O Comando do Exército ensinará os idiomas espanhol e guarani no quartel do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica, em Campo Grande (MS), que faz fronteira com o Paraguai - Foto: Divulgação/9º B Com GE
O Exército, via Comando Militar do Oeste, contratou o ensino dos idiomas espanhol e guarani, que são oficiais no Paraguai. “Como forma de nivelamento (…) para fins de atender às necessidades do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica”. É o que diz trecho da súmula do Comando Exército que anunciou a contratação da empresa Lone Star Idioms.
Criado em 2012 e localizado em Campo Grande (MS), o 9º B Com GE é uma unidade da área das Comunicações do Exército. Entre outras justificativas para a existência do batalhão, estão a instalação, exploração e manutenção dos diversos sistemas entendidos como de comunicações, de guerra eletrônica e de tecnologia da informação (TI).
Essas ferramentas da TI são desenvolvidas, portanto, como forma de atender missões do Comando Militar do Oeste em operações de fronteira.
A missão principal daquela unidade, portanto, é a de monitorar a fronteira Oeste brasileira. É a partir de lá, por exemplo, que se dá a operação de Comando e Controle do Programa Sisfron – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras.
Diretamente com o Paraguai, a fonteira do Brasil tem extensão de 1.365,4 km. Em linha, ao Norte, tem sequência a maior divisa, da Bolívia, com 3.243,2 km (Fundação Alexandre Gusmão). O país possui, ao todo, 15.300 km de fronteira seca, por rios e divisor de águas:
Por R$ 707.975,95, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras realizará 600 horas de treinamento de voo em rota da aeronave Airbus 319/320 para quatro pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB). Os militares fazem parte do quadro de pilotos do Airbus que presta serviços à Presidência da República. Contrato, em vigor há dois meses, deverá ser cumprido até outubro de 2021.
#Sisfron #9BComGE #ComandoDoExército #Paraguai #GuerraEletrônica #Guarani #Espanhol #Airbus #FAB #PresidênciaDaRepública #Pilotos #Bolívia #Azul #AzulLinhasAéreas #Fronteira
Os atos do novo prefeito de BH, Álvaro Damião (União), que foi empossado, nesta quinta…
A Cemig Distribuição S.A. fará captação de R$ 1,5 bilhão. Operação será via emissão de…
Parece que o combate à corrupção no Brasil ainda tem fôlego. A expectativa ressurge após…
A partir da próxima quinta-feira (3/3), quando será empossado prefeito de BH, oito dias após…
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), relança, em sua sede,…
A carteira de clientes brasileiros potencializa a meta da Wabtec Corporation, líder global em locomotivas…