Fotos e vídeo da FAB desmentem Bolsonaro - Além do Fato Fotos e vídeo da FAB desmentem Bolsonaro - Além do Fato

Fotos e vídeo da FAB desmentem Bolsonaro

  • por | publicado: 25/08/2019 - 07:15 | atualizado: 04/11/2019 - 16:49

Imagem feita do interior do C-130 Hércules, no momento em que despeja água sobre focos de incêndio na floresta densa da Amazônia. A imagem ilustra material das operações da FAB realizadas sábado (24) - Foto: Tenente Igor/Ala 6/FAB/ Divulgação

FAB (Força Aérea Brasileira) produziu fotos e vídeo dos combates aos incêndios na Amazônia que desmentem o presidente Jair Bolsonaro. No sábado (24), porém, ele negou que a Floresta Amazônica esteja em chamas. De acordo com o presidente, as queimadas ocorrem em áreas desmatadas. Contudo, as imagens produzidas por militares nas operações da Aeronáutica, realizadas ontem mesmo, mostram um cargueiro C-130 Hércules despejando água sobre foco de incêndio em área de floresta fechada.

“As unidades nossas já estão começando a trabalhar na região. Agora, a floresta não está pegando fogo como o pessoal está dizendo. O fogo é onde o pessoal desmata”, declarou o presidente, na saída do Palácio Alvorada, em Brasília. Contudo, não apenas o material no Portal da FAB contradiz Bolsonaro. Imagens dos satélites da NASA também mostram os incêndios na floresta.

Sobrevoo de helicóptero da FAB sobre área de incêndio dentro da Floresta Amazônica. Foto: Reprodução/Redes Sociais de Portugal

Operação da FAB

Além disso, a FAB informou que está operando duas aeronaves C-130 Hércules a partir do aeroporto de Porto Velho (RO). “O C-130 conta com o sistema chamado MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System. O equipamento é composto por cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira do avião, podendo carregar até 12 mil litros de água. Para realizar a missão, o avião tem que sobrevoar a área do incêndio a uma altura de 150 pés (aproximadamente 46 metros de altura). O lançamento, por meio de pressão, dura sete segundos e a própria inércia se encarrega de espalhar o líquido sobre o fogo, por uma linha de 500 metros.”, informa a FAB.

Cargueiro C-130 Hércules da FAB no momento em que despejava água sobre área de foco de incêndio na Floresta Amazônica. Essa aeronave decolou do aeroporto de Porto Velho (RO) – Foto: Tenente Igor/Ala 6/FAB/ Divulgação

VÍDEO GRAVADO PELA FAB

https://youtu.be/83pH3bUDCXM

#FAB #C130Hércules #IncêndiosNaAmazônia #Amazônia #Bolsonaro #MAFFS NASA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
64 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Gomes

Agora temos um jornalista especializado em combate a incêndios. Aff é o fim….

Everson Elias Gonçalves de Oli

O cara prefere defender o presidente a acreditar em fatos. É o colapso da comunicação.

Claudio Machado

Everson, o fanatismo Bolsonariano impede a muitos de ver ou ir em busca de verdades. Esse desgoverno não precisa nem de oposição. Se autodestroi,porém quem paga a conta é o povo.

Webson Dantas

Jornal idiota e esquerdista mais uma praga em nossas vidas, só aproveita esportes e olhe lá

Atanagildo Mello

Uma pena vc pensar desta forma. Agora o Brasil virou um país de esquerda por descordar da informação do nosso presidente.Essa polarização é burra.

paulo silva

Não é isso, Atanagildo. É que a frase do presidente “A amazônia não está em chamas” não quer dizer que um dos 25000 focos de incêndio não seja na floresta. Quer dizer que não há motivo para essa histeria internacional, até porque os incêndios desse ano são como os do ano passado. A NASA já mostrou que está dentro dos mesmo 15% da série histórica.

Já o Webson, tem razão, porque uma foto mostrando um avião apagando chamas numa floresta NÃO INVALIDA de forma alguma as palavras do PR. Só com muito má vontade vc consegue escrever um artigo como desmente a própria manchete !

GaloDoido

Meu Deus, com esse raciocínio o país vai se ferrar: desgoverno acima de tudo e milícia acima de todos.

GaloDoido

Sapão: Se a esquerda é símbolo de “praga em nossas vidas” é com certeza também a parte crítica do seu cérebro que raciocina; pense um pouquinho e tente desvendar tudo que a extrema direita criou nesses 6 meses de desgoverno, não dói…
Acredito que ainda haja tempo para você e outros milhões de brasileiros.
“O pecado de não participar da política é sem dúvida um dia ser governado por um imbecil.”

Samuel

Fácil.. então não leia, Mrs. das Antas..

Maurizio Marcos

Contra fatos não há argumentos… os caras vêm o avião despejando água na floresta em chamas e ainda assim contestam… como o Bolsonaro fez com diretor do INPE, se a notícia é ruim a culpa é do mensageiro… Santa ignorância…

Ze das couves

Não me referi a seu comentário. Bem colocado por sinal.

tonymontana

Não sua mula, contestam um vídeo que mostra menos de 10 hectares de floresta sendo queimado ser usado como comprovação absoluta de que toda a Amazônia está em chamas.

Todo esquerdista tem problemas com de proporção e números, por isso todo país que administram quebra.

Vocês vêm uma árvore queimando e acusam histericamente que toda a floresta está em chamas, pqp.

Vai na Amazônia primeiro para ter noção da imensidão da floresta antes de achar que um videozinho de 1 minuto mostra a real situação de toda região, já estive lá é sei a besteira que vcs falam baseados em um vídeo de 1 minuto.

Murilo Garcia Valadares

Lamento informar mas os satélites da NASA mostram destruição quase total. A NASA agora é esquerdista petista psolista também, jumento?

tonymontana

Kkkkkkkkkkkkk, queima quase total? acabou a mata então? a NASA mostra isso é? não sobrou nada? queimou um território maior que a Europa inteira então? já que a destruição é quase total, então fudeu, pqp, acho que nem precisava da NASA então, qualquer câmera de TV num helicóptero mostrava a DESTRUIÇÃO QUASE TOTAL, pqp, eu sou o jumento e você a mula, entendi a cantada mas meu negócio é mulher, mas destruição foi quase total então? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Murilo Garcia Valadares

Bem que o psicopata tentou mas o Macron entregou e o mundo inteiro caiu de pau no Bozo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Evandro

Só psiquiatra

Ze das couves

Na idade média Galileo passou por algo muito interessante. Mostrava as pessoas que atraves de um telescópio podiam ver a lua mais próxima. Muitos dos clérigos se recusavam, não acreditando, ou por questões dogmáticas achavam que não era possível ver longe, mesmo com o inventor e o telescópio a mão.

Mais de 500 anos depois, Bolsonaro e seu eleitorado cativo estão na mesma mentalidade, achando que o que desafia seus dogmas tem de ser esquerdista, não interessando a clareza dos fatos e a idoneidade de quem os apresenta.

História se aprende para não cometermos os mesmos erros. Infelizmente o brasileiro pela baixa educação que pode ser verificada pelos comentários abaixo, erra na escolha de seus representantes, sejam eles de esquerda ou de direita. O que é comum é o apelo populista e imediatista que ambos – petralhas e bolsominios – abraçam como os clérigos o faziam, por pura ignorância e dogmatismo.

Maurizio Marcos

Muito pertinente e esclarecedor seu comentário. Muito bom saber que no meio de tanta ignorância ainda se encontram pessoas lúcidas assim como você…

tonymontana

Comentário ridículo, o vídeo de uma região ínfima da floresta só mostra que a matéria é mal intencionada.

Histéricos de esquerda que apoiam uma canalhice destas, a vida toda foram assim, aparece uma árvore queimando e falam que as girafas da Amazônia estão sendo dizimadas.

Fora o fato de você pagar de isentão, se fosse isentão teria a decência de reconhecer que um vídeo que não cobre 10 hectares de floresta legítima o argumento de que ela está sendo devastada.

Mas agora todo esquerdista finge ser isentão.

Mas você já defendeu muito a esquerda nos comentários Zé das Couves, não adianta pagar de isentão agora.

Everson Elias Gonçalves de Oli

Meu caro, imagens de satélite mostram que é a floresta em chamas. O vídeo apenas reforça isso. Agora, se você prefere defender o presidente a acreditar em fatos, estaremos diante do colapso da informação.

tonymontana

Que imagens de satélite? a própria NASA mudou 3 vezes a análise, uma hora estava na média, depois abaixo da média é por último acima da média dos últimos 15 anos, foto de qual satélite? em qual fonte você viu?

Ze das couves

NASA esquerdista? Aqui. Põe um homem na lua e depois vem conversar. Ah! Esqueci. Você é terraplanista e acha que foi tudo em estúdio de Hollywood.

tonymontana

Onde eu disse que a NASA é de esquerda seu debiloide? onde eu disse ser terraplanista e que o homem não foi a Lua? larga de ser imbecil, comemoro muito a ida do homem a Lua, mesmo porque foi a vitória dos EUA contra a URSS, do Capitalismo sobre o Comunismo, ainda quebro o pau com idiota útil que cai nessa imbecilidade.

Quanto a NASA é fato que nestes dias mudou 3 vezes os números em relação a Amazônia, não estou inventado nada, não sou isentão, sou Bolsonaro e assumo isso, não caio é no papo de que PT, PSDB e centrão são oposição entre si, só otário acredita nisso.

Ze das couves

Os fracos de cerebro sempre apelam. TinyBrainMontana, leia o que o diretor presidente da NASA disse, validando a conduta do INPE, e confirmando todos os dados. Impressionante sua capacidade de aceitar sem questionar. Muito fácil falar que o outro e’ esquerdista – a discussão acaba ai, nao e’ mesmo? A única coisa que vi voce falar ate agora que e’ 90% verdade e’ que PT, PSDB e Centrão não são oposição. Isto e’ 90% verdade. Falta apenas a adesão do PSL. Ou voce acha que mudando PF, Receita e COAF se sustenta?….. Inocente.

Everson Elias Gonçalves de Oli

Meu caro, a NASA publicou os dados, o problema é a interpretação enviesada que as pessoas fizeram (tanto quem é de situação, quanto quem é de oposição).

Por causa de imprecisões no texto, já corrigidas pela Nasa, o conteúdo virou argumento para quem afirma que a temporada de queimadas no Brasil está mais amena do que em anos anteriores.

Antes das atualizações, o texto afirmava que o número de incêndios na Amazônia estava abaixo da média dos últimos 15 anos. O texto destaca, agora, que “as observações de satélite mostram número de incêndios na Amazônia próximo à média em comparação aos últimos 15 anos”. E completa: “embora a atividade esteja acima da média no Amazonas e, em menor escala, em Rondônia, está abaixo da média nos estados do Mato Grosso e Pará”.

Eis o motivo das divergências. A NASA apresenta dados de acordo com os Estados, mostrando que houve aumento em alguns e queda nos outros.

tonymontana

Que imagens de satélite? a própria NASA mudou 3 vezes a análise, uma hora estava na média, depois abaixo da média é por último acima da média dos últimos 15 anos, foto de qual satélite? em qual fonte você viu?

Ze das couves

Exato. Como os clérigos, não querem aceitar. Colocam quem os contrária na fogueira, dizendo ser ateu (aqui eles invocam o esquerdismo, como se isto existisse). Criam factoides para subsidiar sua existência, que naturalmente, não é sustentada pela clareza dos fatos.

Ze das couves

Lamentável. Eu me referia a ambos satélites INPE e Nasa que analfabetos funcionais (e isentões) como você fazem questão de ignored e reverberar. Será que os satélites são esquerdistas? Por isto fazem o que seu “mito” faz. Gritam para ver quem fala mais alto, mas lembre-se – contra dados não há o que refutar. Vá estudar, “tinymontana”… kkkk

tonymontana

INPE esta em reformulação justamente por manipular numeros, NASA alem de mudar os numeros várias vezes estes dias acabou afirmando finalmente que os incêndios sazonais estão na média dos últimos 15 anos, fica lendo DCM e 24/7 da nisso.

Não sou isentão, sou Bolsonaro 2022.

Quanto a matéria repito que usa uma imagem que não cobre 10 hectares para criticar o Bolsonaro, continua cretina como era, independente das imagens de satélite, não finge que você não entendeu não que essa hipocrisia só te queima.

Ze das couves

Manipular? Fale baseado em conhecimentos que obviamente você não tem. Os fatos nao atendem a ideologia? Mudem-se os fatos. Já foi amplamente corroborado a congruência dos dados da NASA e do INPE. Há algo que me espanta nas suas colocações é a agressividade. Estou apenas relatando fatos e discutindo dados, e você com e qual propriedade questiona o trabalho do INPE? Você tem formação em ciência da computação? Entende de imagens multiespectrais? Sabe que a banda de infravermelho permite visualizar através das nuvens? Sabe que a fumaça produz um espalhamento de luz (Rayleigh) que distorce os espectros e com isto pôde-se inferir que de fato é fogo? Que pelo georeferenciamento das imagens e correlação com onde já havia desmatamentos se substância inequivocamente a acao deliberada?

Não me venha com ideologia, TinyDickMontana. Venha com ciência e fatos, e nao reverbere o obscurantismo de seu mito pois você só passa vergonha.

Ze das couves

Voce que precisa se preocupar em estar queimado. Eu estava comentando o fato de que independente dos dados e os fatos se apresentarem de maneira clara, voce assim como os cegos seguidores de Bolsonaro acreditam no que ele fala, em teoria da conspiração, em horóscopo, em Olavo de Carvalho, em Terraplana, em criacionismo. Este foi o salto “intelectual” que elegeu o presidente. Ou vai negar?… quem salva são os libertários que o Guedes possui na equipe.

Ze das couves

E’ lindo quando a gente acerta um nervo, nao e’? Pegou direitinho aonde doi. Voce sabe muito bem porque doeu – porque e’ verdade e voce sabe. Por isto, fica agressivo, voce e aqueles que acham linda sua resposta. Faz arminha que passa a dor.

tonymontana

Vídeo de 1 minuto segundo o jornalista representa toda a Amazônia, uma região ínfima que não cobre 10 hectares de floresta representa toda a Amazônia? pqp

Ou o jornalista é burro ou mau caráter, provavelmente os dois, por isso todo país governado pela esquerda quebra, não tem nenhuma noção de proporção e de números, não tem a mínima noção do tamanho da floresta, provavelmente urbanoides de boteco que não conhecem um parque estadual , muito menos uma floresta Amazônica, além disso tem o mau caratismo que tenta manipular as pessoas e desmoralizar o governo.

Repetindo para os idiotas úteis esquerdistas, um vídeo de 1 minuto de queimada não representa nada e não justifica o argumento de que a floresta está em chamas.

Ze das couves

Satélite.

tonymontana

Satélite nao mostra aumento maior do que a media dos ultimos 15 anos, vai ler a nota da NASA.

Visn Solo

Resta saber como se classifica uma área desmatada e uma área normal.Sera que o responsável pela reportagem tem tal conhecimento para isso ? Ou pegaram apenas uma foto de uma área próxima pra distorcer tudo.

Pereira Faria

Pior é o ladrao que tá preso…

Ricardo Caldeira

a FAB fazendo um vídeo contra o Brasil, com intenção de prejudicar Bolsonaro e passa para vcs petralhas? querem enganar quem seus caras de pau? acabou a roubalheira, e é melhor Jair se acostumando, pra doer menos. só sobraram um pouco de trouxas, que gritam lula livre de graça, o resto é componentes da quadrilha lula-babá e seus quarenta mil ladrões.

Murilo Garcia Valadares

“Vídeo contra o Brasil”? Contra o Brasil está o psicopata que incentiva a destruição e ocupação da floresta por grileiros, garimpeiros, mineradoras, agricultores e outros destruidores. Mas o mundo todo se virou contra ele que teve que colocar o rabinho entre as pernas kkkkkkkkkkkk CHOLA MAIS PATRIOTA kkkkkkkk

Ricardo Caldeira

tudo que é a favor dos petralhas é contra o Brasil.

Murilo Garcia Valadares

Destruir a Amazônia é a favor dos petralhas?

Ricardo Caldeira

é sim, inclusive acertaram nas redes sociais de botar fogo lá, o lula e outros petralhas já falaram em botar fogo no Brasil, eu até pensava, antes do dia 10 de agosto, que era em sentido figurado, mas eu estava enganado.

Murilo Garcia Valadares

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Fonte: Twitter do Carluxo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bia Natureza

Não sou especialista em incêndios, mas também não sou tão leigo,é fato que tem incêndios na Amazônia sim,o que estranho é; como um lugar tão humido, pode ter tantos incêndios? Porque em varios estados do Brasil,a humidade da Amazônia recebe o nome de rios voadores?

Murilo Garcia Valadares

Pior que o psicopata que está na presidência só mesmo os psicopatas que o idolatram e fingem que os desmandos deste são “coisas da esquerda” kkkkkkk acordem bozolóides, petralhas com sinal trocado kkkkkkkkkkk

Edson Neto

O LULALADRÃO ESTÁ PRESO, BABACA, KKKKKKKKKKKKKKK

Ricardo Caldeira

viu o tanto de bobagens wue vc falou, que o macron falou que toda esquerda decadente munfial falou? era tudo mentira e agira tem que botar o rabinho no meio das pernas. é nisso que dá em querer fazer acusações rápido demais, sem verificar direito. petralhas fazem isto como uma auto defesa, são bandidos, mas quem não roubou e faz o mesmo que eles ou é inocente(sem malicias) ou é burro mesmo. sai fora desta linha de pensamento se una aos brasileiros do bem, ainda dá tempo.

Murilo Garcia Valadares

Brasileiros de bem: grileiros, madeireiros, garimpeiros, mineradoras, agricultores, milicianos, pastores evangélicos e gestores que tentam sabotar os orgãos de controle para poder livrar a cara de familiares criminosos. Não, obrigado mas fico fora desse GADO com muita honra,

Ricardo Caldeira

grileiros, milicianos, bandidos, corruptos, maconheiros, ministros do stf que não conseguem passar em concurso público, aborteiros, pornográficos, inimigos das famílias e dos bons costumes são todos do seu lado, do meu estão os que sobraram dos que vc citou, policiais, militares, juízes que cumprem sua obrigação, religiosos que tem fé, famílias decentes, trabalhadores pagadores de impostos e gente assim. gente da sua turma queremos na cadeia, gente como os do meu lado vcs querem matar, dar facadas.

Murilo Garcia Valadares

Religiosos de fé: Bozo (católico, evangélico ou maçon dependendo da conveniência), Malafaia, Valdemar, Edir Macedo….entendi.

Ricardo Caldeira

sou católico de verdade e conheço um monte de padres que são pura fé, que nos ajuda a encontrar o caminho preparado para cada um de nós. não posso dizer nada dos que vc citou, não os conheço, nunca vi um culto deles. quando digo que não posso dizer nada é nem de bem nem de mal. Bolsonaro realmente não é católico, mas isto esta longe de o considerar corrupto, o que parece ser a condição de todos nossos ex presidentes pós militares, exceto Itamar Franco. palhaço, pra mim, é apoiar quem te rouba. palhaço seria eu se não me revoltasse com isto, se não combater caras como vc, que pra mim ou é bandido oy idiota que quer me levar junto para a miséria.

Voltaire Lemos

Presidente? Temos um presidente? Então tá… Quanto aos incêndios na Floresta Amazônica: sempre aconteceram e é preocupante, mas parece que este ano o mundo resolveu se pronunciar.

Flavio Guimaraes

Que porcaria de matéria, tipica deste jornaleco.

GaloDoido

O país está em chamas e as pessoas estão pensando que é somente a amazônia.
Falei de forma conotativa e não científica. O Bozo não entenderia, fato.

Edson Neto

O LULALADRÃO ESTÁ PRESO, BABACA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Edson Neto

O LULALADRÃO ESTÁ PRESO, BABACA, KKKKKK

Edson Neto

O LULALADRÃO ESTÁ PRESO, BABACA, KKKKKKKKKKKKKK

Edson Neto

O LULALADRÃO ESTÁ PRESO, BABACA, KKKKKKKKKKKKKKKKK

Edson Neto

O LULALADRÃO ESTÁ PRESO, BABACA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Edson Neto

O LULALADRÃO ESTÁ PRESO, BABACA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Edson Neto

O LULALADRÃO ESTÁ PRESO, BABACA, POHA

Emerson Barbosa

Lula está LIVRE.
Não é ladrão. Moro quem é.
E BABACA é você.
Tendeu?

Jairo

Incêndios na Grécia,em Portugal ou na California EUA,ahhh esqueci Notredame quase foi dizimada e só o Brasil com a Amazônia vira essa celeuma toda.Qual interesse ou quais os interesses ocultos existem por trás disso???