Kalil lucra, e Zema ignora ação para eleger mineiro na chefia do Senado

O senador Rodrigo Pacheco (DEM) e o prefeito Kalil põem as diferenças de lado, fotos divulgação

Antes, dizia-se que a sucessão presidencial passava por Minas, mas, com a queda de prestígio político do estado, essa senha acabou virando lenda. No início deste ano, porém, os mineiros voltaram a fazer política em nível nacional para resgatar a influência de outrora.

Se as decisões nacionais não passam mais por Minas, já estão dialogando, pelo menos, com a capital mineira. Foi o que fez o senador mineiro e presidente estadual do DEM, Rodrigo Pacheco. Ele pôs as diferenças de lado e veio a BH, na terça (5), buscar o apoio do rival político e prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), para tentar se eleger presidente do Senado.

Dois novos cenários

Com o êxito da aproximação, há dois resultados possíveis. O primeiro, de curto prazo, Pacheco ganhou o apoio de 11 senadores do partido de Kalil e tornou-se favorito na disputa. O segundo resultado, de longo prazo, é que, uma vez eleito, o senador deixaria de ser concorrente do prefeito ao Governo de Minas em 2022. O meio político cogita a candidatura de Kalil a governador contra a de reeleição do governador Romeu Zema (Novo).

Além de Kalil e Pacheco, compareceram ao encontro o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, os senadores Antonio Anastasia (PSD-MG), Carlos Viana (PSD-MG) e Otto Alencar (PSD-BA).

Até então aliado de Zema e desafeto de Kalil, Rodrigo Pacheco inverteu a equação. Procurou o prefeito, mas não fez o mesmo com o governador. Como não adquiriu traquejo para as articulações, Zema não está participando do movimento que poderá resgatar a presença de Minas no cenário nacional.

Governador polariza com prefeito

Hoje, Kalil e Zema polarizam a provável disputa para 2022 do governo mineiro. Ambos já admitiram a pré-candidatura. As dificuldades políticas de Zema começam no estatuto de seu partido, que proíbe coligações com outros partidos e até reprova a reeleição.

Em outra disputa nacional, o deputado federal mineiro Fábio Ramalho, se apresentou para a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Sua candidatura parece fazer parte do jogo de pressões, dissidências e traições muito comuns nas disputas em Brasília. Não terá sequer o apoio do próprio partido, o MDB, que já lançou o deputado federal Baleia Rossi como seu candidato.

LEIA MAIS: Zema chama Kalil para dançar e leva declaração de guerra para 2022

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Murilo Andrade Marçal

Kalil é um lixo, Zema é o melhor governador da história de Minas Gerais, simples assim.

Marcos Luiz C. Moreira

Isso é sério?

renato soares

contrário.. kalil melhor governante, Zema, um lixo, igual você.

FRIT444

Concordo. E outro lixo é este jornaleco de 5º que apoia descaradamente suas intenções. De “ao fato” nao tem nada.

André De Mello Gonçalves

Melhor por quais feitos?… Foi o pior, o mais apagado, o mais deslocado de todos os governadores. Não dá pra levar seu comentário a sério…. Me desculpe!

Murilo Andrade Marçal

Se for funcinpário público me diga que nãp discuto com vagabundo, mas ele é o melhor no sentido de diminuir um pouco a mamata desta classe maldita chamada funcionário público, pegou o estado destruído pela quadrilha do PT e pelo menos consegue tocar este estado dominado pela quadirlha de funcionários públicos.

Alexandre Magno de Almeida Santos

Não vou dizer que A ou B é um lixo. Mas nesse momento, JAMAIS VOTO NOVAMENTE NO KALIL. Muito infeliz! Rodrigo Pacheco tomou uma decisão muito séria, com impactos consideráveis ao Brasil. Eu já não sentia algo bom, quando o Kalil apoiou o Ciro. Que coisa estranha: O cara vive polarizando e incitando polêmicas e ódio. Polariza com o Zema, se une a Ciro, se une a Rodrigo Pacheco; DEUS NOS LIVRE!!! Quanta falta de humildade, de equilíbrio. Usurados! Deus nos dê sabedoria.

lukas

O governador não tem preparo político para o nível de problemas que o cargo exige que sejam feitas soluções em Minas, melhor tentar com outro, por exemplo Kalil.

FRIT444

“Preparo político” deve ser rachadinhas, toma lá dá cá, e estas táticas que todos conhecemos né? Pelo visto sempre deram certo… Só que não pois nosso estado está falido amigo.

FRIT444

Kalil acaba de emitir seu próprio atestado de incompetência. Fechou a cidade com a desculpa que era para preparar e ter mais leitos. Agora o numero de leitos diminuiu e ele veio fechar de novo. Piada pronta. E tem gente que bate palmas pra este falastrão, só pode ser gente alienada.

José Carlos Hernández Prieto

É claro que Zema está de olho em 2022. Mas na presidência da República.

Alexandre Magno de Almeida Santos

Fiquei triste, mas agora estou feliz. Enquanto Atleticano e cidadão, sempre admirei o Kalil. Essa informação dessa matéria, é uma catástrofe. Fiquei triste e decepcionado. SOBRETUDO, já imediatamente, fiquei feliz! Me livrei de um ser “estranho”. Votei no Kalil as 2 eleições. Jamais repetirei esse ato. Enxerguei no Zema uma vocação mais esclarecida para o bem comum. Em termos de “marcha”, essa é a melhor, sem dúvidas. Rodrigo Pacheco acabou de virar as costas para o Brasil. Quanto orgulho e vaidade. Quanta usura. Quanto ódio nesse Kalil em relação ao Zema. Quanta falta de humildade em aceitar que o Bolsonaro está lutando arduamente para colocar pingos nos is importantes. Por que não aceitar isso?? Aguardar com respeito uma possibilidade futura, sem infringir em um andamento importante “nesse momento”. Precisamos aprender a votar e “entrar no jogo”. Rodrigo Pacheco é um traidor! Irresponsável. Egocêntrico. Não há mais espaço para isso. Fora!!! “Parlamentar é funcionário, não é patrão”. FORA!! O Povo Brasileiro está acordando! FORA!!