Entidades sindicais rebatem Zema e cobram retratação pública Entidades sindicais rebatem Zema e cobram retratação pública

Entidades sindicais rebatem Zema e cobram retratação pública

Representantes de policiais levaram reivindicações a Agostinho Patrus, foto Sarah Torres/ALMG

Numa reação conjunta, entidades ligadas ao funcionalismo rebateram as críticas do governador Romeu Zema (Novo) e até cobraram retratação pública. Caso contrário, poderão recorrer à Justiça por difamação e calúnia contra ele. Em consenso, todos o tacharam de “irresponsável” pelas declarações feitas, sem apuração e sem provas.

Durante live, na segunda (20), Zema afirmou que “o pessoal que estava acostumado com ‘rachadinha’ e não sei mais o que, agora fica dando do contra” a reforma da Previdência. Disse, ainda, que, durante o governo anterior, as entidades “não levantaram a mão quando o funcionário público estava sendo prejudicado”.

Onze associações e sindicatos ligadas aos servidores da polícia civil, polícia penal e agentes socioeducativos divulgaram nota de repúdio. A mesma iniciativa teve o Sindicato dos Médicos e o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas (Sindifisco-MG).

Policiais veem gravidade na acusação

Além de contestar as acusações, os primeiros afirmaram que, ao contrário das críticas, impetraram dezenas de ações judiciais contra o governo anterior em defesa dos direitos das categorias que representam.

“Contudo, causa assombro e preocupação uma afirmação com a gravidade deste teor, sem a precedência de apuração e, principalmente, o esclarecimento dos fatos suscitados, tal como se preconiza como dever do Estado, e não a simples propalação de frases e raciocínios levianos. É, no mínimo inquietante, testemunhar a irresponsabilidade de um chefe de Estado que ignora seu papel histórico e desconheça o real valor do que profere publicamente, sobretudo ao utilizar-se de ilações assentadas sobre preconceitos e generalizações. Diante de uma afirmação tão contundente, conclama-se que as autoridades competentes apurem os fatos e adotem as medidas cabíveis”, apontou o coletivo de entidades. Eles ainda cobraram retratação pública de Zema.

Sindifisco acusa ‘boquinhas’

O presidente do Sindifisco-MG, Marco Couto, disse que o partido Novo, de Zema, tem o mal costume de medir os outros pela própria régua. “Apesar de crítico, no discurso, à dita “velha política”, o governo Zema, segundo dados do portal transparência, emprega ou empregava em cargos de comissão de recrutamento amplo (secretariado ou não) quase uma dezena de ex-candidatos ao parlamento derrotados nas urnas em 2018 pelo partido Novo. Seriam as famosas ‘boquinhas’ que tanto prometeu acabar em seu governo? Mais uma da série faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, apontou, ao avaliar como “infeliz” as críticas do governador.

O vice-presidente do Sindifisco, Hugo Sena, disse que o governador, na condição de neto e herdeiro do império Zema, “continua se achando e agindo como se o Estado fosse puxadinho de sua empresa”.

“Fala irresponsável”

Em nota, representantes do Sinmed-MG afirmam que a fala de Zema é “irresponsável”, porque “desconsidera lutas importantes na preservação e conquistas de direitos realizadas pelos movimentos sindicais”.

“O Sinmed-MG entende que o governador está atribuindo às entidades de defesa dos direitos da categoria a prática de crimes e favorecimentos ilícitos de natureza patrimonial. É irresponsável a fala do representante do Executivo mineiro porque desconsidera lutas importantes na preservação e conquistas de direitos para a categoria, realizadas pelos movimentos sindicais onde, a esse respeito, nossa entidade sempre esteve presente”, diz a nota do sindicato.

LEIA MAIS: Zema troca o ‘consenso’ da reforma da previdência pelo palanque

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 0
Views:
3184
Categorias:
EconomiaPolítica

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Zema, volte a fazer o que tem competência, isto é, vender eletrodomésticos para pobres a juros extorsivos.

Guilherme Queiroz de Almeida

Zema, reeleito no primeiro turno em 2020.

Victor Joao

Vão se retratar por dizer que ele quer revogar a lei áurea também?

Leandro Moreira

Zema só falou o que todos os brasileiros sabem a décadas, rachadinha sempre existiu, a câmara de BH está infestada dessa prática que é pior que o coronavírus.

Uther Pendragon

O governador só falou verdade, enquanto os sic sindicatos, sabe-se lá porque, ficavam caladinho no governo PT, resolveram ficar bravinhos depois que o PT do toma lá da cá saiu do governo. Com a palava os sindicatos para esclarecerem por que permaneceram calados enquanto o funcionalismo recebia salário parcelado, por exemplo e nenhuma grevinha saiu.

Sebastiao Nogueira

A grande maioria dos sindicatos são administrados por membros do PT, PSOL, PSTU e PC do B.

Luiz Carlos

O nosso Governador se Elegeu as custas de Empresários em peso, e ele não tem capacidade nenhuma de gerir um Estado. O que ele faz de melhor era vender eletro e explorar a população !!