Veja como será a despedida de Kalil e quem sairá com ele da PBH

  • por | publicado: 23/03/2022 - 18:02 | atualizado: 01/04/2022 - 19:45

Kalil (atual prefeito) e o futuro prefeito Fuad Noman, foto Ascom/PBH

De olho na aliança que fará com o ex-presidente Lula (PT), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), vai anunciar, na sexta (25), a saída do cargo para disputar o Governo de Minas. Ele escolheu a data, mesmo dia de seu aniversário, para “dar sorte”, embora poderia fazê-lo até o dia 2 de abril. Convocou todo o secretariado e entrevista coletiva para se despedir da prefeitura. Seu vice, Fuad Noman (PSD), economista e escrevedor de livros, irá em seguida à Câmara de Vereadores formalizar a posse para mandato até o final de 2024, com direito à reeleição.

Kalil voltou a falar com o ex-presidente Lula no início desta semana e deixaram a costura da aliança para a partir da semana que vem, quando começará as viagens pelo Estado. O desafio dele é ficar mais conhecido pelo interior mineiro, onde, de acordo com as pesquisas, perderia a disputa para o principal rival, o governador Romeu Zema (Novo).

Conquistar o interior

Segundo o instituto mineiro Quaest, 50% do eleitorado mineiro do interior não conhece o prefeito de BH. Por outro lado, onde ele é bem conhecido, como na capital e na Grande BH, ele supera o favoritismo de Zema, de acordo com a mesma pesquisa registrada no TRE pelo número MG-00132/2022. A mesma sondagem apontou que o apoio de Lula para o futuro governador é aprovado por 40% dos mineiros.

Outro desafio que Kalil terá que gerenciar é a montagem de sua chapa. Para vice, o nome do presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV), é o preferido. O problema está na vaga ao Senado, onde seu partido já tem um senador, Alexandre Silveira, mas o PT está querendo a vaga. Kalil, no entanto, não gosta da situação de “faca no peito”.

Outras mudanças na PBH

Além dele, deixarão a prefeitura o secretário de Saúde, Jackson Machado, a secretária de Políticas Urbanas, Maria Caldas, a de Assuntos Institucionais e Comunicação, Adriana Branco, e o procurador-geral Castelar Guimarães. Outro que será exonerado é o ex-prefeito de Kalil na gestão passada, Paulo Lamac, que deixará o cargo de assessor na Secretaria do Meio Ambiente, para disputar vaga de deputado federal pelo partido Rede.

O atual secretário de Obras, Josué Valadão, vai trocar de pasta para ser o braço direito de Fuad Noman. Será o novo secretário de Governo com a missão de pacificar a relação com a Câmara Municipal e articular toda a máquina pública municipal. Ele conhece bem a administração municipal, depois de ter sido secretário por oito anos na gestão do ex-prefeito Marcio Lacerda e mais seis anos com Kalil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments