Líderes do governo querem votar amanha de manhã, em plenário, vetos do governador à reforma administrativa. Foto - Guilherme Dardanhan/ALMG
Líderes do governo na Assembleia trabalharam de forma intensa na tarde de hoje traçando estratégias para tentar votar na sessão extraordinária de amanhã de manhã os nove vetos do governador Romeu Zema à reforma administrativa. Entre eles, o que mantém o pagamento de jetons para os secretários de Estado, uma forma de complementar o salário do primeiro escalão.
Os governistas sabem que sua maior dificuldade é conseguir um quórum mínimo de 39 deputados na reunião de amanhã. A tarefa não é fácil, já que muitos deputados, inclusive para fugir do debate do tema, anteciparam as férias.
Caso consigam reunir amanhã no mínimo 39 deputados, os apoiadores do governo dão como certo que os vetos serão mantidos. Ou seja, fica tudo como quer o governador, inclusive o pagamento dos jetons.
Isso porque, para derrubar o veto, é preciso o voto de, no mínimo, 39 parlamentares. Se tiver esse quórum amanhã e 38 votarem por derrubar e apenas um por manter, a vitória é do governo.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é presidido pelo ministro Luiz Edson Fachin, também presidente…
Quando surgiam sinais de diálogo na guerra entre os presidentes Lula e Davi Alcolumbre (Senado)…
Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 24 horas,…
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), não surpreendeu. Impôs sigilo máximo e…
Pode ser um bom negócio para quem vive disso, mas um estado, ainda que se…
No saldo dos escândalos políticos e financeiros, novembro criou mais um calcanhar de aquiles para…