FAB (Força Aérea Brasileira) produziu fotos e vídeo dos combates aos incêndios na Amazônia que desmentem o presidente Jair Bolsonaro. No sábado (24), porém, ele negou que a Floresta Amazônica esteja em chamas. De acordo com o presidente, as queimadas ocorrem em áreas desmatadas. Contudo, as imagens produzidas por militares nas operações da Aeronáutica, realizadas ontem mesmo, mostram um cargueiro C-130 Hércules despejando água sobre foco de incêndio em área de floresta fechada.
“As unidades nossas já estão começando a trabalhar na região. Agora, a floresta não está pegando fogo como o pessoal está dizendo. O fogo é onde o pessoal desmata”, declarou o presidente, na saída do Palácio Alvorada, em Brasília. Contudo, não apenas o material no Portal da FAB contradiz Bolsonaro. Imagens dos satélites da NASA também mostram os incêndios na floresta.

Operação da FAB
Além disso, a FAB informou que está operando duas aeronaves C-130 Hércules a partir do aeroporto de Porto Velho (RO). “O C-130 conta com o sistema chamado MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System. O equipamento é composto por cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira do avião, podendo carregar até 12 mil litros de água. Para realizar a missão, o avião tem que sobrevoar a área do incêndio a uma altura de 150 pés (aproximadamente 46 metros de altura). O lançamento, por meio de pressão, dura sete segundos e a própria inércia se encarrega de espalhar o líquido sobre o fogo, por uma linha de 500 metros.”, informa a FAB.

VÍDEO GRAVADO PELA FAB
#FAB #C130Hércules #IncêndiosNaAmazônia #Amazônia #Bolsonaro #MAFFS NASA
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.