Governo quer derrubar exigência de referendo para vender estatais - Além do Fato Governo quer derrubar exigência de referendo para vender estatais - Além do Fato

Governo quer derrubar exigência de referendo para vender estatais

Custódio Mattos, secretário de Governo de Zema, confirma intenção do Executivo de derrubar exigência de referendo popular para privatizar estatais. Foto - Segov/Divulgação

Custódio Mattos deixa secretaria de Governo e deve ser substituído pelo deputado federal Bilac Pinto.

Conforme a emenda nº 50 da Constituição estadual, para vender as empresas estatais, como Cemig e Copasa, o governo precisa, primeiro, conseguir autorização de três quintos dos deputados estaduais, o que significa 48 deputados. O governador Romeu Zema quer privatizar as empresas para iniciar o processo de recuperação fiscal do Estado.

Conseguindo essa autorização, a decisão ainda precisa ser submetida a um referendo popular. Ou seja, a população mineira também precisa dizer se concorda em abrir mão das duas empresas.

O governo estadual vai tentar inverter essa ordem, conforme informou o secretário de Governo, Custódio Matos. Primeiro, quer tentar derrubar a exigência do referendo. Proposta nesse sentido deverá ser encaminhada ao parlamento já na próxima semana. Para tanto, também precisa de três quintos dos deputados, 48 votos, número que o Executivo não tem.

Caso consiga eliminar a exigência da consulta popular, a decisão sobre a venda das empresas ficará apenas com 77 deputados, mais fáceis de serem convencidos, e não mais com 20 milhões de mineiros.

Mas enquete feita pelo site Além do Fato com os deputados estaduais mostrou que em relação ao referendo popular a maioria também está em cima do muro. Entre os 77 deputados, 48 não responderam24 disseram que votariam por manter a exigência do referendo, apenas disseram que são favoráveis à derrubada e um se declarou indeciso.

Veja arte da Infograffo:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1373
Categorias:
Política
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments