (eram 27%), o país está parado. Outros 26% consideraram que está melhorando; eram 33%.

A piora não foi efeito só do novo vírus e seu poder de destruição, mas há relação direta com a avaliação do governo de Bolsonaro. No mesmo período, a desaprovação dele foi de 47% para 51%, enquanto a aprovação caiu de 52% para 46%. A movimentação negativa de quase 10 pontos percentuais (a soma do aumento da rejeição com a perda de aprovação) foi estimulada pelas posições contraditórias e erráticas do presidente ante a crise sanitária.

Presidente se opõe a governadores

Além de ignorar as orientações da Organização Mundial de Saúde e de seu próprio Ministério da Saúde, ele foi contra e brigou com os governadores que tomaram duras decisões contra a epidemia.

Diante de tudo isso, e longe da briga política, o cidadão comum está mais pessimista. Na mesma consulta, 72% dos brasileiros confessaram estar ‘preocupados’ com o futuro do país. Outros 11% se dizem ‘revoltados’; apenas 3% estão entusiasmados; 13% mantiveram o otimismo e 1% está conformado.

Perfil dos entrevistados

Num sentimento de decepção, 41% acham que o governo é pior do que ‘esperavam’; para 38% é do que jeito que esperavam; outros 17% consideraram melhor do que esperavam. O perfil do eleitor mais insatisfeito é jovem (56%), pobre (57%), feminino (56%), do Nordeste (62%) e Norte (54%), com tendência mais à esquerda (89%) e ao centro (59%) do pensamento político.

A amostra contou com 1.000 respondentes de 114 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. Após a coleta, o time de dados da Quaest pós-estraticou os dados usando variáveis como gênero, idade, região, escolaridade e religião. Esse trabalho estatístico, segundo a empresa, é importante para garantir o balanceamento da amostra.

A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%. Foi realizada entre os dias 19 e 23 de março, com eleitores brasileiros com idade acima de 16 anos. A pesquisa é feita por recrutamento digital via convites aleatórios em painel de eleitores (questionário com autopreenchimento).

Identificando opiniões diversas

Na segunda pesquisa, realizada pelo instituto Ideia Big Data entre os dias 24 a 25 de março. De acordo com seus dados, 40% desaprovam o governo Bolsonaro; 28% aprovam e 26% não aprovam nem desaprovam. Em janeiro, respectivamente, esses números eram 34%, 30% e 31%.

A pesquisa da Ideia Big Data buscou identificar opiniões dos entrevistados sobre a realidade brasileira, agravada pela pandemia de Coronavírus.

A pesquisa foi realizada com pessoas de 18 anos ou mais, de todo o Brasil. A amostra é formada por 1.555 entrevistas, ponderadas para ter representatividade por faixa etária, gênero, escolaridade, classe social e regiões brasileiras.

A margem de erro é de 3.15 pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram feitas via telefone celular, sendo que todos os questionários foram checados para verificação de inconsistências.

Pesquisa: 61% acreditam que coronavírus chega ao Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Humberto Gomes

De maneira nenhuma, a avaliação foi feita com certeza com a minoria esquerdista que detestam o presidente da republica e as reportagens são feitas para quem também é um esquerdista ignorante!

Marcelo Fã do Moro

Kkkkkkkkkkk!!!
Se isso está publicado NESTA coluna, de mais um sociopata-esquerdóide-urubu-de-plantão, podemos ficar TRANQUILOS! É exatamente o contrário! O que se vê é o povo dando uma banana pro pânico instalado pelos canalhas da imprensa e saindo às ruas, apoiando o Presidente e pedindo para voltar a TRABALHAR!

Marcelo Gomes

Kkkkk olha as pesquisas kkkkkkkk só olhar as redes sociais e verá que Bolsonaro ficou muito mais forte. Por exemplo o Doria já tem até movimento pra impechemt

Marco Aurélio

VCS TB PERDERAM CREDIBILIDADE DO PÚBLICO… ACORDA JORNAL.

Gerson Mafra

Foi O Bolsonaro que criou o vírus no seu condomínio!

anjoluso

Uê… o bozo disse que foi a esquerda.

vinicius silva

O Portal Uai cada vez mais esquerdista, será que foi cortada a entrada de verba publica no grupo Estado de Minas do qual este portal faz parte.
acabou o pão com mortadela Uai.

anjoluso

aeh gado…agora é milicia com laranjada.

Roberto Andrade

O nome da novela é chocolate com laranja.

Lularápio Sincero

Pelas pesquisas, hoje o presidente seria o Haddad, e a Dilma seria senadora mais votada do Brasil. Que triste fim, EM!

Simpson Limonge

Inacresitável que ainda existam tantos que apoiam. Brasileiro é burro mesmo e gosta de sofrer.

Rogério de Araújo Barbosa

China detona o mundo com o coronavírus e no “Brasil” o Presidente que é o culpado. PQP……….

Luiz Carlos

Essas pesquisas esquerdopatas que tentam minar o presidente não vai dar certo!!! O Povo já esta acostumados com essas pesquisas fajutas e arrumadas que não servem para nada !!!

#SOMOSTODOSBOLSONARO
#B38

Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!!!!

Gilney

Credibilidade. É isto que este jornal tem perdido. Desconfiamos até mesmo de noticias verdadeiras e corretas.

Gilney

UAI supera a Globo no ativismo politico e ideologico. Lamentável o ponto que chegou este ex-grande jornal dos mineiros.

Gilney

Voces sabiam que o diretor da OMS não é médico e veio de um pais comunista e ditadorial? Inclusive trabalhou para um governante ditador. Lá também tem politicagem ideológica.

Uther Pendragon

Portal Uai cada vez mais cópia do Uol, virando lixo, cancelei a assinatura de um, cancelo a do outro também